Ingrid Vogl

O Teatro do Sesc Campinas será palco do 13º Encontro “Educação e Participação – A escola como centro de cidadania”, que acontece no dia 04 de outubro, das 8h30 às 11h30, como parte da programação da edição 2017 da Semana da Educação de Campinas. Durante o evento gratuito, assinado pela Fundação Educar DPaschoal, o educador português José Pacheco comandará a palestra “Protagonismo juvenil: o que muda nas relações entre alunos e educadores? ”. As vagas são limitadas – 150 – e as inscrições devem ser feitas por meio do site www.educardpaschoal.org.br

A 8ª Semana da Educação de Campinas, que tem como tema “Possíveis caminhos, soluções possíveis”, acontece de 28 de setembro a 04 de outubro com uma programação que inclui 22 atividades gratuitas em diversos locais de Campinas.

A Semana é promovida pelo Compromisso Campinas pela Educação (CCE), através do Departamento de Educação da Fundação FEAC, e tem como objetivo discutir e evidenciar temas atuais e desafiadores ligados à educação.

A partir do tema do encontro, Pacheco irá abordar o papel da sociedade junto aos educadores para o desenvolvimento do protagonismo juvenil. O tema está alinhado ao primeiro projeto da Fundação Educar, a Academia Educar, que tem como objetivo a formação de jovens líderes em escolas públicas, criando oportunidades para que alunos de 13 a 16 anos descubram o seu potencial para que sejam capazes de transformar a sua realidade, de suas escolas e comunidades.

Educação e participação

O Encontro Educação e Participação – A escola como centro de cidadania, visa desenvolver e fortalecer o espaço de aprendizagem para educadores e parceiros da Academia Educar. Além disso, objetiva inspirar os profissionais da educação a trabalharem juntos por uma educação pública de qualidade, por meio de alternativas e ferramentas que transformem a escola em um espaço que estimule a aprendizagem e a cidadania.

Desde sua primeira edição em 2006, o evento já teve a participação de mais de 1000 educadores que tiveram a oportunidade de agregar conhecimento e potencializar suas ações no cotidiano escolar.

Segundo Cristiane Stefanelli, coordenadora de projetos da Fundação Educar, o tema do Educação e Participação deste ano vem ao encontro do trabalho dos educadores da rede pública de Campinas.

“Os profissionais estão investindo nas relações e no protagonismo juvenil, através da formação e do fortalecimento dos grêmios estudantis e de outras ações que geram participação. Neste sentido, a fala do professor Pacheco é sempre inspiradora e também está alinhada ao tema da Semana da Educação, apresentando possíveis caminhos para uma educação com mais qualidade”, afirmou.

Palestrante

José Pacheco é educador português, pedagogo, especialista em leitura e escrita e mestre em Ciência da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciência da Educação da Universidade do Porto (Portugal). O especialista é idealizador da Escola da Ponte, que fica na Vila das Aves e São Tomé de Negrelos, distritos de Porto. O principal foco da instituição pública é incentivar e desenvolver a autonomia e protagonismo dos alunos.

O especialista defende que o sistema tradicional de ensino é ultrapassado pela simples reprodução de conteúdo e não cumpre com o objetivo educacional que acredita ser o mais importante: a humanização do indivíduo. No Brasil, Pacheco é colaborador do Projeto Âncora, em Cotia/SP, que tem o mesmo método de ensino da Escola da Ponte.
O Teatro do SESC Campinas fica na Rua Dom José I, 270, Bonfim, Campinas/SP.

Saiba mais sobre a 8ª Semana da Educação de Campinas em www.semanadaeducacao.org.br

Saiba mais sobre a Fundação Educar DPaschoal em www.educardpaschoal.org.br

Saiba mais sobre a Escola da Ponte em www.escoladaponte.pt

Saiba mais sobre o Projeto Âncora em https://www.projetoancora.org.br/?gclid=CjwKEAjwi97NBRD1zZSdkr2-4isSJAD11Vlg41-GZVb1VbTS25oYwvHCLAwslkFI1-U65gJMcaRQLBoCLKDw_wcB

Informações: (19) 3794 3512/[email protected]