É com muito entusiasmo que elaboramos e disponibilizamos este guia. Esperamos que a leitura desse material possa colaborar para um melhor entendimento do que é o trabalho voluntário, como ele pode ser exercido de maneira eficaz e a legislação que precisa ser respeitada. Assim, acreditamos que o voluntariado possa ser fortalecido e desenvolvido de forma ética, legal e responsável. 
BAIXE O GUIA AQUI

Não basta ter voluntários, é preciso fidelizá-los. E isso só é possível se a entidade possui um programa claro e bem definido para captar e manter pessoas dispostas a doar tempo e talento para causas sociais. Este guia pretende orientar sobre como captar, gerir e manter o voluntariado na entidade.
BAIXE O GUIA AQUI

Sempre que a atuação voluntária se der em organização pública ou privada é necessário que o voluntário e a instituição assinem um Termo de Adesão, no qual devem constar as condições do trabalho, como por exemplo, a atividade a ser desenvolvida, horário, periodicidade, bem como se haverá reembolso de despesas. 

BAIXE AQUI O TERMO DE ADESÃO 

Quando não se quiser ou não for mais possível trabalhar como voluntário, é necessário comunicar o responsável e assinar um Termo de Desligamento. No caso do voluntariado acontecer em uma comunidade ou para um grupo de pessoas, é de bom-tom que seja feito o anúncio da decisão.

BAIXE AQUI O TERMO DE DESLIGAMENTO