Impulsionando organizações, empresas e pessoas
Um projeto com o apoio do Programa Cidadania Ativa

O projeto
Hub é um termo que significa “concentrador”. É um equipamento utilizado na informática para conectar computadores de uma rede e possibilitar a transmissão de informações entre eles.
O Hub de Cidadania Ativa é um espaço de conexão e potencialização de coletivos que atuam voluntariamente no desenvolvimento do seu bairro ou região. Um local de formação, mobilização de recursos, interação e principalmente um fomentador do exercício da cidadania.
O projeto surgiu da necessidade de ampliar a participação social na realização de transformações sociais positivas em regiões de maior vulnerabilidade social de Campinas por meio do estímulo, da conexão e potencialização de ações coletivas. Ou seja, o Hub oportuniza a articulação e o desenvolvimento de iniciativas sociais para beneficiar pessoas e comunidades e promover o empreendedorismo de base comunitária, com impacto na circulação de recursos no território. Também incentiva realização de atividades culturais, sociais, econômicas, difunde conhecimento e, por fim, busca soluções inovadoras para os desafios de cada território.
Dentro dessa estratégia de execução, a organização a se tornar o primeiro Hub de Cidadania Ativa foi a Casa Hacker com o Quebrada em Movimento em 2021. Ao longo do ano foram cinco coletivos incubados e atuantes com mais de 54 ações no território e mais de 15 novos voluntários. Juntos os 5 coletivos mobilizam cerca de 2.000 pessoas. O projeto também estabeleceu novas parcerias e realizou capacitações para os coletivos.
Para 2022 será mantido o projeto do Hub Quebrada em Movimento e será implementado um novo Hub na OSC Grupo Primavera.


O objetivo
O objetivo do projeto é conectar, estimular e engajar grupos e iniciativas de voluntários que atuam localmente para que exerçam cidadania de forma ativa, consciente e responsável. Com ações qualificadas para solucionar desafios da comunidade e para a comunidade por meio do desenvolvimento de Organizações da Sociedade Civil.

Impacto Social
Coletivos de atuação voluntária qualificados com seus planos de ação desenvolvidos para que atuem de forma autônoma na construção de soluções conectadas com as demandas locais, contribuindo assim, para o fortalecimento do tecido social no território.

Atuação
Em sua primeira iniciativa o projeto foi desenvolvido na região do Campo Grande em Campinas/SP, especificamente no Conjunto Habitacional Parque Itajaí junto à organização selecionada, Casa Hacker.
A região do Campo Grande caracteriza-se basicamente como área residencial e, segundo o Censo Demográfico de 2010, sua população é de 99.826 habitantes. Desses, 39.983 são considerados habitantes de áreas de vulnerabilidade social, o que representa 40% da região. Ainda segundo o Censo 2010, Campinas tem, aproximadamente, 214.000 mil pessoas em áreas de vulnerabilidade social, sendo que, 18,64%, se concentra na região do Campo Grande. A maioria da população está próxima e ao longo da Av. John Boyd Dunlop, em bairros isolados, juntamente com a região do Ouro Verde. A região é cortada pela Rodovia dos Bandeirantes e pela Rodovia Anhanguera tornando a área extremamente segregada do restante do município.
Um estudo na região identificou 16 coletivos, entre eles: ativistas, artistas independentes, produtores, grupos de voluntários, grêmios, associações, projetos independentes; organizações da sociedade civil de capoeira, arte, produção musical, artesanato, direitos humanos, estudantes, jornalismo independente, artes marciais, literatura, agricultura e hortas comunitárias, audiovisual, gênero e igualdade. Essas iniciativas comunitárias revelam as riquezas em potencial que existem no território, mas que enfrentam problemas e falta de apoio com governança, gestão, captação de investimentos e incentivo para desenvolver suas ações.
Em 2022, o Hub Quebrada em Movimento seguirá sua atuação em parceria com a Fundação FEAC até o mês de dezembro. Em paralelo, a Fundação segue com o projeto de implantação do segundo Hub de Cidadania Ativa.
Para isso, foram realizadas algumas etapas de seleção das OSC (Organização da Sociedade Civil), como mapeamento de organizações interessadas atuantes nos territórios indicados pela FEAC, levando-se em consideração dados de vulnerabilidade social, espaço físico, parcerias no entorno, engajamento comunitário e interesse; realização de uma oficina online de apresentação e, por fim, a seleção da organização.
Seguindo as premissas de seleção cabíveis, em dezembro de 2021 foi selecionada a organização Grupo Primavera que seguirá com a proposta de implantação do Hub de Cidadania Ativa na região do bairro Jardim São Marcos até julho de 2023.

Público atendido
O projeto pretende beneficiar grupos de cidadãos e coletivos de pessoas incomodadas com os problemas sociais locais, e que estão transformando ou dispostos a transformar a realidade da região do Parque Itajaí e São Marcos e entorno, seja por meio de projetos e programas, negócios sociais, atuação coletiva, iniciativas voluntárias que geram impacto social positivo. Exemplos de grupos e coletivos: Coletivos, produtores e grupos com atuação social, cultural ou voltadas ao esporte; empreendedores sociais; associações diversas; grupo de estudantes; voluntários e pessoas que atuam em ações sociais no bairro; cooperativas; toda iniciativa que tenha uma finalidade de melhoria em seu território de atuação.

Perfil
O perfil prioritário de cidadãos e coletivos que passarão a integrar o Hub são pessoas que residem na comunidade onde o Hub está inserido e têm uma forte relação com a comunidade. Possivelmente esse coletivo já é atuante e precisa de suporte para o desempenho da sua atividade social. Pode ser uma iniciativa em fase de ideação, com pelo menos uma ideia clara do problema e a solução, ou uma iniciativa em construção, no processo de desenvolvimento da metodologia e captação de recursos. Eles precisarão ter disponibilidade para participar dos encontros do Hub como imersões, capacitações e reuniões. As iniciativas devem estar alinhadas com, no mínimo, um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Resultados
05 coletivos incubados
Fundo Capital Semente criado
54 ações realizadas no território
Pessoas atingidas no território: aproximadamente 2.000
51 novas parcerias desenvolvidas
04 ações no Dia de Doar

Rede parceira

Matérias recentes
Para saber mais informações sobre este e outros projetos em ação da Fundação FEAC, tirar suas dúvidas ou contribuir com uma sociedade mais justa, clique no botão abaixo e fale com a FEAC.