COMUNIDADE2020-03-25T17:21:17-03:00


CONTEXTO

O #Com_Unidade busca a ressignificação de um espaço público por meio do protagonismo comunitário, estimulando a cidadania, o fortalecimento dos vínculos, convivência, participação e o pertencimento, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida das famílias. Fortalecer o potencial de realização coletiva é o desafio que move desde o início o projeto na comunidade.

 


DESAFIO

O desafio é concentrar os esforços em um plano que tenha como resultado um objetivo comum. São muitos sonhos, muitos desafios e muitas mãos construindo uma saída que favoreça a convivência em harmonia. 

Sua execução busca combater e diminuir os casos de violência urbana, ofertar lazer, esporte e cultura em espaços públicos de qualidade além de ampliar a sensação de pertencimento às comunidades. 


ETAPAS 

O Projeto #Com_Unidade é executado em três grandes etapas, a fim de despertar os talentos locais para realizar um sonho comum. Dessa realização se obtém uma comunidade mais unida, parceira nos desafios e capaz de tomar decisões autônomas e democráticas. 

 

Uma comunidade unida pode realizar sonhos. 

Além dos sonhos em comum podemos nos unir, cooperando cada um com suas habilidades. Nessa fase vamos entender quais são as perspectivas de futuro e quais são os desafios da comunidade.

A transformação acontece através da união de múltiplos talentos.

A soma dos esforços individuais é capaz de formar uma comunidade agente de sua própria transformação. Com isso, todos com a mão-na-massa contribuem para construir um sonho comum.

Pessoas conectadas cuidam e constroem um mundo melhor.

A realização de um projeto de todos é uma lição que ensina o poder da mobilização e do engajamento. A partir daí todo sonho é possível, basta fortalecer os vínculos e ampliar as redes.


O QUE O PROJETO SIGNIFICOU PRA MIM?

“Antes aqui tinha vandalismo e era um espaço usado para consumo de drogas.
A proposta do #Com_Unidade conseguiu engajar os
moradores que hoje usam e cuidam do local.”

VALDINO PEREIRA SANTANA, presidente da Associação de Moradores da Vila Francisca

“Juntos podemos mais! Lutamos por isso e nós
conseguimos mobilizar todo mundo para fazer essa praça”

FÁBIO MACHADO, morador do Buraco do Sapo

“Esse trabalho significa muito para os moradores e principalmente para as crianças.
Aos poucos, eles estão ocupando este espaço e os benefícios são todos nossos.”

NEIDE DE OLIVEIRA, moradora da Vila Francisca

“Muitas vezes íamos para longe pra ter um espaço para brincar
e agora temos do lado de casa.
É muito gratificante poder fazer
algo pra nós mesmos, pros nossos filhos”

LINDALVA MANOEL, moradora do Buraco do Sapo


EDIÇÕES 

2017

  • ABAETÉ
    Construção de Sede para a Associação de moradores com anexo de praça de lazer que conta com parquinho, arborização e equipamentos de estar com bancos e mesas de jogos.

2018

  • BURACO DO SAPO 
    Construção de uma praça de lazer com quadra, academia, parquinho, banheiro e arquibancada para a comunidade.

2018

  • VILA FRANCISCA
    Reforma Da Associação de Moradores, com nova pintura, substrução de portas e janelas. Novo piso para quadra poliesportiva e troca dos brinquedos para o parquinho.

2019

  • CAMPO BELO
    Construção de praça com campo de futebol, quadra de vôlei, academia, espaço para skate e múltiplos usos, pista de malha, pista de caminhada além de recomposição da infraestrutura urbana na área construída. A praça recebeu nova iluminação pública e paisagismo completo.

Ir ao Topo