“Ser família acolhedora para mim me ensinou o amor altruísta, que é dar sem receber nada em troca.”
Vanessa do Nascimento Barbosa é família acolhedora há quatro anos. Ela ouviu falar pela primeira vez sobre acolhimento familiar quando estava em um parque e conheceu uma mãe acolhedora. Alguns anos depois, ela mesma se tornou uma mãe acolhedora e, desde então, já acolheu um recém-nascido e cinco crianças.
Vanessa é cadastrada pelo serviço de acolhimento familiar ConViver, da Organização da Sociedade Civil (OSC) Guardinha em parceria com a Prefeitura de Campinas. Além dele, Campinas também oferece o Serviço de Acolhimento e Proteção Especial à Criança e ao Adolescente (Sapeca), vinculado à Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.
Ambos têm capacidade máxima para 20 acolhimentos, mas sequer metade das vagas estão preenchidas. O ConViver tem nove famílias acolhedoras disponíveis enquanto o Sapeca cinco. São 326 crianças e adolescentes em acolhimento institucional com a incerteza se um dia voltarão a morar com sua família biológica.
Desde 2005, a Fundação FEAC investe na promoção do serviço de acolhimento familiar em Campinas. Ela participa do Grupo de Trabalho (GT) do Serviço de Família Acolhedora ao lado da Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Secretaria de Comunicação e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
Assista ao depoimento da Vanessa e seja uma família acolhedora você também!
Por Pietra Bastos
Tem interesse em se tornar uma família acolhedora? Entre em contato com a equipe do programa de acolhimento ConViver por meio dos números (19)99368-1440 ou (19)3772-9699 ramal 9697. Acesse o site guardinha.org.br/conviver.
Também é possível entrar em contato com o Sapeca por meio dos telefones (19)3256-6067 e (19)3256-6335. Para saber mais acesse o site https://sapeca.campinas.sp.gov.br/.