Resultado do mutirão no pátio da instituição ajuda a estimular o desenvolvimento infantil de 317 crianças

(Por Ingrid Vogl)

Um pátio coberto com paredes cheias de cor e vida prontinho para receber as 317 crianças de 2 a 6 anos da creche Estrelinha do Oriente. Este foi o resultado da união de esforços promovida pelo projeto Mutirão Voluntário (MUVO), da Fundação FEAC, que aconteceu na manhã do sábado, dia 16 de junho, no Parque Vista Alegre.

A manhã com vento gelado não foi páreo para a animação da turma de voluntários, que começou o trabalho fazendo as misturas de tintas que resultaram nos diversos tons que preencheram os desenhos com cenas de crianças lendo e brincando, além de animais e plantas.

A ocasião foi perfeita para Elizabeth Piva, produtora cultural do Centro Cultural de Integração e Inclusão Social da Unicamp – CIS Guanabara, estrear sua atuação como voluntária. Segundo ela, a oportunidade de estar no MUVO veio depois de ter participado de uma palestra do MOTIVA –  Mobilização, orientação, treinamento e incentivo a voluntários, que foi feita há poucas semanas para os participantes do Programa de Preparação para Aposentadoria da Unicamp.

Ao conhecer as diversas possibilidades de trabalho voluntário, Elizabeth se interessou e fez questão de estar presente no MUVO que promoveu a pintura artística da creche. Coincidentemente, um trabalho que se conecta com sua formação em artes plásticas.

“Me interessei muito pelo trabalho desse mutirão, porque adoro trabalhar com a mistura de tintas. Aconteceram várias coisas interessantes aqui, porque as pessoas se viraram, pintaram e ninguém sentiu dificuldade de desempenhar o trabalho. Achei fantástico e quero continuar a participar desse movimento. Fico imaginando a reação de alegria das crianças quando elas verem toda a transformação que aconteceu nessas paredes. Fico feliz só de pensar que estou ajudando essas crianças de verdade”, afirmou.

À medida que as paredes iam ganhando cores e os contornos dos desenhos revelavam as formas, os voluntários se ajudavam e trabalhavam como uma verdadeira rede de cooperação. Com mais de 30 anos de experiência no voluntariado, Amélia Hifumi Okatoma e seu marido colocaram uma meta para ser cumprida em 2018: participar de todas as edições do MUVO.

“A gente enfrenta qualquer coisa, e se a gente não sabe, a gente aprende porque não nascemos quadrados. Mas acho que o mais importante da atuação voluntária é saber o quanto Campinas é enorme e o grande número de entidades que existem e ajudam as comunidades em seu entorno. E o principal: o quanto essas instituições precisam de ajuda.  Então, existe trabalho voluntário para todo mundo e não é preciso ter afinidade com determinado trabalho, o que é necessário é a vontade de ajudar e fazer”, disse.

Segundo Marcela Doni, líder do programa Cidadania Ativa da Fundação FEAC, a definição das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) selecionadas para mutirões ao longo do ano levou em consideração a diversidade de atividades, para que os voluntários tenham contato com habilidades que muitas vezes desconhecem. “Nesse mutirão, ao iniciar os trabalhos, ouvimos alguns comentários de voluntários se perguntando se iam conseguir fazer a pintura artística, e achando que seria difícil completar a tarefa. No final da ação, todos se impressionaram com o resultado do trabalho. Foi muito bom poder ver a satisfação de cada voluntário que participou”, contou.

Segunda casa

Participando de todo o processo de pintura, Maisa Tranche, administradora geral da creche, ficou satisfeita com o resultado do trabalho conjunto.  “Este é um momento de muita alegria, porque o trabalho está sendo feito com dedicação e vai beneficiar nossas crianças com um ambiente mais alegre e compatível com a idade deles. Com certeza, vai se aproximar ainda mais de nosso lema aqui na escola, que é o de ser a casa deles fora de casa”, contou Maisa.

O pátio coberto é palco de diversas atividades lúdicas na escola, e o que se espera é que as girafas, pássaros, leão, jacaré, tartaruga, elefante e borboletas, além das cenas de crianças se divertindo, componham um ambiente que estimule ainda mais o desenvolvimento infantil.

MUVO e MOTIVA

O MUVO e o MOTIVA são projetos que integram o Programa Cidadania Ativa, iniciativa da Fundação FEAC que investe em mobilização e engajamento de todos, com objetivo de energizar a sociedade para agir na superação dos seus desafios e promover o bem-estar social.

Especificamente no MUVO, são realizadas ações de voluntariado por meio de mutirões que engajam, mobilizam e inspiram pessoas a realizar trabalhos pontuais que tragam impacto social a OSCs. Já o MOTIVA orienta pessoas interessadas em se voluntariar para iniciativas de cidadania ativa e apoio às entidades.

Quaisquer pessoas dispostas a pontualmente dedicar tempo e energia para uma ação coletiva de voluntariado podem participar do MUVO. A próxima edição do mutirão será no dia 14 de julho, no Centro Social Romília Maria, onde acontecerá a organização da biblioteca da entidade.

Mais informações: [email protected] ou (19) 3794 3544.