Um dia todo de festa, informação, reflexão e diversão. Assim foi a Festa da Família realizada pela Casa da Criança Meimei, instituição conveniada à Fundação FEAC, no último 6 de maio. O evento teve início com um café da manhã e seguiu com coral e uma série de atividades para as crianças e suas mães.
Na parte da tarde, o Programa Educação: Conquista Coletiva (ECC) levou a pedagoga Leila Oliveira que falou sobre o tema ‘Maternagem’, que abordou a importância da comunicação dos pais com os filhos. “Temos que aproveitar os momentos que estamos com nossas crianças para nos comunicar e cuidar deles. A linguagem preponderante que os bebês e as crianças pequenas entendem é a do olhar, então temos que priorizar nosso tempo utilizar o olhar e o gesto”, explicou.
Para a mãe Thaís Ferreira, mãe da ´pequena Laura de 2 anos, a palestra foi esclarecedora. “Acredito muito na cumplicidade entre mãe e filha e essa comunicação do olhar é realmente eficaz. Hoje o dia foi muito gostoso e aproveitei várias dicas”, falou.
Após a palestra, o grupo de teatro de bonecos Pirilampo apresentou a peça ‘Esconde-esconde com a mamãe’. “Hoje o dia foi para resgatar o vínculo da criança com seu cuidador e de aprendizado. Trazer a família para dentro da creche, incentivar a aproximação dos pais no dia a dia das crianças é essencial. O ECC vem proporcionando encontros enriquecedores e estamos aproveitando muito”, explicou a diretora educacional da instituição, Gibiane Ferreira.
Além dos encontros que estão sendo promovidos com os pais, a Meimei, dentro do Programa ECC, também está promovendo uma formação com as professoras e monitoras para a organização da rotina das crianças do zero aos três anos. “Enfocamos os eixos do cuidado, da motricidade e do brincar. Faço um trabalho em conjuntos com as cuidadoras nas questões práticas do dia a dia. Teoria e prática caminham juntas de uma forma tranquila”, explicou a pedagoga.
De acordo com a assessora técnica do ECC, Denilze Ricciardelli, é preciso sensibilizar todos envolvidos sobre a importância da interação com os bebês e seu cuidador, seja este cuidador a sua mãe, ou educador na creche. “Essa interação ocorre desde o nascimento da criança por meio dos cuidados, produzindo assim efeitos positivos para a formação dos bebês”, enfatizou.