O Programa Acolhimento Afetivo da Fundação FEAC investe no bem-estar e na proteção de crianças, adolescentes, adultos e idosos em situação de acolhimento. Tem como objetivo garantir que os serviços de acolhimento, mais do que disponibilizar temporariamente um local seguro com condições adequadas de subsistência, sejam espaços de construção de identidade e cidadania plena, que ampliem as redes individuais de vínculos familiares e sociais protetivos.
Os projetos do Programa Acolhimento Afetivo buscam propiciar condições para o desenvolvimento integral de todos esses públicos, respeitando a resiliência de cada um para lidar com as situações adversas vividas por eles.
O acolhimento institucional atende pessoas com vínculos familiares fragilizados ou rompidos, que estejam em situação de risco pessoal e social no município de Campinas, em diferentes modalidades. Uma delas é o acolhimento familiar, no qual famílias são preparadas para abrigar de forma individualizada crianças de 0 a 6 anos em risco pessoal e social.
O programa também incentiva e apoia estratégias inovadoras que potencializam e fortalecem o cuidado individualizado dos acolhidos nas unidades de atendimento. Um exemplo é o Apadrinhamento Afetivo, que promove o estabelecimento de vínculos afetivos seguros e duradouros de crianças, adolescentes, adultos e idosos com pessoas da comunidade dispostas a se tornar seus padrinhos e suas madrinhas.
Outro é o Projeto Trilhar, que apoia adolescentes no processo de transição para a saída da instituição de acolhimento ao completar 18 anos por meio da ação de mentores voluntários.
O Programa Acolhimento Afetivo integra a dimensão de trabalho Empoderando populações vulneráveis da Fundação FEAC.