Edição 2019 do projeto é iniciada com oficina de aceleração de ideias. 18 escolas públicas são finalistas
Ingrid Vogl
Ideias em mente e muita vontade de praticar o protagonismo. Assim foi iniciada mais uma edição do Atitude Educação, iniciativa da Fundação FEAC que tem como tema “Participação: Transformar ideias em ações”, que visa incentivar jovens a serem protagonistas em suas escolas e comunidades.
Com a participação de 18 grupos finalistas de alunos de escolas estaduais e municipais, selecionados a partir de um edital onde os estudantes falavam sobre suas ideias e projetos para serem desenvolvidos nas comunidades escolares, a edição do projeto foi iniciada com uma oficina de aceleração de ideias, com o propósito de facilitar o processo para identificar as fortalezas e as oportunidades de melhoria.
“Algumas escolas já têm projeto e outras só uma noção, então o objetivo da oficina é tirar ideias do papel, construir projeto em cima delas. Para quem já tem projeto, é provocar um pouco para o que pode melhorar em termo de impacto, abrangência e relevância”, explicou Marina Carvalho, cofundadora e responsável pelas experiências de aprendizado do Coletivo Sem Rótulo, parceiro técnico do Atitude Educação.
Usando o design thinking, o Sem Rótulo conduziu a oficina passando pelos processos de identificação dos desafios, proposta de soluções e finalmente a escrita do projeto: objetivo, justificativa, público alvo. Tudo isso para que os alunos tenham clareza de como apresentar o projeto e executá-lo. Após esta fase, os projetos passarão por uma banca avaliadora, de onde serão selecionadas nove ações.
Ao fim da oficina, os alunos ainda tiveram uma tarefa de casa: construir a ideia de justificativa, objetivo e plano e ação do projeto. “A partir do dia 4 de junho vamos até as escolas para fazer uma mentoria mais específica, que é a pré-banca. Então eles vão apresentar o projeto deles e a gente vai fazer uma devolutiva anterior ao dia da banca, para que eles possam aprimorar o conteúdo”, explicou Marina. Paralelamente, os finalistas ainda vão participar de uma oficina de comunicação, que acontece no dia 31 de maio, que tem como objetivo despertar habilidades e competências para que os alunos apresentem o projeto.
No dia 14 de junho acontece a avaliação dos projetos e a escolha dos nove vencedores. Segundo Raika Aquino, líder do projeto Atitude Educação, a banca avaliadora é composta por especialistas que trabalham com projetos de juventudes em Campinas. Os nove projetos vencedores passarão por um período de formação que pretende incentivar o protagonismo juvenil entre os grupos, despertando habilidades socioemocionais e assim, preparado os alunos para que eles tenham condições de desenvolver o projeto em suas comunidades. Mais do que o prêmio de R$ 5 mil, que o projeto prevê para que cada um dos projetos ganhadores seja desenvolvido, os alunos têm a oportunidade de adquirirem conhecimento sobre protagonismo para suas vidas.
“Fazemos o acompanhamento do desenvolvimento do projeto e uma avaliação final do que os alunos fizeram durante ano, que acontece em novembro. Com isso, queremos fomentar o protagonismo juvenil nas escolas, e que esses alunos que recebem a mentoria sejam disseminadores do conhecimento e que cada vez mais as escolas tenham a cultura de abrir espaço para a participação do aluno, que eles sejam ouvidos para que a escola seja cada vez mais um lugar onde ele queira estar. Na edição 2019, do Atitude Educação recebemos projetos com frentes distintas, no entanto todas com muito potencial de impacto social, em geral os alunos vêm muito maduros, com ideias afinadas e seguros em relação ao propósito das iniciativas inscritas”, avaliou Raika.
Ideação
Durante a oficina de aceleração de ideias, já deu para perceber qual será o tom dos encontros dos alunos: de muita participação. “A FEAC prega o protagonismo entre os jovens e isso é muito importante, porque é uma oportunidade pra gente expandir uma ideia que a gente já tem e transformar isso em algo grande. Acredito que com o investimento e com os recursos necessários podemos transformar vidas. A gente é muito grato de estar aqui”, falou Samuel de Araújo, 16 anos, presidente do grêmio Prometheus, da EE Claudia Francisco da Silva.
Para Valter José Gerônimo da Silva, professor mentor dos alunos, independentemente deles ganharem ou não, já são vencedores, isso porque o projeto, que trata da relação interpessoal na comunidade escolar, já traz bons resultados. “O projeto acontece desde o início do ano e a gente tem percebido a diferença de comportamento. E o mais bacana é que ainda tem muita coisa pra ver e crescer enquanto projeto e isso me deixa contente. Ouvir é importante, assim se aprende mais do que falar”, disse.
O grupo de finalistas da EE Vitor Meireles quer aproveitar todas as oportunidades do Atitude Educação para potencializar e fazer com que a ação que desenvolvem, relacionada a melhorar o rendimento dos alunos, se torne uma referência para outras escolas. “Participar do Atitude com certeza potencializa e acaba tocando em partes sensíveis do projeto, fazendo com que a gente repense questões que podem ser melhoradas. Participando da oficina, percebemos aqui que mais do que trazer resultados para a comunidade escolar, podemos extrapolar os muros da escola e levar nosso projeto para toda a comunidade. Nada melhor que ajudar as pessoas com os nossos sonhos. A gente aprende a ser protagonista, e ser protagonista é ser humano. Estou super feliz de estar aqui aproveitando essa oportunidade”, disse Victoria Maciel, 16 anos.
Para Danilo Prado, professor de língua portuguesa da Vitor Meireles que acompanha o grupo de alunos da escola no Atitude Educação, a ideia de trabalhar com a turma do grêmio escolar é interessante porque o grupo tem a capacidade de replicar todas as ideias que eles vão aprendendo em projetos como este. “Toda essa formação e conhecimento eles vão adquirindo e aperfeiçoando. E como o grêmio já é uma liderança na escola, eles têm a capacidade de multiplicar e divulgar todo esse conhecimento que está sendo compartilhado”, disse.
Atitude
O Atitude Educação é correalizado com a Fundação Educar DPaschoal e tem parceria técnica do Coletivo Sem Rótulo. O público alvo do projeto são estudantes do Ensino Fundamental II e Médio das redes públicas municipal e estadual do município. A iniciativa faz parte do Programa Juventudes da Fundação FEAC que investe na criação de espaços de participação e aprendizado social, autogeridos por jovens, com o intuito de incentivar o protagonismo juvenil propositivo e engajado com o desenvolvimento social.
Confira as escolas finalistas e saiba mais sobre o projeto: https://www.feac.org.br/finalistas-atitude-2019/