Entre os dias 20 e 23 de março de 2023 a cidade de Campinas vai sediar o IV Simpósio Internacional de Acolhimento Familiar – SIMAF. O evento será realizado pelo Observatório da Infância e Adolescência (Oia), do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da UNICAMP (Nepp), em conjunto com o Instituto Geração Amanhã, e conta com apoio do Governo Federal, do Governo Estadual, da Fundação FEAC, entre outros parceiros.

Mestre e doutora em Serviço Social, Jane Valente está na coordenação do simpósio, pelo Oia, do Nepp. Ela foi secretária de Assistência Social e Segurança Alimentar da Prefeitura de Campinas, entre 2013 e 2017, é autora do livro Família acolhedora: as relações de cuidado e de proteção no serviço de acolhimento e é, hoje, uma das principais referências do assunto no Brasil.

“Este é o quarto encontro sobre acolhimento familiar que o município realiza. Um ponto forte deste simpósio é que será a primeira vez que um evento desta natureza no Brasil terá apresentação de trabalhos e irá ocorrer a partir de uma universidade”, diz Jane Valente. “A Unicamp, através do Nepp e do Observatório da Infância e Adolescência, abre as portas para um evento sobre essa política pública tão importante, permitindo que a gente possa contribuir na construção e consolidação do conhecimento que já está sendo produzido no país”, conclui.

O simpósio será presencial e gratuito, para cerca de 800 participantes, e dirigido a gestores da assistência social, equipes técnicas (assistentes sociais, psicólogos), magistrados, promotores, organizações da sociedade civil, professores, estudantes e pesquisadores.

Quem quiser apresentar uma pesquisa no simpósio, poderá fazer sua inscrição a partir de 1º de setembro até 3 de outubro. As normas e link de inscrição para a submissão de trabalhos estarão disponíveis no site a partir de 1º de setembro. As inscrições para o público em geral serão abertas em outubro.

Serão aceitas comunicações de pesquisas finalizadas e em andamento de iniciação científica, projetos de extensão, trabalhos de conclusão de curso (TCC), mestrado, doutorado e pós-doutorado. 

Benefícios a toda rede socioassistencial

O líder do Programa Acolhimento Afetivo, da Fundação FEAC, Renato Franklin, destaca a importância do evento: “O Simpósio é de suma relevância para toda a rede socioassistencial, pesquisadores, organizações atuantes com o tema, pois teremos amplas trocas de experiências, capazes de estimular adequações, complementações e até mesmo ensejar novas diretrizes às políticas públicas existentes no campo de regulamentação do Acolhimento Familiar”, diz Franklin.

Um dos destaques da programação é a presença de palestrantes internacionais, que irão abordar a situação do acolhimento familiar em seus países, metodologias e como lidar com os traumas decorrentes do abandono, da falta de vínculo e da institucionalização. Entre as presenças já confirmadas estão o professor espanhol Jesús Palacios, a psicóloga Cristina Peixoto, presidente da organização de acolhimento familiar Spaulding for Children, de Detroit, nos EUA, e o professor português Paulo Delgado.

O Simpósio tem como objetivo informar e conscientizar sobre o serviço de acolhimento em família acolhedora. A intenção é promover essa modalidade de acolhimento, garantindo o direito à convivência familiar e comunitária. Nos 4 dias de evento serão realizadas palestras, mesas de debate, minicursos e apresentação de trabalhos selecionados por uma Comissão Técnica formada por doutores, mestres e especialistas no tema da Unicamp e de outras instituições. Os trabalhos selecionados serão publicados posteriormente na revista do Nepp.

O que é acolhimento familiar

O acolhimento familiar é uma medida protetiva, temporária e excepcional, prevista em lei pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Trata-se de uma alternativa ao acolhimento institucional (conhecidos como abrigos e casas lares) para crianças e adolescentes em situação de risco social que foram afastados de suas famílias de origem por decisão judicial.

Caracteriza-se pela transferência temporária dos direitos e deveres parentais dos pais biológicos para uma família acolhedora, previamente cadastrada, selecionada, capacitada e vinculada a um serviço de acolhimento familiar. Esta modalidade é prioritária por lei ao acolhimento institucional, desde 2009. Embora seja amplamente difundido nos Estados Unidos e Europa, ainda é pouco conhecido e aplicado no Brasil.

Serviço

IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ACOLHIMENTO FAMILIAR

Data: de 20 a 23 de março de 2023

Local: Centro de Convenções Unicamp, Cidade Universitária, Campinas, SP

Inscrição submissão de trabalhos: de 01/09 a 03/10/22

As inscrições para o público somente serão abertas após o encerramento da submissão de trabalhos.

Por Natália Rangel