Oficina gratuita acontece no dia 11 de julho na FEAC. Inscrições deverão ser feitas pelo site: https://www.feac.org.br/motiva

Quem é que não gosta de uma boa história? É justamente para incentivar a formação de contadores de história, para disseminarem o interesse pela leitura, que a Fundação FEAC oferece o Motiva a Contar, oficina que visa inspirar voluntários a utilizarem essa ferramenta para despertar o interesse pelo mágico mundo da leitura.

Juliana Furlanetti será a responsável pela formação e apresentará técnicas e recursos simples, como elementos recicláveis, com o objetivo de fortalecer a relação livro-leitor. “Queremos oportunizar aos participantes a vivência do poder transformador do livro e da contação de histórias no voluntariado”, afirmou Juliana,

A contadora de histórias faz parte da equipe da Fundação Educar DPaschoal, que desenvolve o projeto Além do Encantamento, criado em 2005 para promover a contação de história como ferramenta de transmissão de conhecimentos e valores. Por meio de oficinas, a ideia  da iniciativa é estimular educadores e mediadores de leitura a encantar leitores, criando empatia e proximidade entre a criança ou adulto e o livro. O projeto já promoveu mais de 50 oficinas que permitiram a capacitação de aproximadamente 1.200 pessoas, como profissionais da educação da rede pública, instituições públicas e voluntários.

Motiva direcionado

O Motiva a Contar faz parte das formações temáticas de uma série de encontros para voluntários que a FEAC já realiza, em geral, bimensalmente. Segundo Marcela Doni, responsável técnica pelo projeto, a ideia é que os encontros qualifiquem ainda mais a formação oferecida a quem pretende desenvolver trabalho voluntário.

“Um dos benefícios para o voluntário é o enriquecimento do aprendizado e a possibilidade de inovar seu trabalho, já que a ação terá ainda mais impacto social com uma formação mais direcionada”, explicou Marcela.

O Motiva (Mobilização, orientação, treinamento e incentivo a voluntários) é um dos projetos do Programa Cidadania Ativa, uma iniciativa da Fundação FEAC que investe em mobilização e engajamento de todos, com objetivo de energizar a sociedade para agir na superação dos seus desafios e promover o bem-estar social.

Serviço: Motiva a Contar – Formação de voluntários para contação de história
Data: quarta-feira, dia 11 de julho
Horário: 18h
Local: Auditório da Fundação FEAC (Rua Odila Santos de Sousa Camargo, 34, Jardim Brandina, Campinas/SP)
Inscrições gratuitas
Informações: https://www.feac.org.br/motiva
Saiba mais sobre a Fundação Educar DPaschoal: www.educardpaschoal.org.br