Banca examinadora selecionou as nove iniciativas vencedoras do projeto que incentiva o protagonismo juvenil nas comunidades escolares
(Por Ingrid Vogl)
Nervosismo e ansiedade que se transformaram em confiança e satisfação. Essa mistura de emoções tomou conta dos alunos das escolas finalistas do Atitude Educação, que apresentaram suas ações para a banca examinadora que escolheu entre 18 projetos, nove vencedores, que além de receber R$ 5 mil reais para desenvolver suas ações nas comunidades escolares, irão passar por uma formação que pretende incentivar o protagonismo entre os jovens.
Cada um dos grupos finalistas teve 8 minutos para fazer sua apresentação para os avaliadores e, neste momento, os alunos usaram tudo que aprenderam durante a orientação que tiveram para criar e planejar a execução de seus projetos e as dicas sobre comunicação assertiva durante a apresentação. Também teve muita criatividade para que os jurados fossem convencidos: música, demonstrações de ginástica artística, distribuição de sementes convidando os participantes da apresentação a visitarem a escola e até um telejornal para apresentar o projeto.
Para Raika Aquino, líder do Atitude Educação, todos os projetos finalistas da edição 2019 são muito potentes em relação ao impacto social que querem causar. “As iniciativas apresentam incômodos reais dos alunos e vontade de mudar a realidade em que vivem. Além disso, chamam atenção para comportamentos humanos e condições que impedem a formação integral do aluno e trouxeram em suas apresentações o olhar empático para com o outro, autonomia, criticidade, criatividade e mostraram a capacidade que o jovem tem de transformar o mundo quando ele tem vez e voz e espaço de participação. A participação amplia o engajamento, promove repertório, melhora a escola e muda a sociedade”, analisou.
Missão cumprida
Antes das apresentações, o burburinho nos corredores da Fundação FEAC, onde aconteceu a banca, foi inevitável. Alguns grupos faziam últimos ensaios, outros aqueciam a voz para fazer bonito em frente aos jurados.
“Eu estava tensa, mas depois que a gente começou a apresentar fui me soltando, entrei na vibe e deu tudo certo. Viemos bem preparados e conseguimos fazer uma boa apresentação, deixando claro o que queríamos com o projeto”, explicou Mariane Barbosa Esteves, 13 anos, que com seu grupo apresentou o projeto Jardim Colmeia de ideias, da Escola Estadual Elvira de Pardo Mêo Muraro.
Para João Gabriel Silva de Souza, 17 anos, da EE Residencial São José que apresentou junto com os colegas o projeto Exalando Amor, o principal desafio do grupo foi falar em público e conseguir transmitir com clareza e objetividade o que é e onde se quer chegar com o projeto. ”Nos esforçamos para estar aqui e fazer uma boa apresentação. Ficamos nervosos logo que chegamos, mas à medida que explicávamos, fomos nos tranquilizando, tudo fluiu e saímos confiantes em nosso trabalho em equipe. Foi uma experiência interessante e desafiadora e vamos levar isso para toda a vida”, avaliou o aluno.
E por falar em experiência, a galera do PavaCanal, projeto dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria Pavanatti Fávaro, aproveitou o momento da apresentação para demonstrar tudo o que aprenderam até agora com o Atitude Educação. “Foi muito gratificante porque planejamos, vencemos alguns desafios do nosso projeto e, mesmo com a ansiedade, vimos reações positivas das pessoas que nos assistiram. É meu último ano na escola, porque minha próxima etapa é o ensino médio, então quero fazer algo que fique para a comunidade antes de sair de lá”, disse Lucas Teodoro de Campos, 16 anos.
Convencimento
Os jurados- representantes de instituições ligadas a causas sociais e educacionais- avaliaram critérios como: protagonismo dos alunos, clareza dos objetivos a serem alcançados, relevância, impacto do projeto na comunidade escolar, abrangência e diversidade de públicos beneficiados.
Dominique Ayala Biffi, consultora de projetos sociais da Phomenta, participou pela primeira vez da banca examinadora e ficou impressionada com o nível de detalhamento dos projetos apresentados pelos alunos, que incluía metas, cronograma de ações e orçamento. “Não conhecia o Atitude Educação e achei muito legal as escolas trazerem as ideias deles de uma forma super completa”, afirmou.
