(Por Laura Gonçalves Sucena)

De maneira prazerosa e divertida, as crianças também precisam aprender a planejar, organizar, focar e muito mais. Esses momentos em que executam atividades simples e cumprem tarefas, que ocorrem em diversas ocasiões, auxiliam no bom desenvolvimento cerebral na infância e em suas respectivas habilidades mentais. 

Mas criança só tem que brincar, certo? Correto, mas diversas brincadeiras estimulam o cérebro e os atos cotidianos que desenvolvem as Funções Executivas (FE) na primeira infância são de fundamental importância, pois forma o alicerce necessário para a aprendizagem. Afinal, para aprender é necessário ter atenção, do mesmo jeito que para entender uma pergunta precisamos de foco e de não cair nas tentações que nos distraem. 

Mas afinal, o que são as Funções Executivas? Elas são um conjunto de habilidades que nos ajudam a direcionar e gerenciar vários fluxos de informação ao mesmo tempo, como tomar decisões a partir das informações disponíveis, rever planos, resistir às distrações, evitar ações precipitadas. Daí já conseguimos perceber a importância das FE na infância, porque acabamos usando essas funções em qualquer brincadeira.

As FE são responsáveis pelo processo de engajamento na realização de atividades como planejar, sequenciar, iniciar e continuar uma tarefa, por exemplo. Por isso é importante que essas habilidades sejam estimuladas desde cedo, na educação infantil. Por isso, a Casa da Criança Meimei promoveu uma capacitação com o professor e psicopedagogo Junior Cadima, que falou sobre o tema para as professoras e monitoras da instituição de ensino infantil.

Para a orientadora pedagógica da Meimei, Jeanne de Camargo Rodrigues, a instituição acredita na importância de se estimular as habilidades na educação infantil. “Precisamos sempre investir em capacitação para nossa equipe, uma vez que já desenvolvemos atividades com música, brincadeiras, organização dos materiais e da sala e atividades com os movimentos corporais sempre planejados com intencionalidade para auxiliar no desenvolvimento dessas habilidades”, contou.

De acordo com a analista de projetos do Programa Primeira Infância Denilze Ricciardelli, as FE são habilidades essenciais para a vida toda. “Não nascemos com as habilidades que nos permitem controlar os impulsos ou resolver conflitos. Nascemos com um potencial para desenvolver, ou não, essas habilidades e é na Educação Infantil o momento para pensar em estímulos e garantir boas práticas pedagógicas através da brincadeira, do jogo, da música, da ioga etc. Isso possibilitará experiências resultando em benefícios para garantir as habilidades mentais ao longo da vida”, comentou.

Dimensões das funções 

De acordo com o psicopedagogo, as FE são um conjunto de habilidades mentais independentes que regulam o nosso comportamento e pensamento a partir das experiências adquiridas, com o objetivo de realizar ações no presente para atingir metas futuras. 

Entre as FE principais estão a Memória de Trabalho, que é a capacidade de manter e gerenciar informações em nossas mentes durante curtos períodos de tempo, que nos permite, por exemplo, lembrar um número de telefone, solucionar um problema de matemática e retomar o exercício após um período de descanso.

Também há o Controle Inibitório, habilidade de filtrar pensamentos e impulsos, evitar distrações, pensar antes de agir e resistir a impulsos e tentações. “Essa habilidade nos permite manter a atenção, nos concentrar nas tarefas importantes e controlar as emoções”, explicou Cadima.

E a Flexibilidade Cognitiva, que é a propriedade de rever as formas de fazer coisas conforme novas informações, de nos ajustar de acordo com novas exigências e perspectivas. 

Cadima explicou que muitos autores fazem uma analogia indicando as FE como sendo o “maestro” que rege o funcionamento do cérebro e ainda completou dizendo que muitas são as formas de oferecermos estímulos para o desenvolvimento sadio do cérebro da criança. “A prática de um instrumento musical ou mesmo brincadeiras que envolvam música são excelentes estratégias e é preciso ficar atento para que essas atividades proporcionem motivação e prazer para os pequenos”, falou.

FE e a Aprendizagem

No processo de aprendizagem, as habilidades mais importantes que auxiliam no desenvolvimento escolar da criança são: objetivar, planejar, organizar, flexibilizar, operacionalizar e monitorar. 

Esses processos são fundamentais para a criança realizar suas atividades cotidianas e escolares, permitindo focar a atenção, selecionar e inibir informações e possibilitam a capacidade de pensar antes de agir. 

Com isso é possível estabelecer metas, determinar estratégias, ordenar ideias e tempo, mudar o foco e considerar alternativas, reter informação e recordá-las para a execução de uma atividade e fiscalizar a realização de uma atividade e seu desempenho. 

Segundo Cadima, na educação infantil há diversas atividades que podem ser trabalhadas para facilitar o desenvolvimento das crianças. “Vale ressaltar que essas habilidades devem ser treinadas. Nosso cérebro tem um potencial de desempenho, mas essas habilidades irão se desenvolver a partir de estímulos recebidos”, ressaltou.

O psicopedagogo ainda explicou que as habilidades das FE não se desenvolvem automaticamente com a maturidade e com o tempo. “O seu desenvolvimento segue um cronograma extenso, que começa na primeira infância e continua na adolescência e fase adulta e, constitui a base comum sobre qual a aprendizagem e as habilidades sociais iniciais são construídas”, comentou.

“As capacidades das crianças para reter e usar novas informações, focar atenção, controlar impulsos e fazer planos são adquiridos durante a primeira infância, mas a gama completa de habilidades de funções executivas continua a se desenvolver”, finalizou Cadima.

Encontro com professores

Durante o encontro, Cadima aproveitou a oportunidade e realizou algumas atividades lúdicas e cognitivas com a equipe. A intenção é que as professoras e monitoras possam propor às crianças momentos instigantes que exijam coordenação motora, concentração e autonomia, como jogos que envolvam regras. 

Segundo o psicopedagogo, brincadeiras de mão, acompanhadas de melodias, treinam a memória de trabalho, a inibição e a flexibilidade cognitiva. Quando envolvem ritmos difíceis ou regras complexas são ainda mais desafiadoras e divertidas para as crianças.

Para a professora Ana Monteiro Silva, a formação ampliou o leque de motivos para executar determinadas ações que já são realizadas na instituição.  “Conseguimos qualificar ainda mais nosso trabalho com esse treinamento. Sabemos que as crianças ainda não têm essas habilidades desenvolvidas.  Portanto, não podemos exigir delas o autocontrole, o foco, a atenção e a memória de adultos. Podemos, contudo, ajudá-las a desenvolverem essas habilidades”, comentou.

Carla Santos, também professora da instituição, aprovou a formação. “É preciso ampliar nossa visão com o olhar para as crianças. Temos muito conteúdo e o desafio é desenvolver indivíduos que tenham em seu repertório as funções executivas”, garantiu.

Primeira Infância em Foco

O Programa Primeira Infância em Foco é uma iniciativa da Fundação FEAC que investe em esforços para promover o desenvolvimento da primeira infância com objetivo de assegurar que todas as crianças tenham desenvolvimento adequado à sua faixa etária.

Saiba mais: https://www.feac.org.br/primeirainfanciaemfoco/