Ação irá criar um jardim sensorial para beneficiar 90 crianças e adolescentes atendidos pela instituição social. Qualquer pessoa pode participar
Vamos criar um jardim? Esse é o desafio proposto pelo Mutirão Voluntário (MUVO), que acontece no dia 10 de novembro, a partir das 8h na Associação Beneficente Direito de Ser. Qualquer pessoa que queira doar tempo e boa vontade para realizar a ação pode participar. Todas as ferramentas e materiais serão disponibilizados para o trabalho voluntário.
Durante a ação, parte de um amplo espaço que hoje é ocupado por uma quadra e um estacionamento será transformado em um jardim sensorial com gazebos, horta e gramado. Tudo pensado para beneficiar as 90 crianças e adolescentes de 6 a 17 anos que são atendidas pela instituição.
Segundo Renata Mendonça, coordenadora de Projetos Sociais da Direito de Ser, essa ação é sonhada há algum tempo. “Sempre pensamos em ter um jardim sensorial e uma horta. Um espaço para que as crianças pudessem ter contato com a natureza e para que pudéssemos desenvolver ações que conscientizem os atendidos sobre a preservação do meio ambiente”, disse.
Marcela Doni, responsável pelo MUVO, chama a atenção para a importância da participação dos voluntários. “Quem quiser participar, é só chegar. Está tudo preparado para juntos realizarmos esse trabalho que irá impactar no desenvolvimento de oficinas com as crianças e adolescentes da instituição”, ressaltou.
A Associação Beneficente Direito de Ser desenvolve programas socioeducativos, com ênfase na arte-educação, buscando seu desenvolvimento integral e seu afastamento de situações de risco e vulnerabilidade social. O acompanhamento das famílias também é realizado, buscando a preservação e o fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais.
MUVO
O MUVO é um dos projetos que integra o Programa Cidadania Ativa, iniciativa da Fundação FEAC que investe em mobilização e engajamento de todos, com objetivo de energizar a sociedade para agir na superação dos seus desafios e promover o bem-estar social.
No MUVO, são realizadas ações de voluntariado por meio de mutirões que engajam, mobilizam e inspiram pessoas a realizar trabalhos pontuais que tragam impacto social a Organizações da Sociedade Civil (OSCs).
Nesta ação, as entidades interessadas em receber algum tipo de trabalho no formato mutirão se inscrevem por meio de edital e a seleção é feita a partir de diversos critérios, como impacto social, custo, viabilidade, entre outros. Em 2018, 57 instituições foram inscritas, das quais 9 foram selecionadas para receber o mutirão entre abril e novembro. A chamada para Mutirões Voluntários aconteceu entre janeiro e fevereiro.
Quaisquer pessoas dispostas a pontualmente dedicar tempo e energia para uma ação coletiva de voluntariado podem participar do MUVO.
Serviço: Mutirão Voluntário- MUVO
Data: sábado, 10 de novembro
Horário: 8h
Local: Associação Beneficente Direito de Ser (Rua Ozualdo Rodrigues, 120 – Jd. Campineiro)
Mais informações: [email protected] ou (19) 3794 3544