Por meio do #Com_Unidade, moradores se uniram para planejar, executar e cuidar do espaço público

(Por Ingrid Vogl)

“Venha participar da transformação da praça dos nossos sonhos…” O convite que vinha do carro de som que circulou pelas ruas do Conjunto Habitacional Mauro Marcondes e bairros vizinhos foi aceito pela comunidade. E antes mesmo das 8h da manhã daquele sábado que tinha previsão de chuva, os moradores já aguardavam o início do mutirão que transformou a praça sonhada, planejada e executada pela população daquele território. Durante todo o fim de semana, crianças, adolescentes, adultos e idosos uniram forças para realizar a transformação com pintura, plantio e instalação de playground, mesas e bancos.

O resultado foi uma praça cheia de vida, cores, capricho. E uma comunidade orgulhosa, feliz, engajada e fortalecida pelo trabalho e mobilização conjuntos. O santo desse grupo foi tão forte, que a previsão de chuva foi por água abaixo, e o trabalho rendeu que foi uma beleza.

A transformação da praça aconteceu a partir do projeto #Com_Unidade, iniciativa da Fundação FEAC que que busca a ressignificação de um espaço público por meio do protagonismo comunitário, estimulando a cidadania, o fortalecimento dos vínculos, convivência, participação e o pertencimento, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida das famílias. 

Protagonismo comunitário

O #Com_Unidade possui três eixos: a criação de um lugar seguro; adequado para receber as atividades e autogerido pela comunidade. A primeira etapa do projeto no território do Mauro Marcondes teve início em setembro, quando houve a identificação das potenciais intervenções na praça, a partir das demandas da comunidade. Com o apoio do parceiro técnico Acupuntura Urbana foi aplicada uma metodologia participativa onde a escuta é um dos principais pilares. 

A equipe de facilitadoras conheceu e compreendeu a comunidade por meio de visitas e conversas. Foi realizado um Encontro dos Sonhos, quando os moradores tiveram a oportunidade de juntos decidirem as transformações que desejavam.  Eles também criaram a maquete de como o local ficaria depois de pronto. Antes da transformação, houve ainda um último encontro para organizar o mutirão e levantar os recursos, como areia, tinta, alimentação e ferramentas. Em uma semana a comunidade captou praticamente tudo o que era necessário para o trabalho em conjunto. E isso foi incrível, como contou Iorrana Rodrigues de Almeida, facilitadora do projeto.  

“Assim que a gente chegou no Mauro Marcondes já existia um grupo mobilizador na comunidade, mas eles não tinham apoio e não faziam captação de recursos. A comunidade recebeu a gente de braços abertos e eles apostaram no projeto e embarcaram nesse desafio. A transformação da praça era algo que eles queriam muito. Para mim foi uma experiência incrível, algo que vou levar para a vida toda. O legado dessa experiência é que a união de fato, é transformadora”, afirmou Iorrana.

Homenagem

O trabalho em mutirão teve um tom de homenagem a um morador que sempre foi um idealizador da praça, que leva seu nome: Anésio Mauro Marcondes. Falecido há cerca de quatro anos, o morador sempre lutou por uma praça com infraestrutura capaz de reunir e fortalecer a comunidade. Foi ele o idealizador de um projeto social de futebol para meninas no local. No dia da transformação, ele estava na lembrança dos moradores que colocaram a mão na massa.

“Anésio tinha um projeto para a praça, mas depois que ele faleceu o local ficou abandonado. Eu comecei a limpar o espaço sozinha, e aos poucos as pessoas começaram a ajudar, inclusive as crianças. Agora este lugar está virando nossa praça dos sonhos, de crianças e adultos. Vamos tirar nossos filhos das ruas e trazer para cá, e ela vai ter quadras esportivas, brinquedos e vai pulsar mais forte ainda como o coração da nossa comunidade”, disse Ketlellen Pereira da Silva Reis.

Nem a grande quantidade de entulho, que tinha como destino a praça em sua época abandonada, foi capaz de deter o trabalho de cavar buracos para o plantio de árvores que futuramente, oferecerão sombra para quem frequentar o espaço. Com uma picareta na mão, Hellen Silva de Souza Ramos não desanimou um minuto durante todo o trabalho.

