Mutirão revitalizou espaço e contribuiu para a garantia do direito à cultura e lazer

(Por Ingrid Vogl)

Ao chegar pela primeira vez na antiga Rua Nove, hoje chamada Romildo Venâncio Goes, na Vila Francisca, Distrito de Nova Aparecida em Campinas/SP, veio a dúvida: será que é aqui mesmo? Avançando na via de terra batida que foi possível avistar a intensa movimentação de dezenas de voluntários no Centro Comunitário. Ali acontecia o Mutirão Voluntário (MUVO), que revitalizou e deu mais vida ao espaço, e assim contribuiu para garantir o direito de acesso a um local qualificado de lazer e cultura à disposição da comunidade.

A manhã ensolarada parecia ter energizado o grupo de voluntários – alguns que vieram de outras regiões da cidade, outros da própria comunidade – que em grupos, desenvolveram trabalhos como a construção de canteiros com blocos de cimento onde foram plantadas mudas de plantas ornamentais, gazebos feitos com paletes, bancos criativos, além de outros plantios em vasos e canteiros que transformaram o espaço em um lugar atrativo. O projeto paisagístico desenhado especialmente para o local tinha ainda todas as indicações de como construir cada um dos espaços, e assim, o trabalho organizado ficou fácil e divertido para quem topou o desafio de ajudar com tempo e vontade.

Com um sorriso no rosto e a vontade de ajudar em diversas atividades, Maria Julia Palitot, aluna de medicina da PUC Campinas, se voluntariou junto com um grupo de amigos. Ela criou canteiros, plantou, ajudou a criar bancos, pintou e saiu de lá no fim da manhã feliz da vida.

“Eu e meus amigos sempre fazemos trabalhos voluntários ligados à saúde, mas essa experiência de revitalizar um espaço para a comunidade foi muito interessante. Eu nunca tinha plantado nada na vida, e chegar aqui, colocar a mão na terra e perceber o tanto de coisa que se pode fazer foi muito bom. Ainda mais com esse pessoal receptivo, foi gostoso. A gente que lida com medicina tem muita vontade de tornar os lugares mais receptivos para as pessoas, e sempre frisamos a importância do lazer.  E o que está acontecendo aqui é justamente a promoção de um espaço caprichado para que a comunidade aproveite, crie vínculos com o local e entre as pessoas, isso é sensacional”, afirmou.   

Café, plantio, pintura. Neide de Oliveira fez questão de ajudar em tudo que podia durante o MUVO. Moradora há 27 anos da Vila Francisca, viu a comunidade nascer e fala com orgulho das conquistas que tiveram, como a passarela que atravessa a rodovia Anhanguera e beneficia os moradores da Vila e, mais recentemente, a revitalização do Centro Comunitário.  “Esse trabalho significa muito para os moradores e principalmente para as crianças. Aos poucos, eles estão ocupando este espaço e os benefícios são todos nossos. No começo não queria me envolver, porque achava que era muita responsabilidade. Mas depois percebi que não poderia ficar de fora e me envolvi completamente. Hoje ajudo a cuidar do espaço e sempre estou por aqui”, contou cheia de orgulho. 

Outra moradora que fez questão de estar presente no mutirão foi Odete Teixeira Leite de Lima, que há 15 anos mora na mesma rua do Centro Comunitário. Ela chegou no MUVO com uma muda de jambeiro em mãos, e fez questão de plantá-la no local já pensando nos frutos que serão colhidos no futuro. “Peguei uma semente de jambo que trouxe de Minas Gerais e plantei com carinho. Depois de um mês, nasceu a muda e quero que ela cresça aqui para as crianças, que antes saíam da escola e não tinham onde brincar, e hoje elas têm”, disse a moradora.

Circulando e ajudando todas as frentes de trabalho, Valdino Pereira Santana, presidente da Associação de Moradores da Vila Francisca, estava entusiasmado com os cerca de 70 voluntários que se uniram no mutirão pelo Centro Comunitário. “Isso é muito importante para a comunidade.  Os voluntários são pessoas que vieram aqui nos ajudar e a gente nem conhece, mas que vem por amor e solidariedade. Esta ação vai trazer bons frutos para o futuro desse bairro, que é pobre de equipamentos de lazer. A FEAC tem nos ajudado muito, desde a reforma geral no prédio do Centro Comunitário e agora com o mutirão. Estou feliz porque o espaço está ficando bonito. Antes aqui tinha muito vandalismo e era um espaço usado para consumo de drogas. Hoje muitas pessoas da comunidade estão aqui ajudando, inclusive alguns que já vandalizaram o local, e isso é muito importante, porque é a própria comunidade que ganha e que vai usar cada vez mais esse espaço para festas, atividades culturais, de lazer e de saúde”, contou.

