A Associação de Pais e Amigos de Surdos de Campinas (APASCAMP) inaugura no próximo dia 29 de abril, segunda-feira, 13h, novas cabines de audiometria que possibilitam o aumento e a qualificação do atendimento nos exames audiométricos realizados pela Organização da Sociedade Civil (OSC).

Com a inauguração dessas novas cabines, estima-se ampliação de 35% nos exames realizados, suprindo assim a demanda atual. A parceria com o Programa Mobilização para Autonomia (MOB) da Fundação FEAC possibilitou a atualização estrutural incorporando acessibilidade a cadeirantes, melhores condições acústicas, ergonômicas e de conforto térmico. Para viabilizar o projeto de ampliação da capacidade de atendimento foram investidos R$342 mil.

A audiometria é um exame que avalia a capacidade do usuário de interpretar sons e identifica possíveis alterações auditivas que demandem tratamento específico com profissionais especializados.

Atualmente, a APASCAMP atende cerca de 700 pessoas com queixas auditivas por mês em Campinas. São demandas que chegam por  encaminhamentos realizados pelos centros de saúde ou de pessoas que vão diretamente à OSC. A Apascamp faz parte da rede SUS do município de Campinas e é responsável por estes exames.

Segundo dados do Censo IBGE 2010, à época haviam cerca de 48 mil pessoas com deficiência auditiva no município de Campinas. Hoje em dia algumas questões podem interferir na saúde auditiva como o uso excessivo de fones de ouvido em alto volume na população jovem. Outros fatores como sons no trabalho, genética e aumento na expectativa de vida de idosos impactam também nesse universo de pessoas com deficiência.

 

Sobre a APASCAMP

 

A Associação de Pais e Amigos de Surdos de Campinas (Apascamp) é uma organização sem fins lucrativos que há 32 anos se dedica a melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência auditiva e prepara pessoas ouvintes para se relacionarem com o surdo.

A equipe multidisciplinar de profissionais conta com médico otorrinolaringologista, fonoaudiólogas, assistente social, psicólogas, pedagogas e professores de libras. Em média são atendidas cerca de 700 pessoas por mês nos serviços de diagnóstico, reabilitação, acompanhamento psicológico, social e educacional e inclusão para o deficiente e sua família.

Todos os atendimentos feitos na Apascamp são oferecidos de forma gratuita ao público e o agendamento pode ser feito por telefone ou pessoalmente. A triagem é iniciada justamente pelo exame audiológico, que tem como função apontar o grau de perda auditiva do paciente, para posteriormente fazer o encaminhamento aos outros serviços oferecidos pela Instituição.

 

Sobre o Programa MOB

O Programa Mobilização para Autonomia (MOB) é uma iniciativa da Fundação FEAC que investe em soluções com o objetivo de assegurar a inclusão efetiva das pessoas com deficiência. Se dedica a romper barreiras para que as pessoas com deficiência possam participar da sociedade e exercer plenamente seus direitos.

Serviço:

 

Data: 29 de abril, segunda-feira

Horário: 13h

Local: Apascamp
Rua Salvador Lombardi Neto, 10, Vila Nova Teixeira – Campinas/SP

 

Mais informações: (19) 3794 3526.

Departamento de Comunicação da Fundação FEAC