Em 2022, o Brasil entrou na lista dos 20 países mais solidários do mundo no ranking World Giving Index, da organização britânica Charities Aid Foundation, representada no Brasil pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social.

Também neste ano, a Fundação FEAC ficou entre as cinco organizações sem fins lucrativos que mais doaram no país, segundo revelou o Monitor de Doações, ferramenta da  Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR).

Os dados refletem o fortalecimento da cultura de doação no Brasil nos últimos anos, impulsionada pelos efeitos da pandemia e da crise econômica na vida da população, especialmente a mais vulnerável. Para alavancar ainda mais esse movimento, a FEAC lança esta semana, em Campinas, a versão regional da campanha global Dia de Doar, um movimento mundial que estimula a solidariedade e a cultura de doação junto a pessoas, empresas e organizações.

A FEAC mobilizará mais de um mês de doações – até o dia 29 de novembro – data oficial do Dia de Doar 2022. Tudo o que for arrecadado será entregue às organizações da sociedade civil (OSC) no dia 5 de dezembro, Dia Internacional do Voluntário.

Metas de doações: crianças precisam de calçados

A estratégia desse ano foi elencar junto aos públicos com os quais a Fundação FEAC trabalha as suas reais demandas, explica Marcela Doni, analista de projetos da FEAC. “Por exemplo, durante a construção da proposta acreditávamos que arrecadar material escolar seria algo interessante para o público infantil. No entanto, quando chegamos até o público, vimos que o que eles precisam é de calçados”, destaca.

A partir desse levantamento, a FEAC criou oito metas de doações que beneficiarão mais de 5 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social de Campinas, por meio das OSC parceiras – uma novidade em relação às edições anteriores. As metas vão ajudar na mobilização das doações, conectando pessoas a causas, o que contribuiu para ampliar ainda mais o impacto positivo do Dia de Doar.

Entre elas, há organizações que acolhem crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, pessoas com deficiência, idosos de instituições de longa permanência e gestantes em situação de risco. De acordo com seu público, cada OSC tem demandas e necessidades distintas.

“Neste ano decidimos ter metas bem definidas porque entendemos que, ao trazer essa identificação com as causas atendidas pelas organizações, a gente estimula as pessoas e empresas a doarem”, diz Daniela Vieira, líder do Programa de Cidadania Ativa da Fundação FEAC. Por outro lado, Marcela acrescenta, essa estratégia “também permite a rastreabilidade das doações e saber o real impacto delas junto aos beneficiados”.

Serão doados kits de higiene pessoal e maternidade, equipamentos auxiliares de mobilidade, televisores, fraldas geriátricas e calçados infantis. Algumas das organizações que serão beneficiadas são Cidade dos Meninos, Lar Sã Doutrina, Mandiga de Favela, Centro de Apoio e Integração do Surdocego e Múltiplo Deficiente (Cais), Lar Alice de Oliveira e Centro de Saúde da Comunidade (Cecom).

Participe do Dia de Doar em Campinas. Para obter mais informações e fazer a sua doação acesse diadedoarcampinas.org.br.

Contraponto solidário

O Dia de Doar surgiu nos Estados Unidos em 2012 com o nome de #GivingTuesday (terça-feira da doação, em português), justamente como um contraponto solidário à Black Friday, também criada naquele país. Por isso, o Dia de Doar acontece sempre na terça seguinte à sexta-feira do consumo. Neste ano, também coincidirá com a Copa do Mundo 2022, que serviu de inspiração para o material de divulgação da campanha.

O Dia de Doar chegou ao Brasil em 2013 pelas mãos do Movimento por uma Cultura de Doação, coalizão da sociedade civil que tem como objetivo promover a solidariedade. Desde o início, a data é organizada por um dos membros do grupo, a Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR). No mundo todo, 85 países participam do #GivingTuesday. 

 

Por Natália Rangel

Narrativa Social 21

Edição 21 – Economia criativa

A potência da economia criativa para promover inclusão social
Estratégia de inclusão socioprodutiva orienta projetos da FEAC e seus parceiros
Fundação FEAC está entre as 5 ONGs que mais doam no país, indica monitor
• FEAC promove cultura de doação e lidera mobilização do Dia de Doar
Projeto busca empoderar mulheres de áreas vulneráveis de Campinas

 

Leia outras edições da revista Narrativa Social

Compartilhar no Facebook Compartilhar no LinkedIn Compartilhar no Twitter Compartilhar por e-mail