Nesta edição, iniciativa é um espaço de voz de alunos, educadores, especialistas, candidatos e de conexão com o poder público
A 11ª Semana da Educação de Campinas acontece de 19 a 23 de outubro como um espaço de voz de quem está na sala de aula, especialistas, candidatos e de conexão com o poder público. O evento, já consolidado na agenda da cidade, é um movimento suprapartidário organizado pelo Comitê de Governança, composto pela Fundação FEAC, Fundação Educar DPaschoal, Secretaria Municipal de Educação de Campinas e Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, por meio das Diretorias de Ensino Leste e Oeste de Campinas.
O objetivo da iniciativa é mobilizar a sociedade para o diálogo sobre a educação pública, colocando o tema em evidência e reconhecendo que a educação deve ser um projeto de política pública, contribuindo assim para um ensino/aprendizado cada vez melhor.
Em 2020, ano de eleições municipais, a Semana da Educação de Campinas se propõe a contribuir com um diálogo que apresente a visão de alunos e professores sobre as demandas das escolas, propostas técnicas de pesquisadores, além de entrevista com os candidatos à prefeitura sobre suas propostas de governo na área da educação. Todas as atividades serão gravadas e/ou online, respeitando o panorama de pandemia em que ainda estamos.
Desafios norteadores
Ao longo de 11 anos, a Semana da Educação de Campinas se caracterizou por um processo constante de mobilização e articulação que foi aprimorado e hoje se constitui como um projeto coletivo: desde a etapa de planejamento, passando pelo processo de execução e avaliação.
Neste processo, em 2019 foi criado o Comitê de Governança, composto por integrantes da Fundação FEAC, Fundação Educar, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria de Educação do Estado de São Paulo por meio das Diretorias Leste e Oeste de Ensino de Campinas, com o objetivo de planejar e implementar o evento naquele ano.
Para 2020, o Comitê de Governança elegeu três desafios a serem debatidos: garantir a alfabetização na idade certa; superar a evasão no ensino médio e implementar tecnologias e metodologias ativas. É a partir desses temas que a 11ª Semana da Educação se organizou para evidenciar: voz dos alunos, voz dos educadores, voz dos especialistas e compromisso público dos candidatos.
Voz de alunos e educadores
Desde setembro acontece o “Solte sua voz”, encontros online para escutar e divulgar pesquisas para alunos e educadores das escolas públicas sobre as demandas e desafios da escola a partir dos desafios elencados pelo Comitê de Governança como norteadores para o evento deste ano.
A partir dos diálogos e pesquisas serão elaborados manifestos para serem apresentados e entregues ao candidato que for eleito para prefeito de Campinas. O objetivo é que seja estabelecido um diálogo, de modo que o político escolhido inclua em seu projeto as demandas trazidas pela comunidade escolar. E para que reafirmem um compromisso político indicando o investimento em esforços para a superação dos desafios elencados durante a 11ª Semana da Educação de Campinas.
Fala Candidato
Outra ação que será divulgada durante a Semana da Educação é o projeto Fala Candidato – proposta para a educação. A iniciativa consiste em entrevistas com os candidatos à prefeitura que dão voz aos diversos pontos de vista e propostas dos políticos.
O material gravado e acessível para pessoas com deficiência visual e auditiva será disponibilizado no site da Semana (semanadaeducacao.org.br) e redes sociais. A entrevista é pautada na educação em Campinas e o objetivo é compartilhar as propostas políticas governamentais em relação a área da educação.
O conteúdo das entrevistas visa informar ao público as propostas dos candidatos. As informações e opiniões apresentadas são de exclusiva responsabilidade do entrevistado e não representam a opinião do Comitê de Governança.
Também será divulgada pelo site da Semana uma consulta feita com candidatos à vereador. O objetivo é saber quais as propostas relacionadas à educação que os políticos pretendem priorizar e desenvolver na Câmara dos Vereadores.
Lives
Outra ação prevista para a 11ª edição do evento é a apresentação de propostas objetivas por parte de especialistas de como podemos superar os desafios tratados nesta Semana da Educação, considerando o período pós pandemia.
Neste sentido, serão realizadas lives com especialistas que abordam os três desafios elencados para a 11ª Semana: Alfabetização na idade certa (dia 19); Evasão Escolar (dia 20) e Implementar tecnologias e metodologias ativas (dia 21). Todas as lives serão feitas pelo canal da Fundação FEAC no Youtube.
Educação política
De 19 a 23 de outubro estão previstas divulgações nas redes sociais de um material educativo sobre as eleições, elaborado pela Fast Food da Política. Foram feitos posts com adaptações dos conteúdos e mecânicas dos jogos desenvolvidos pela Fast Food da Política no formato compatível à replicação em mídias sociais para o desenvolvimento do pensamento crítico e informativo sobre as regras da Política Brasileira e sobre a formação cultural da sociedade.
A realização da 11ª Semana da Educação tem o patrocínio da Fundação Educar DPaschoal e Iguatemi Campinas.
Saiba mais em: semanadaeducacao.org.br
Confira a programação das lives com os especialistas:
Dia 19/10 – das 15h às 16h30 – Alfabetização na idade certa
Mediadora: Ana Penido
Especialista: Renata Frauendorf
Representante da escola: Maria Teresa Cruz de Moraes – Escola Estadual Conceição Ribeiro
Dia 20/10 – das 15h às 16h30 – Evasão escolar
Mediadora: Ana Penido
Especialista: Alexsandro Santos
Representante do Solte sua voz”: Pedro Henrique Corrêa Calheirani da Escola Estadual
Professor Israel Schoba
Representante da escola: Aziz Ramos – EMEF Alves Pereira
Dia 21/10 – das 15h às 16h30 – Implementar tecnologias e metodologias ativas
Mediadora: Flávia Vivaldi
Especialista: Luciana Victor Cury – FEDUC – Faculdade do Educador
Representante do “Solte sua voz”: Mickaelly Thamires Cesar Silva da Escola Estadual Carlos Gomes
Representante do “Solte sua voz”: Glauber Maldonado Ferreira da Escola Estadual Culto à Ciência.