O abuso de açúcar desde cedo expõe a criança a perigos que podem se estender pela vida toda. Pensando nisso, a Casa da Criança de Sousas começou a estudar como retirar o açúcar da alimentação das crianças.

Baseada na recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), com o novo guia com recomendações de consumo de açúcar para adultos e crianças e do Ministério da Saúde de não se oferecer açúcar às crianças menores de 2 anos de idade, a instituição cortou totalmente o ingrediente no berçário no ano passado. Já este ano, a medida se estendeu às outras turmas.

As pesquisas sobre o corte do açúcar foram muitas e desde o ano passado a criançada vem se adaptando a nova era da alimentação mais saudável. Segundo a vice-presidente da instituição, Angela Caporalli, há alguns anos, a entidade começou a diminuir o açúcar da alimentação das crianças, mas no ano passado, o corte foi mais rígido.

Para a nutricionista Rosani Turra, especialista em nutrição funcional, o açúcar só deve fazer parte da alimentação, com muita moderação, a partir de 2 anos. “Isso seria o ideal. Naturalmente as crianças vão entrar em contato, porém isso não deve ser incentivado. Assim como o sal antes de 10 meses também não deve ser colocado na alimentação. Não podemos esquecer que até aos 7 anos de idade a criança está em formação inclusive de seus órgãos e metabolismo, é nessa fase que podemos modular estes genes, para um adulto mais saudável, inteligente e feliz”, comentou.

Um dos desafios da introdução da alimentação mais saudável foi a parceria com as famílias. Segundo a vice-presidente, logo no início do ano, já na primeira reunião com as famílias, o assunto zero açúcar foi o tema principal. Para as crianças do berçário foi um trabalho mais tranquilo, porque as mães estavam introduzindo as mamadeiras. Já para os maiores, acostumados com o açúcar, o trabalho com as famílias ainda é mais lento. Apesar das crianças não sentirem falta do açúcar na instituição, as famílias de algumas crianças ainda não conseguiram absorver a continuidade do trabalho. Mas não vamos desistir, o assunto está em pauta e é nosso dever levantar esta bandeira”, informou ngela.

Hábitos alimentares

Os hábitos maternos determinam preferências alimentares na vida da criança e as preferências alimentares adquiridas na infância e mantidas na vida adulta são, em boa parte, um reflexo das escolhas dos cuidadores. Desta forma, é fundamental cuidar dos hábitos alimentares na infância, promovendo uma alimentação saudável.

“A alimentação dos pais tem influência na criança. Quando desde a gestação a mãe come adequadamente (frutas, vegetais, cereais sem corantes ou alimentos sem conservantes), o bebê nasce com memória de algo bom! E, quando começar a se alimentar, o correto é oferecer alimentos naturais porque não conhecendo os sabores, ele aceita frutas, verduras e legumes. Os adultos que conhecem os sabores e fazem escolhas. É importante também ficar atento aos exemplos passados para a criança. Não adianta os pais darem o brócolis e não comerem. Ou dar suco para a criança, sendo que o pai bebe refrigerante”, frisou a nutricionista.

Segundo Rosani é importante que a mãe tenha uma boa nutrição durante a gestação. “Assim a mãe poderá oferecer ao seu bebê nutrientes que evitem que a criança seja hiperativa, ou tenha deficiência na aprendizagem, o que é bem comum nos dias de hoje. Por isso é importante suplementar a gestante com vitaminas, minerais e ômega 3, para que ela tenha uma gestação saudável, sem risco de abortos, partos prematuros, eclampse e diabetes gestacional”, exemplificou a nutricionista

Adequando o paladar

Sabendo que o sabor doce libera em nosso sistema nervoso central sensações de prazer, o que acaba criando dependência emocional a certos alimentos, a creche conversou com vários especialistas e nutricionistas para a adequação ao zero açúcar.

“Pesquisamos muito e sabemos que estudos apontam que crianças que consomem açúcar têm maior risco de desenvolver diabetes, obesidade, cáries dentárias, aumento de cálcio no sangue, aumento da necessidade do magnésio e vitamina B6. Quando se ingere açúcar com estômago vazio o corpo libera grande quantidade de adrenalina que causa sintomas como tremores, ansiedade e excitação, algo que pode evoluir para cansaço, irritabilidade e birras. Inclusive, há estudos que apontam que o açúcar pode agravar sintomas da síndrome de déficit de atenção e hiperatividade. Tudo isso nos motivou a mudar a dieta da creche”, contou ngela.

Primeira Infância em Foco

A Casa da Criança de Sousas faz parte do Programa Primeira Infância em Foco, iniciativa da Fundação FEAC que investe em esforços para promover o desenvolvimento da primeira infância com objetivo de assegurar que todas as crianças tenham desenvolvimento adequado à sua faixa etária.

Saiba mais: https://www.feac.org.br/primeirainfanciaemfoco/

Informações: (19) 3794.3511