Promove a convivência e o fortalecimento dos vínculos identitários e comunitários por meio da produção de curta-metragens e do acesso ao cinema.  

Um projeto do Programa Fortalecimento de Vínculos 

O projeto  

Acreditamos na potência que boas histórias têm de sensibilizar pessoas e pautar causas e temas sociais

A ação “Curta o território” realiza curtas feitos com celular que promovam narrativas sobre os territórios em áreas de vulnerabilidade, a partir do olhar da própria comunidade sobre suas potências e seus desafios, identificados e debatidos em oficinas voltadas para reflexão e produção nesse tipo de dispositivo. A exibição dos vídeos realizados pelos participantes nos próprios territórios de produção são encontros promotores de convivência comunitária que estimulam o fortalecimento de vínculos familiares e o pertencimento local potencializados pelo audiovisual.

No ano de 2020, o desafio foi narrar o tema da Pandemia e seus impactos em diversos públicos e territórios a partir de oficinas online e gravações presenciais, respeitando todas as medidas de distanciamento, proteção e higiene. O resultado foi a realização de dez vídeos, um processo que promoveu aproximação quando nos vimos obrigados a nos distanciar.

Institucional

Objetivo

Dar voz e visibilidade como ferramentas de empatia e empoderamento de pessoas e comunidades, para apresentarem o mundo a partir de suas próprias perspectivas.

Impacto

Vínculos identitários e comunitários fortalecidos e ampliados por meio do audiovisual, com incentivo às reflexões e pelo direito das escolhas individuais e coletivas.

Atuação

O projeto aconteceu em 10 territórios com a participação de organizações promovendo o diálogo e o desenvolvimento de ações conjuntas com comunidades e usuários entre as faixas etárias de 14 e 80 anos, que toparam este desafio de encontros remotos e gravações presenciais, para contar suas histórias e vivências, sobretudo em tempos de pandemia.

 CinemAQUI/2020

Centro Comunitário do Jardim Santa Lúcia

M.A.E Maria Rosa

São João Vianney

Progen

Cepromm

CPTI

CEDAP

Campo Belo

Casa dos Anjos

Ana

Rede parceira

Compartilhe Essa História, Escolha a Sua Plataforma!