As gigantes da tecnologia vêm trabalhando arduamente em prol de oferecer as melhores soluções para os seus usuários. A tecnologia de fato está presente em diversas situações de nossas vidas, e as companhias perceberam que este uso cotidiano também pode ser benéfico para pessoas com diferentes tipos de deficiência.

Na última semana a Apple revelou ao mundo as novas ferramentas de acessibilidade da empresa, salientando que a tecnologia deve ser para todos, com soluções que ajudam de forma significativa na vida de várias pessoas ao redor do planeta. A Microsoft também segue trabalhando de forma incessante com suas plataformas, disponibilizando ferramentas de acessibilidade bem úteis para os usuários.

Nesta semana, a gigante de Redmond anunciou um novo projeto que tem intuito de utilizar a inteligência artificial no auxílio de pessoas com deficiência visual. A iniciativa recebe o nome de Projeto Tokyo, e trabalha auxiliando as pessoas com diferentes tipos de deficiência visual, de forma que a IA é utilizada para guiar as pessoas pelo mundo com recursos muito positivos.

O projeto da equipe consegue narrar detalhes ao redor do usuário, lendo textos em voz alta e clara, além de indicar perigos situados à frente. A Microsoft ressalta que pesquisadores de várias partes do mundo estão trabalhando com a equipe do projeto, e o objetivo primordial da plataforma é oferecer o máximo de benefícios possíveis às pessoas que não enxergam, isto é, apresentando com precisão os detalhes através da fala em qualquer situação.

Com a utilização da inteligência artificial, o dispositivo será capaz de indicar a sinalização de placas nas ruas (independente do idioma), encontrar um banco vazio em transportes e até mesmo de reconhecer rostos familiares, por exemplo. A ideia quer oferecer o maior nível de independência para as pessoas, e quer causar um impacto benéfico com a tecnologia.

Fonte: Tudo Celular