Estimular a participação de grupos e pessoas em ações que visam o bem-estar social e o desenvolvimento de um bairro, cidade ou país é estratégia importante para fortalecer o exercício da cidadania, seja para elaborar novas leis, fazer valer as que já existem ou criar soluções para problemas pontuais da comunidade. E foi com este objetivo em mente que nasceu o projeto “Hub de Cidadania Ativa”, do Programa Cidadania Ativa, da Fundação FEAC.

Em 2020, o projeto da FEAC em colaboração com a OSC Casa Hacker inaugurou o hub Quebrada em Movimento, localizado no Campo Grande, em Campinas. A sede reúne integrantes de dez coletivos da região, que atuam em diferentes áreas, como educação, saúde, esportes, cultura, culinária, entre outras.

Neste mês de setembro, o hub está se expandindo para outro território de Campinas. Sob a coordenação da OSC Grupo Primavera e consultoria da Casa Hacker, o novo hub Conexão Quilombo Amarais vai potencializar os coletivos do bairro Jardim São Marcos, com sede dentro do Grupo Primavera e infraestrutura à disposição dos coletivos da região.

“O projeto Hub de Cidadania Ativa tem o propósito de estimular um ambiente de conexão, informação, formação e aprendizagem, que potencializa as ações dos coletivos, dá visibilidade a causas do território e oferece espaço de discussão sobre as principais temáticas sociais que envolvem o território. É um espaço onde os coletivos podem criar juntos soluções inovadoras para os desafios da sua comunidade”, explica Daniela Vieira, líder do Programa Cidadania Ativa, da FEAC.

Hubs potencializam trabalho dos coletivos

A proposta dos dois hubs, Quebrada em Movimento e Conexão Quilombo Amarais, é oferecer uma sede comunitária, um espaço físico de conexão para os coletivos, para valorizar os trabalhos que realizam e empoderar a comunidade, já que faltam recursos e estrutura a muitos destes grupos. Cada hub atende a dez coletivos previamente selecionados.

Atualmente, o Hub Quebrada em Movimento, que tem sede na Casa de Cultura de Itajaí, está com as inscrições abertas para quem desejar participar. Pode ser um coletivo, organização da sociedade civil, escola ou posto de saúde. As inscrições vão até o dia 16 de setembro.

Clique aqui e participe!

Já no Jardim São Marcos, outros dez coletivos estão recebendo a partir deste mês a sede do hub Conexão Quilombo Amarais. A mesma metodologia implementada na Quebrada em Movimento foi adaptada para as necessidades e realidade da nova região. Dez coletivos foram selecionados para participar do hub, que oferecerá oito oficinas voltadas para a construção de um plano de ação.

Eles aprenderão conteúdos como introdução ao checklist administrativo de atividades, projetos de impacto, marketing de causa, técnica de planejamento estratégico, fluxograma, posicionamento nas redes, gestão de causa, planejamento financeiro e prestação de contas.

Sobre o Programa Cidadania Ativa

O Programa Cidadania Ativa da Fundação FEAC investe na mobilização e no engajamento da população para promover a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Apoia ações que estimulam o sentimento de pertencimento, o diálogo e a atuação coletiva e colaborativa das pessoas, por meio do desenvolvimento de competências e atitudes de cidadania ativa.

Com a mobilização social, o programa inspira indivíduos a tornarem-se agentes de mudança, disseminando uma cultura de participação e de corresponsabilidade pelo bem-estar social. Incentiva ainda o envolvimento de empresas em projetos sociais, estabelecendo parcerias com organizações da sociedade civil para executar iniciativas com impacto positivo. O Programa Cidadania Ativa integra a dimensão de trabalho Impulsionando organizações, empresas e pessoas pelas causas sociais da Fundação FEAC.

Serviço

Hub Quebrada em Movimento

Quando: inscrições abertas até o dia 16 de setembro.

Onde: Casa de Cultura Parque Itajaí, Rua Benjamin Moloisi, 669 – Conj. Hab. Parque Itajai, Campinas – SP.

Clique aqui e inscreva-se ou mande uma mensagem pelo WhatsApp para o número (19) 99724-5194.

Para mais informações acesse casahacker.org/quebradaemmovimento

Sobre a Fundação FEAC

A Fundação FEAC é uma organização independente que atua em Campinas (SP) com o objetivo de contribuir para criação de uma sociedade mais justa, sustentável e com igualdade de oportunidades. Para isso, investe em ações de educação, assistência social e promoção humana com foco nas regiões e nas populações mais vulneráveis, especialmente crianças e jovens, e no impulsionamento de organizações da sociedade civil, empresas e pessoas para as causas sociais.

Mais informações

Fundação FEAC

Camila Mazin – Analista de Comunicação

(19) 3794-3523, (19) 99934-2578