Tarde de sol, pipoca, algodão doce, descontração e plateia lotada marcaram a primeira atração do Calendário Cultural, que faz parte do programa FEAC Arte Cultura desenvolvido pelo Departamento de Assistência Social da Fundação.
O espetáculo de sapateado, Pércusamba, apresentado pelo Associação Beneficente Campineira (ABC), foi realizado na área externa da Fundação FEAC e recebeu na plateia colaboradores, diretoria, comunidade do entorno e pessoas que foram atraídas por matérias divulgadas na imprensa. Destaque também para a participação da Rede da Juventudes que prestigiaram o evento. Bianca Lúcia Ribeiro e Keila Ribeiro, que também fazem parte desta Rede, foram as mestres de cerimônia que conduziram com descontração envolvendo e interagindo com a plateia.
Para Lincoln Moreira, gerente do Departamento de Assistência Social da Fundação FEAC, ações como essa confirmam a importância da cultura ser trabalhada dentro do serviço de convivência. “O que acabamos de assistir é a prova de que a arte não serve somente para se entreter, ela também serve para eliminar dificuldades”, completa.
“Fazer esse evento ao ar livre possibilitou a união de todos para um bem comum. Além, é claro, de ser emocionante ver a dedicação e a alegria das crianças e adolescentes no desafio que é uma apresentação em público, que para muitos deles foi a primeira vez”, enalteceu o presidente da Fundação FEAC, Paulo Tilkian. Júlia Fernanda dos Santos Ferreira, de 12 anos, é um destes exemplos. “Se me dissessem que um dia eu estaria fazendo parte de um espetáculo deste, eu não acreditaria. Estou muito feliz”, disse a garota com os olhos brilhando.
Segundo o professor houve comprometimento e seriedade dos 26 componentes do grupo de dança que chegaram a fazer ensaios até aos domingos por conta dos horários da escola que se desencontravam. “O mais gratificante para todos foi a descoberta de que conseguimos desenvolver algo junto apesar dos desencontros e dificuldades. Se estamos de “mãos dadas” iremos fazer e fazer bem e esse é o grande mérito”, comemorou o professor.
O evento contou com os serviços de uma equipe de voluntários. O fotógrafo Marcello Ferreira registrou o espetáculo; Gabriela Victorelli cuidou da recepção e orientação ao público; Juliana Matias e Antonio Valentim foram os responsáveis pela distribuição de pipocas e algodão doces, e Marco Antonio da Silva recebeu e acomodou as pessoas com deficiência que prestigiaram o espetáculo.
A próxima apresentação, também aberta ao público, será do Centro Promocional Nossa Senhora da Visitação, no dia 26 de agosto, às 15, no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU), localizado na Rua Lasar Segal, 617, Jardim Florence. O espetáculo de dança clássica – ballet – denominado “Campinas in Art”, formado por 35 crianças e adolescentes atendidos na instituição, fará uma homenagem ao Observatório de Campinas, a Carlos Gomes e à Orquestra Sinfônica Municipal.
Sobre a ABC
Fundada em 1966, a ABC – Associação Beneficente Campineira é uma entidade de assistência social, cuja sede administrativa localiza-se no Centro, região Leste de Campinas. Conta com uma unidade, localizada no Jardim São Marcos, região Norte, que atua com foco na constituição de espaços de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária. A entidade atende cerca de 120 usuários, divididos em dois serviços: serviço de convivência e fortalecimento de vínculos de seis a 14 anos e o Centro de Convivência Inclusivo e Intergeracional. O sapateado é trabalhado na instituição, pelo professor Luys Baldijão, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento motor, cognitivo, autoestima, disciplina, solidariedade, interação, sociabilidade, fortalecimento de vínculos afetivos, autonomia e formação cidadã. Dessa ação já despontaram alguns talentos que atualmente replicam o conhecimento profissionalmente
Sobre o FEAC Arte e Cultura
FEAC Arte e Cultura é um programa da Fundação FEAC, desenvolvido pelo Departamento de Assistência Social – DAS, que tem como premissa valorizar e fomentar o desenvolvimento de projetos socioculturais que possibilitem a crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos contato, fruição e estímulo à produção artística e cultural como instrumento de inclusão social e direito fundamental de todos os cidadãos.
Informações: (19) 3794.3548