
O Programa Enfrentamento a Violências da Fundação FEAC atua no combate a todas as formas de violência e na mitigação dos seus impactos. Tem como objetivo romper os ciclos que as perpetuam para promover o bem-estar e a cultura de respeito, empatia, tolerância e paz.
As violências decorrem de múltiplos fatores e frequentemente estão ligadas ao agravamento de situações de conflito. Afetam prioritariamente crianças, adolescentes, jovens e mulheres e acentuam as desigualdades sociais.
O programa investe em ações que buscam desnaturalizar as diversas formas de violência, como campanhas e processos educativos de caráter preventivo voltados para promover mudanças culturais. Busca ainda o fortalecimento das redes protetivas, apoiando projetos de qualificação e humanização dos serviços e processos de identificação, acolhimento e atendimento às pessoas atingidas.
O Programa Enfrentamento a Violências integra a dimensão de trabalho Empoderando populações vulneráveis da Fundação FEAC.
Fundação FEAC e o enfrentamento da violência
A Fundação FEAC trabalha com a temática da violência desde a década de 1990. Em 1994, implantou, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Programa de Apoio a Menores [terminologia usada na época] em Circunstâncias Especialmente Difíceis na Cidade de Campinas, que realizava atividades socioeducativas com o objetivo de reduzir o número de crianças e adolescentes em situação de rua no município.
Entre 2012 e 2013, duas frentes foram dedicadas ao tema: a qualificação de equipes técnicas dos Serviços de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (Paefi) e o lançamento da publicação Parâmetros para o trabalho social com famílias na proteção social especial de média complexidade.