Thâmara Elias Duarte, psicóloga do Centro Promocional Tia Ileide (CPTI), instituição parceira da FEAC nas ações de melhoria do Centro Comunitário da Vila Francisca, concorda com Valdir. Segundo ela, o território tem pouco acesso aos equipamentos que podem garantir os direitos da comunidade de acesso à cultura e entretenimento. “Este é um dos únicos espaços que eles têm para lazer, esportes e ter contato com cultura.  Desde o ano passado este espaço está sendo qualificado com a reforma, o mutirão. E da maneira que tem sido feita, com a participação da comunidade, faz muito mais sentido. O MUVO ajuda a movimentar com esse esforço de tentar fazer juntos: os voluntários de fora e os da comunidade, para que eles tenham esse sentido de pertencimento e valorização do espaço de maneira a se sentirem pertencentes e cuidarem do espaço”, avaliou. Há cinco anos o CPTI desenvolve diversas atividades como aulas de dança e outras no Centro Comunitário e com as melhorias, potencializou o oferecimento de ações sociais no local.

Ações integradas

A revitalização do Centro Comunitário Vila Francisca é uma ação do MUVO em parceria com outo projeto da FEAC, o #Com_Unidade, que busca a ressignificação de um espaço público por meio do protagonismo comunitário, estimulando a cidadania, o fortalecimento dos vínculos, convivência, participação e o pertencimento, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida das famílias. 

Esta é a segunda fase do desenvolvimento do #Com_Unidade no Espaço de Convivência da Vila Francisca. A primeira ocorreu em 2018, quando foram feitas reformas de melhoria no prédio do Centro Comunitário. A integração das ações do MUVO e #Com_Unidade tem como intuito fortalecer o potencial de realização coletiva na comunidade. Dione Barbieri, responsável pelo projeto #Com_Unidade, chamou a atenção para o engajamento que a comunidade da Vila Francisca demonstrou durante o mutirão. “Esse processo de colocar a mão na massa e os voluntários que vieram de outras regiões da cidade dispostos a ajudar fez com que a comunidade se sentisse prestigiada. À medida que as pessoas foram chegando, a comunidade aderiu e muita gente chegou no meio do mutirão procurando atividades”, disse.

Para Marcela Doni, responsável pelo MUVO, a grande quantidade de pessoas que participou do mutirão demonstra que cada vez mais a mobilização para o trabalho voluntário acontece. Segundo ela, houve uma divulgação do MUVO mais direcionada para grupos específicos, como estudantes universitários. “Vários alunos de faculdades aderiram ao trabalho voluntário. O grupo que está participando das várias edições do MUVO vem crescendo e a gente vai unindo as pessoas pelas redes sociais e WhatsApp. Todos aqui estão satisfeitos de terem participado e ajudado. Estou feliz com a força da mobilização que deu certo”, avaliou. E mobilizados, os voluntários transformaram o espaço que ficou bonito, agradável e que cada vez mais se firma como uma referência para a comunidade.

Iniciativas FEAC

O MUVO é um dos projetos que integra o Programa Cidadania Ativa, iniciativa da Fundação FEAC que investe em mobilização e engajamento de todos, com objetivo de energizar a sociedade para agir na superação dos seus desafios e promover o bem-estar social. No MUVO, são realizadas ações de voluntariado por meio de mutirões que engajam, mobilizam e inspiram pessoas a realizar trabalhos pontuais que tragam impacto social. 

#Com_Unidade é uma iniciativa do programa Desenvolvimento Local que busca a ressignificação de um espaço público por meio do protagonismo comunitário, estimulando a cidadania, o fortalecimento dos vínculos, convivência, participação e o pertencimento, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida das famílias. Fortalecer o potencial de realização coletiva é o desafio que move desde o início o projeto na comunidade.

Saiba mais:

https://www.feac.org.br/cidadaniaativa/

https://www.feac.org.br/desenvolvimentolocal/