(Por Laura Gonçalves Sucena)

 

Uma noite repleta de cultura e diversão que agitou a criançada do Residencial Sirius, bairro localizado na região Noroeste de Campinas. Assim foi a primeira edição do CinemAQUI, realizada na noite de 23 de outubro, que exibiu o filme ‘D. P. A. 2 – O Mistério Italiano – Detetives do Prédio Azul’ para uma plateia de 200 pessoas.

Para a exibição do filme, a Fundação FEAC em parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Movimento de Integração Social e Cultural (MISC), organizou a ação que teve pipoca e muita animação. Toda a estrutura do cinema foi montada no campinho de futebol em frente ao residencial Sirius, e contou com a ajuda da população.

“O MISC já trabalha na comunidade com oficinas de música e ações de cidadania e quando a FEAC nos procurou com a proposta do CinemAQUI fechamos a parceria na hora. Além do filme, 20 pessoas da comunidade participaram de uma oficina e realizaram um curta-metragem, exibido antes do filme”, contou Alexandre Oliveira, coordenador do MISC.

De acordo com a líder do Projeto CinemAQUI da Fundação FEAC, Sílnia Prado, levar a ação para os bairros do município tem a intenção de fomentar o acesso à cultura e arte em outros espaços e promover momentos de convivência familiar e comunitária. “Cada edição do projeto acontece em duas etapas: uma oficina para a confecção de um curta metragem e a exibição de um filme escolhido pela comunidade. A primeira parte, abre espaço para a reflexão e o diálogo sobre a constituição e a utilização do bairro e resgata valores identitários da comunidade”, comentou. 

 

Documentário

E, antes do filme, a plateia ainda pode curtir um curta-metragem. Para a realização do filme, um grupo de moradores do Sirius participou de uma oficina de audiovisual, com cinco encontros de 3 horas, ministrada pelos profissionais Ramiro Rodrigues e Marília Silveira. Em formato de documentário, o filme aborda a vida de moradores do Sirius que fazem a diferença na comunidade.

“Trouxemos instrumentos técnicos e teóricos para a turma aprender a fazer o documentário. Além disso, ensinamos técnicas de edição, de entrevista e ainda exibimos outros documentários para que o pessoal pudesse conhecer a linguagem. Foi uma experiência muito interessante e rica, com a colaboração e o envolvimento de todos”, falou Ramiro.

Kaina Marcela, 11 anos, foi uma das participantes da oficina. “Minha mãe me falou sobre a oficina e eu me interessei muito. Adorei conhecer os equipamentos, saber sobre edição e fazer as entrevistas. No começo fiquei morrendo de medo, mas me acostumei e gostei. É demais saber que muita gente vai ver o filme que eu participei”, contou.

Longa-metragem

Depois do documentário, foi a vez do longa-metragem D.P.A.2 – cedido para exibição pela EPTV Campinas, com a parceria da Globo Filmes. A história gira em torno de um grande evento de magia no qual os personagens Pippo, Bento e Sol – os Detetives do Prédio Azul – viajam até a Itália para investigar o sumiço da feiticeira Berenice e de um grupo de crianças, que foram enganadas e sequestradas pelos bruxos Máximo e Mínima Buongusto. Com o trabalho em equipe e a ajuda do avô italiano de Pippo, Nonno Giuseppe, eles desvendam mais um mistério e provam que para os Detetives do Prédio Azul nada acaba em pizza.

A atração, que foi exibida numa área onde já foi um lixão,  fez sucesso entre a criançada e também prendeu a atenção dos pais que levaram seus filhos à sessão. “Minha filha estava morrendo de vontade de assistir esse filme e nós estamos adorando essa noite diferente. Foi um grande presente pra todos aqui porque não temos esse tipo de atividade”, disse a dona de casa Adriana Januário.

“Aqui falta cultura e diversão. Essa noite tá muito gostosa e eu não podia deixar de participar”, comentou a copeira Vanessa Miranda. “Também gostei demais de vir aqui hoje. A essa hora a gente estaria em casa como sempre e hoje mudou nossa rotina com uma atividade muito gostosa para toda a família”, acrescentou a diarista Marilda da Costa.

Outra pessoa que participou ativamente do CinemAQUI foi Juciara Mariano, dona do estabelecimento comercial que fica ao lado do campinho. Além de fazer propaganda sobre a ação durante toda a semana, Juciara resolveu por conta própria servir canjica de graça para o público.

“Quero que esse campinho vire realmente um campo de futebol. Sou comerciante e dependo de ver as coisas boas acontecerem nesse bairro, então eu participo e dou a maior força para que aconteça coisas boas por aqui. Resolvi fazer a canjica e contei com o apoio de algumas amigas que doaram leite condensado e outros itens. Essa meninada merece o melhor e merece cultura e educação. Afinal, a educação faz o homem!”, concluiu.

 

Fortalecimento de Vínculos

O CinemAQUI integra o Programa Fortalecimento de Vínculos, iniciativa da Fundação FEAC que investe na qualificação de ações integradas de cultura, esportes e cidadania com o objetivo de prevenir o agravamento da vulnerabilidade social e reforçar os vínculos familiares e sociais protetivos.

Saiba mais: https://www.feac.org.br/fortalecimentodevinculos/