A Medida Provisória 1116 – Emprega mais Mulheres e Jovens, editada pelo governo federal em 5 de maio deste ano, fez alterações na Lei da Aprendizagem (10.097/2000), que regulamenta o trabalho de adolescentes, a partir dos 14 anos, na condição de aprendizes.

Estas mudanças estão sendo contestadas por algumas entidades e associações e geraram protestos de jovens em diversos estados. A principal crítica é que a medida desestimula as empresas e indústrias a cumprirem a cota do aprendiz e deve reduzir a oferta de vagas para este público.

Além disso, outro fator que pode prejudicar os trabalhadores, aprendizes e pessoas com deficiência foi o julgamento do tema 1046: o Supremo Tribunal Federal decidiu que convenções e acordos coletivos firmados entre patrões e empregados prevalecem sobre a lei. A decisão pode abrir caminho para redução de direitos sociais e trabalhistas, entre eles, o número de vagas para aprendizes.

Para entender melhor o cenário, o advogado paulista Ariel de Castro Alves, presidente da Comissão de Adoção e Convivência Familiar de Crianças e Adolescentes da OAB-SP e membro do Instituto Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, aceitou nosso convite para responder às perguntas de alguns jovens que trabalham como aprendizes.

Mateus Lourenção e Matheus Araújo conseguiram inserção no mercado de trabalho com apoio das OSCs Patrulheiros Campinas e Sorri Campinas, respectivamente. A apresentação é de Natália Rangel.

Assine o podcast FEAC na escuta

Nosso podcast está disponível para assinatura gratuita nos principais serviços de distribuição de áudio. Você pode assinar diretamente pelo aplicativo de sua preferência ou pelos links abaixo:

Amazon Music
Amazon Music
Apple Podcasts
Apple Podcasts
Audible
Audible
Castbox
Castbox
Deezer
Deezer
Google Podcasts
Google Podcasts
Podcast Addict
Podcast Addict
Podcast Republic
Podcast Republic
Podchaser
Podchaser
Rephonic
Rephonic
Spotify
Spotify
YouTube
YouTube

 

Sobre o FEAC na escuta

O FEAC na escuta é o podcast da Fundação FEAC. Traz entrevistas, ideias e informações com o objetivo de contribuir para criação de uma sociedade mais justa, sustentável e com igualdade de oportunidades.

A cada quinzena abordaremos temas relacionados a educação, assistência social e promoção humana com foco nas regiões e nas populações mais vulneráveis e no impulsionamento de organizações da sociedade civil, empresas e pessoas para as causas sociais.

Revista Narrativa Social 19: atender a diversas juventudes é desafio para políticas públicas no país

Edição 19 – Juventudes

Política, emprego e arte movimentam Semana das Juventudes em Campinas
Lei de Cotas ampliou inclusão nas universidades; confira infográfico
Dez anos da Lei de Cotas: o quanto avançamos e o que ainda precisa melhorar
Atender a diversas ‘juventudes’ é desafio para políticas públicas no país
Projeto Semear prepara jovens de Repúblicas para o mercado de trabalho
Parceria FEAC-Azul Linhas Aéreas amplia perspectiva profissional de jovens
• FEAC na Escuta 30: Advogado responde a jovens sobre mudanças na lei do aprendiz

 

Leia outras edições da revista Narrativa Social

Compartilhar no Facebook Compartilhar no LinkedIn Compartilhar no Twitter Compartilhar por e-mail