“Esses jovens mostraram engajamento e a preocupação com o humano que realmente surpreende e emociona. Gostaríamos de escolher todos os projetos, mas espero que a gente possa selecionar os que possam realmente ir para a comunidade e ter uma abrangência maior”, contou Thaís de Castro, responsável pelo Instituto Arcor Brasil.
Com a experiência de ter participado da banca examinadora de 2018, Leila Sarubbi, presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Campinas, ficou satisfeita com o que presenciou durante a avaliação dos projetos. “Em relação ao ano passado, este ano os alunos trazem o lado humano muito aflorado e isso é muito gratificante para nós que somos da área, porque isso é perceber que essa missão está sendo cumprida. Eles estão entendendo que não é ter, é ser. E entendo pelas apresentações que esses meninos e meninas vão desenvolver esses projetos, independentemente de conquistarem o prêmio, eles tem essa vontade, esse carinho, essa amorosidade e acredito que as ações vão caminhar e muito”, fdalou.
Atitude Educação
Com o tema “Participação: Transformar ideias em ações”, o Atitude Educação é uma iniciativa do programa Juventudes, da Fundação FEAC e é correalizado com a Fundação Educar DPaschoal, com parceria técnica do Coletivo Sem Rótulo. O projeto visa incentivar jovens a serem protagonistas em suas escolas e comunidades por meio do desenvolvimento de projetos e ações que impactem positivamente em suas comunidades. O público alvo são estudantes do Ensino Fundamental II e Médio das redes públicas municipal e estadual do município.
Com a participação de 18 grupos finalistas de alunos de escolas estaduais e municipais, selecionados a partir de um edital onde os estudantes falavam sobre suas ideias e projetos para serem desenvolvidos nas comunidades escolares, a edição do projeto foi iniciada com uma oficina de aceleração de ideias, com o propósito de facilitar o processo para identificar as fortalezas e as oportunidades de melhoria. Houve ainda uma mentoria específica para cada grupo para que os conteúdos fossem aprimorados. Uma oficina de comunicação também foi oferecida com o objetivo de despertar habilidades e competências dos alunos para a apresentação dos projetos. Tudo isso antes da apresentação para a banca.
Para as nove ações vencedoras do Atitude Educação, os próximos passos são a elaboração dos termos de parceria com as escolas e o repasse dos recursos financeiros do prêmio. De agosto a novembro, serão realizados encontros formativos mensais com a proposta de desenvolver o protagonismo juvenil, além de habilidades e competências socioemocionais por meio de metodologias ativas. Durante esses meses, acontece também a implementação e acompanhamento dos projetos. No fim de novembro está previsto o evento de encerramento do projeto, quando os grupos apresentarão os resultados dos projetos.
Confira os vencedores em cada categoria:
Escolas Municipais de Ensino Fundamental
EMEF Oziel Alvez Pereira
Projeto: Biblioteca Estudantil Comunitária
EMEF Virginia Mendes Antunes de Vasconcelos
Projeto: Uma escola sustentável
EMEF Maria Pavanatti Fávaro
Projeto: PavaCanal
Diretoria de Ensino Campinas Oeste:
Escola Estadual Professor Carlos Alberto Galhiego
Projeto: Transformando e qualificando vidas
Escola Estadual Reverendo Eliseu Narciso
Projeto: Ame-se: Autoestima e respeito a diversidade
Escola Estadual Elvira de Pardo Mêo Muraro
Projeto: Jardim: Colmeia de ideias
Diretoria de Ensino Campinas Leste:
Escola Estadual de Ensino Médio Integral Professor Djalma Octaviano
Projeto: Sarau Literário e o Protagonismo Juvenil
Escola Estadual Orosimbo Maia
Projeto: Inclusão Verdadeira
Escola Estadual Professor Joaquim Ferreira Lima
Projeto: Caleidoscópio de Talentos
Saiba mais: https://www.feac.org.br/atitudeeducacao/