(Por Ingrid Vogl)
Projeto MUVO investe na mobilização e engajamento de pessoas para o trabalho voluntário
Está aberta a temporada 2018 de mutirões voluntários. A iniciativa que se traduz em ações coletivas de voluntariado promove engajamento e mobilização, inspirando pessoas a realizar trabalhos pontuais que tragam impacto social a Organizações da Sociedade Civil (OSCs).
Com esse espírito acontece o projeto MUVO da Fundação FEAC. Nesta ação, as entidades interessadas em receber algum tipo de trabalho no formato mutirão se inscrevem por meio de edital e a seleção é feita a partir de diversos critérios, como impacto social, custo, viabilidade, entre outros. Este ano, 57 instituições se inscreveram e 9 foram selecionadas.
A chamada para o MUVO aconteceu entre janeiro e fevereiro e o calendário das ações está planejado para ocorrer entre abril e novembro.
Na opinião de Marcela Doni, líder do Programa Cidadania Ativa da FEAC, participar do mutirão é uma alternativa para se desenvolver o trabalho voluntário. “Muitas pessoas têm dificuldade de inserir o trabalho voluntário em sua rotina. É aí que trabalhos pontuais, como mutirões, tornam-se uma oportunidade ideal para realizar uma ação social e contribuir com a transformação de uma realidade”, explicou.
Mãos na terra
O primeiro MUVO acontece no dia 14 de abril na Sociedade Educativa de Trabalho e Assistência (SETA). O trabalho do mutirão será a criação de horta e jardim no canteiro que circunda a instituição.
“A equipe ficou feliz e motivada com a seleção da SETA para receber o MUVO. A ação vai contribuir com a restruturação do espaço físico externo, considerando nossa limitação financeira. Esperamos que um dos resultados do mutirão seja a reativação do projeto de educação ambiental, com a motivação dos usuários a participarem e o desafio dos educadores de darem continuidade à ação”, afirmou Carlos Eduardo Lugli, coordenador técnico da SETA.
A SETA oferece serviços, atividades socioeducativas e treinamentos para a comunidade, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Inclusivo e Intergeracional, atendendo cerca de 600 usuários em três unidades. Na média complexidade, a instituição atua no Serviço Complementar Especializado de Proteção Social a Família (SESF) e Serviço Socioeducativo e Liberdade Assistida, atendendo cerca de 670 famílias.
Confira as OSCs que irão participar do MUVO em 2018:
Abril – SETA – Sociedade Educativa de Trabalho e Assistência (limpeza e plantio da horta e jardim).
Maio – Sociedade Pró Menor Barão Geraldo (organização do depósito)
Junho – Creche Estrelinha do Oriente (decoração e pintura do pátio).
Julho – Centro Social Romília Maria (catalogação dos livros e organização da biblioteca comunitária)
Julho – Lar Escola Nossa Senhora do Calvário (revitalização da horta com plantio e fertilização)
Agosto – AEA- Associação Evangélica Assistencial (revitalização do campo e jardim, com plantio de grama e acabamento do campo)
Setembro – Associação Pestalozzi de Campinas (criação da quadra de areia com construção de arquibancada)
Outubro – Associação Beneficente Direito de Ser (construção de área de convivência com pergolado e materiais sustentáveis)
Novembro –Instituto de Pernas pro Ar (organização de materiais no depósito)
Os interessados em se voluntariar para o MUVO podem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou (19) 3794 3544.
Sobre o Programa Cidadania Ativa
O Programa Cidadania Ativa é uma iniciativa da Fundação FEAC que investe em mobilização e engajamento com objetivo de energizar a sociedade para agir na superação dos seus desafios e promover o bem-estar social.