Iniciativa visa dar espaço aos políticos divulgarem propostas para a educação em Campinas

Por Marta Avancini 

Além dos aspirantes à Prefeitura de Campinas nas eleições municipais de 2020, os candidatos a vereador também tiveram a oportunidade de apresentar suas ideias para a área da educação numa consulta realizada no contexto do projeto “Fala Candidato – Propostas para a Educação”.

O “Fala Candidato” é uma iniciativa da 11.ª Semana da Educação de Campinas, com o objetivo de dar espaço aos candidatos expressarem suas opiniões e propostas para aspectos-chaves da área da educação no município. Dessa maneira, o projeto se insere nos objetivos da Semana – fomentar o debate público sobre educação enquanto política pública na cidade, além de dar voz àqueles que estão na sala de aula.

A 11.ª Semana da Educação de Campinas, realizada de 19 a 23 de outubro, é organizada por um Comitê de Governança composto pela Fundação Feac, Fundação Educar DPaschoal, Secretaria Municipal de Educação de Campinas e Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

“Escutar as principais ideias que os candidatos a vereadores de Campinas têm para a área de educação e disseminar o conteúdo nas redes sociais, contribui para que o cidadão campineiro tenha informação e possa votar de forma mais consciente e alinhada com os seus princípios”, afirma Cláudia Chebabi, membro do Comitê Gestor da Semana, representando a Feac.

Ela lembra ainda que cabe ao vereador propor emenda impositiva à Lei Orçamentária Anual (LOA), destinando recursos do município para um determinado projeto educacional. “Isso significa que ele tem poder de contribuir com a política educacional no município”, complementa.

Metodologia

A consulta foi realizada por meio de formulário eletrônico enviado a representantes de partidos políticos, que se responsabilizaram pelo envio da consulta aos candidatos (as) de sua agremiação.

O formulário continha apenas uma pergunta: “Qual a sua principal proposta para a área da educação?”, além de solicitar o nome de partido do candidato (a). Todos os candidatos tiveram o mesmo espaço para responder a pergunta, até 2 mil caracteres. Não houve edição nas respostas.

A consulta foi realizada em duas etapas. Inicialmente, o formulário ficou aberto para inclusão de propostas entre 14 e 20 de outubro. Porém, para dar oportunidade a mais candidatos a vereador participarem, o prazo foi ampliado até 26 de outubro, às 23h59.

Para Cristiane Stefanelli, que integra do Comitê de Governança representando a Fundação Educar DPaschoal, a consulta colabora para o voto consciente nas eleições municipais. “Para que o voto consciente aconteça é necessário que os cidadãos conheçam o sistema político, portanto, a parceria com o Fast Food da Política para informar e ampliar o conhecimento sobre política é uma ação importantíssima da Semana da Educação”, analisa. Por isso, ampliar esse repertório contribui para que as pessoas participem da construção da sociedade, usufruindo de seus direitos e deveres, opina Cristiane.

Diversidade

Na primeira fase, 89 candidatos responderam à consulta. Uma resposta foi eliminada por não ser diretamente relacionada à educação. Assim, a primeira etapa da consulta resultou em 88 respostas válidas.
Na segunda rodada, mais 11 candidatos responderam à consulta, totalizando 99 respostas válidas.

Segundo o Superior Tribunal Eleitoral (STE), existem 942 candidatos a vereador em Campinas.

As propostas para a educação em Campinas apresentadas pelos candidatos a vereador abrangem uma diversidade de temas, variando desde iniciativas de valorização professores e demais profissionais da área, oferta de formação técnica para adolescentes e introdução de disciplinas e metodologias ativas em sala de aula.

Confira a consulta aos candidatos: https://www.feac.org.br/semanadaeducacao2020/

Atenção: O conteúdo da consulta tem por objetivo informar ao público as propostas dos candidatos. As informações e opiniões apresentadas são de exclusiva responsabilidade do político e não representam a opinião do Comitê de Governança composto pela Fundação Feac, Fundação Educar DPaschoal, Secretaria Municipal de Educação de Campinas e Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.