“É uma sensação de dever cumprido. Isso aqui mostra que a gente quer nossa comunidade organizada, pra fazer o que a gente precisa para nosso bairro. A FEAC teve papel crucial nesse pontapé inicial para buscarmos muito mais para nossa comunidade. Estamos orgulhosos dessas crianças interessadas e conscientes de que é preciso ajudar e participar dessa transformação, e por termos conseguido tudo isso, porque nunca tínhamos feito nada parecido. Vamos continuar a lutar para fazer história, mostrar que temos um legado pra deixar para filhos e netos. Estou apaixonada por essa mobilização. A partir de um sonho de um senhor que nos contagiou, ver hoje todo mundo fazendo o que o Anésio tanto desejava, é um orgulho imenso, e isso me dá confiança no ser humano”, contou Hellen, com um sorrisão.

Para Jussara Aparecida Oliveira, o legado que fica dessa experiência comunitária é de que a busca por objetivos em comum e a luta pelos direitos desperta cidadania. “Acho que participar desse processo nos fez melhorar como seres humanos. Todos estão ajudando com consciência de que isso é de todos e precisará ser preservado. Isso é muito gratificante”, disse.

Moradora há 20 anos do bairro e amiga de Anésio, Maria das Graças Santos Barreto fez questão de plantar um ipê amarelo próximo a mesas e bancos para homenagear o idealizador da praça. “Com certeza o Anésio está lá em cima feliz com o que estamos fazendo aqui, porque essa praça vai trazer qualidade de vida para as crianças e para todo mundo. Antes, quem queria lazer tinha que ir até o Parque Ecológico Dom Bosco, que é longe.  Se todo mundo cuidar direitinho da praça, vai ficar uma beleza para o resto da vida”, concluiu.

Cuidar e preservar

Entre uma enxadada e outra, José Braz da Costa refletiu sobre a transformação. “Em 17 anos morando aqui, é a primeira vez que vejo fazerem algo no Mauro Marcondes. E o melhor de tudo: a comunidade que está fazendo, e é por isso que estou aqui, porque acredito no que está sendo feito. A praça vai reunir a comunidade e fortalecer nossa união. O Marcondes é minha família e isso é pra gente e pra todos que chegarem no bairro, porque é algo bem feito e organizado. Vamos cuidar disso aqui”, disse confiante.

Maria Aparecida de Souza Mariano e Marta Mariano foram algumas das mulheres que usaram seus talentos culinários para garantir a alimentação do grupo que trabalhou sábado e domingo no mutirão.  “Esse momento é gratificante, porque não tínhamos nada e agora essa praça vai ficar linda. Estou muito orgulhosa de poder fazer parte disso ajudando na cozinha, que é o meu forte”, contou Maria. “Quando essa oportunidade apareceu, a gente agarrou com todo nosso amor pra essa transformação acontecer”, complementou Marta.

A partir de agora, o #Com_Unidade do Mauro Marcondes entra na fase de conscientização da comunidade para que haja a construção de uma agenda de atividades na praça, e, além disso, para que os próprios moradores cuidem e mantenham o espaço. A missão da FEAC a partir de agora é apoiar as atividades pensadas pela e para a comunidade no local. 

Dione Barbieri, líder do projeto #Com_Unidade, lembrou do potencial de engajamento da comunidade desde o primeiro semestre de 2019, quando foi realizado o Nós na Praça no local onde fica a praça (saiba mais). “É uma evolução espantosa. Desde o início de 2019 quando chegamos com a ideia de realizar o Nós na Praça já se percebia a capacidade de mobilização dessa comunidade. Depois da realização do festival, não restou dúvida que  a praça do Mauro Marcondes era o local certo para o #Com_Unidade. Percebe-se claramente a unidade de vizinhança estabelecida pelos moradores, acredito que de agora para frente nossa missão é consolidar essa potência local e ajudá-los a alçar voos mais altos ainda”, analisou.

O #Com_Unidade é uma iniciativa do programa Desenvolvimento Local que busca a ressignificação de um espaço público por meio do protagonismo comunitário, estimulando a cidadania, o fortalecimento dos vínculos, convivência, participação e o pertencimento, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida das famílias. Fortalecer o potencial de realização coletiva é o desafio que move desde o início o projeto na comunidade.

Mais informações: https://www.feac.org.br/desenvolvimentolocal/