Unir um grupo de educadores jovens para a produção de um Caderno Prático de Atividades que contribua para que profissionais da área social tenham subsídios e ferramentas para atuação com as juventudes. Esta é a proposta do projeto Identidade e Saberes, desenvolvido em parceria com o Grupo de Estudos e Práticas Permanentes em Educação Social (Geppes). O guia foi construído a partir de concepções e ideais criadas de jovem para jovem, além de fortalecer a identidade profissional dos participantes.

O “Guia Prático de Atividades do Educador e Educadora Social: Diálogos com as Juventudes” é um fio condutor de oportunidades socioeducativas que respeita a realidade local de cada território onde pretende ser desenvolvido. Para isso, o Guia traz temáticas geradoras e novos espaços de diálogos com a comunidade em favor da garantia de direitos.

Nosso convite é para que você explore e experimente os recursos metodológicos e oficinas propostas e disponíveis no Guia e invista em novas possibilidades, adaptando e adequando-as a partir das análises dos processos grupais em que está inserido, respeitando trajetórias e principalmente, sua relação educadora com a comunidade.

Se quiser, compartilhe como foi a experiência por meio do e-mail: [email protected]

Jovens educadores sociais comprometidos e que acreditam na mobilização e na valorização do potencial das juventudes se dedicaram durante oito meses – entre agosto de 2018 a abril de 2019-  na construção do Guia. Foram momentos de muitos diálogos, pesquisas, ideações, prototipações, ajustes e diferentes experiências que serão compartilhadas ao longo do material.



O Caderno de Atividades Práticas sugere diálogos humanizados a partir de temas geradores, visando processos em educação sócio comunitária, bem como qualificar o fazer cotidiano de forma sensível e valorizar cada saber que nasce a partir da realidade do sujeito e sua comunidade.

O material foi dividido em eixos de atuação com as juventudes, a partir de assuntos de
interesse dos jovens e que são geradores de conteúdo:
Acolhida, Leitura de mundo, Identidade, Sexualidade, Saúde e Sustentabilidade.

O Guia reúne recursos que possibilitam a realização de atividades e/ou oficinas geradoras em seus espaços de atuação como educador, todas as atividades propostas partem das vivências dos educadores sociais. Por isso algumas dinâmicas são releituras ou adaptações de atividades já conhecidas e outras construídas especialmente para este processo formativo.

Boa jornada em sua prática!