Atitude Educação2019-07-04T17:00:25-03:00
INSCRIÇÕES
REGULAMENTO
BANCO DE ATITUDE
EDIÇÕES ANTERIORES
FINALISTAS 2019

Adolescentes e jovens protagonistas capazes de transformar suas realidades e gerar impacto positivo na sociedade!  Essa é a proposta do projeto Atitude Educação, iniciativa do Programa Juventudes, que em 2019 tem como tema “Participação: Transformar ideias em ações”. 

Liderado pela Fundação FEAC e a Fundação Educar DPaschoal, o Atitude Educação pretende incentivar jovens a serem protagonistas em suas escolas e comunidades.

Visando reconhecer, apoiar, divulgar e investir na formação e consolidação de núcleos de protagonismo, o Atitude Educação 2019 tem como foco principal o processo formativo que ocorrerá por meio de encontros para os integrantes dos núcleos selecionados.

A ideia é que eles experimentem vivências que propiciem visão sistêmica, o despertar para o empreendedorismo, desenvolvimento de liderança, entre outras habilidades e competências para o desenvolvimento integral do indivíduo.

Inscreva ideias ou ações que contribuam para a resolução de situações ou problemas de sua escola ou comunidade, ou ainda, que colaborem na aprendizagem dos alunos. Sempre com os alunos como protagonistas das atividades propostas.

Alunos do ensino fundamental ll e/ou ensino médio, com mentoria de educares, de escolas públicas de Campinas, no período de 14 de março a 8 de maio de 2019.

Categoria 1: Rede Municipal de Ensino de Campinas


Categoria 2: Rede Estadual de Ensino – Diretoria Regional de Ensino Campinas Leste


Categoria 3: Rede Estadual de Ensino – Diretoria Regional de Ensino Campinas Oeste

Quem pode participar?

Poderão inscrever-se ideias/ações de núcleos protagonistas mistos (aluno e educador) do Ensino Fundamental ll e Ensino Médio das Redes Públicas de Ensino Municipal e Estadual da cidade de Campinas/SP.


A minha escola não possui grêmio, podemos participar?

Sim. O projeto é voltado para núcleos de protagonistas mistos (composto por alunos e educador). Se sua escola não possui grêmio, junte seus amigos e participe!


Como fazer a inscrição?

A inscrição deverá ser feita AQUI.

Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição e gravar um vídeo com no máximo três minutos, explicando qual ideia/ação será desenvolvida, seus objetivos e os resultados pretendidos futuramente. O vídeo deverá contar com a participação da unidade escolar (diretor) e/ou o representante legal da Associação de Pais e Mestres – APM* validando o apoio institucional ao desenvolvimento da ideia/ação.


Existe outra forma de inscrição além do site?

Não, as inscrições deverão ser realizadas somente AQUI.


O que fazer caso o núcleo de protagonistas tenha alguma dificuldade de acesso a computadores e internet?

Uma opção seria o acesso por meio de um dos Telecentros Comunitários localizados na cidade de Campinas.


É preciso ter um projeto estruturado, para participar do Projeto Atitude Educação?

Não, a proposta é que os alunos inscrevam ideias que gerem impacto positivo na escola ou comunidade, mesmo que ainda não tenha um planejamento estruturado.  


Quais informações devem estar no vídeo?

O vídeo deverá conter as seguintes informações:

Escola participante;

Objetivo da Ideia/ação;

Relevância/impacto na escola e ou comunidade, da Ideia/ação;

Deverá responder à questão: Por que a ideia/ação merece investimento para o desenvolvimento em 2019?

Também deverá conter a participação do representante legal da unidade escolar (diretor) e/ou da APM apoiando a execução do projeto.


Todos os participantes do grupo precisam participar do vídeo?

Não. Os alunos terão liberdade de desenvolver o material, desde que sigam as orientações do regulamento.


O vídeo precisa ser feito com qualidade profissional?

Não. A ideia é que os alunos possam fazer os vídeos com nenhum gasto, utilizando seus celulares e computadores. Para isso, é permitido o uso de aplicativos e/ou softwares que possibilitem a edição do material. Sugerimos que acessem as DICAS PARA FAZER O VÍDEO.


É necessária a fala do diretor no vídeo apoiando o projeto?

Sim. O vídeo deve ser feito com a participação do diretor, afinal ele é o responsável legal pela instituição.


Como saber se a inscrição foi realizada com sucesso?

Em até 24 horas a partir do envio da inscrição a escola deverá receber um e-mail de conformação enviado pela equipe do Projeto Atitude Educação.


O que fazer caso a escola não receba em até 24 horas o e-mail de conformação da inscrição?

Deverá enviar um e-mail para o endereço eletrônico [email protected] solicitando o envio da confirmação da inscrição.


Como será o processo de seleção?

A seleção das ideias/ações ocorrerão em três etapas:

1 – Triagem

Todas as inscrições serão avaliadas e aquelas que não atenderem aos critérios desse regulamento serão automaticamente desclassificadas.

2 – Avaliação técnica para seleção das escolas finalistas

Todas as ideias/ações que passaram pela etapa da triagem serão avaliadas por uma comissão técnica no período de 28/05 a 01/06, que indicará 18 (dezoito) finalistas.

Estas finalistas receberão mentoria para qualificação de suas ideias/ações.

3 – Banca final para definir os vencedores

Após processo de mentoria, os 18 (dezoito) grupos núcleos protagonistas mistos apresentarão suas ideias/ações a uma banca examinadora que selecionará as 9 (nove) melhores iniciativas, necessariamente 3 (três) de cada categoria, que deverão ser desenvolvidas ainda em 2019.

  1. Como gravar o vídeo – Não tem uma câmera? Não tem problema! Use o celular.

  2. Pense antes na forma e no conteúdo– O momento de criação do vídeo é um dos mais importantes. Escolha o tema, abordagem e planeje cada passo para criar o vídeo que você desejaria assistir. (leia as normas do regulamento)

  3. Faça um roteiro antes de filmar –  A mensagem deve ser transmitida de maneira clara e objetiva com uma narrativa que conte a história de forma cadenciada.

  4. Atenção com a luz – A cena deve estar bem iluminada. Problemas de iluminação podem distrair o público e comprometer a qualidade do vídeo.

  5. Atenção com o áudio – Grave o vídeo em local silencioso para que ruídos externos não comprometam a qualidade final do material.

  6. Atenção com a trilha sonora – Use somente trilha sonora autorizada – Cuidado para não utilizar músicas protegidas por direitos autorais, o que poderá fazer com que o seu vídeo seja retirado do Youtube, por exemplo, por contrariar as regras de utilização.

  7. Crie títulos e chamadas atrativas – As descrições precisam definir bem a ideia/ação proposta de forma criativa.

  8. Refaçam o vídeo quantas vezes forem necessárias – Encaminhem  quando estiverem satisfeitos com o resultado.

  9. Atenção aos prazos – Desenvolva o trabalho sempre com atenção às datas estabelecidas no regulamento. Não deixe para última hora! Lembrando: as inscrições estão abertas do dia 14 de maio a 08 de março 2019.

CORREALIZADOR

PARCEIRO

Ir ao Topo