A Fundação FEAC lança este mês, em julho, o portal #RetomaCampinas, com o objetivo de orientar, informar e dialogar com organizações da sociedade civil (OSC) sobre a retomada das atividades presenciais. A página reúne documentos oficiais, como protocolos de saúde do poder público, e diversos materiais para disseminar boas práticas nessa retomada, com foco em Campinas (SP).

As OSC do município continuaram suas atividades durante a pandemia de Covid-19 de forma virtual ou com capacidade reduzida. Em 2020, muitas organizações buscaram orientações de segurança junto à FEAC. Diante das dúvidas e medos que apresentavam, o Programa Qualificação da Gestão de OSC, da Fundação, identificou a necessidade de apoiá-las mais ativamente.

Em novembro, a equipe do programa começou um processo de escuta com profissionais das OSC para entender quais eram as principais demandas.

“Surgiram muitas dúvidas sobre a adaptação do ambiente, a quantidade de crianças ou de beneficiários que poderiam receber, o que poderia ser feito além do uso de máscara e álcool gel, entre outras preocupações com protocolos de saúde”, explica Nathália Garcia, líder do programa.

Apoio ao terceiro setor

A partir das escutas, a FEAC, e parceria com o Instituto Ficas, começou a desenvolver ações para apoiar o terceiro setor neste momento de tantas incertezas, como a realização da série de eventos “Cuidar de Quem Cuida”, em fevereiro, que contou com cerca de 130 participantes. Foram três encontros sobre saúde mental dos profissionais das OSC, com exercícios de reflexão e trocas de experiências.

O próximo passo é o portal #RetomaCampinas, que centraliza informações confiáveis e qualificadas. “Queremos fazer com que cheguem materiais validados por profissionais da área da saúde, educação e assistência social, para oferecer conteúdo baseado em dados verídicos”, ressalta Nathália.

Na página, o público pode acessar notas técnicas, decretos municipais, relatórios e diversas orientações de boas práticas de segurança, prevenção e combate ao Covid-19. Há materiais voltados especialmente a OSC de assistência social e de educação infantil. Para estimular a reflexão, há sugestão de reportagens, artigos e vídeos que discutem temas como educação infantil nos tempos de pandemia.

No portal, os profissionais podem fazer download de imagens com instruções de segurança para colar em locais físicos. Materiais de apoio desenvolvidos pela FEAC, como checklists de limpezas de salas de aula e banheiros, também estão disponíveis.

Encontros

O #RetomaCampinas também prevê orientações por meio de encontros remotos para solucionar dúvidas com profissionais especializados. O tema da próxima live será “Como retomar as atividades de maneira segura”, que tratará de protocolos de segurança, higiene e adaptações de espaços que as OSC de assistência social e educação infantil podem seguir na retomada das atividades presenciais.

Data: 28/07, quarta-feira, às 18h30

Local: canal do Youtube da FEAC: www.youtube.com/fundacaofeac

Sobre a Fundação FEAC

A Fundação FEAC é uma organização independente que atua em Campinas (SP) com o objetivo de contribuir para criação de uma sociedade mais justa, sustentável e com igualdade de oportunidades. Para isso, investe em ações de educação, assistência social e promoção humana com foco nas regiões e nas populações mais vulneráveis, especialmente crianças e jovens, e no impulsionamento de organizações da sociedade civil, empresas e pessoas para as causas sociais.

Mais informações

Fundação FEAC

Camila Mazin – Analista de Comunicação

(19) 3794-3523, (19) 99934-2578