A doação de recursos para organizações não-governamentais (ONGs) de Campinas vai ficar mais fácil e transparente. A Fundação FEAC lançou, em 4 de outubro, a plataforma Janela do Bem, que reúne dados sobre instituições que atuam em diversas causas com projetos sociais que transformam vidas, de forma a dar mais visibilidade e transparência para quem quer doar. O objetivo é fomentar a confiança das pessoas e empresas interessadas em apoiar causas e organizações, e estimular que doem recursos financeiros.
Na plataforma, os doadores podem conferir histórias de impacto, fotos, textos e documentos como balanço financeiro anual, estatuto e relatórios das organizações. Isso permite o acesso a informações importantes e transmite credibilidade para quem acessa a plataforma, estimulando a cultura de doação.
A plataforma foi incialmente lançada com informações de 33 ONGs parceiras da FEAC, divididas por causas: desenvolvimento social, trabalho e renda, educação e cidadania, saúde e bem-estar, e combate à fome.
O Instituto Liga Social, parceiro da FEAC, é responsável pelo desenvolvimento da Janela do Bem. A tecnologia utilizada é a mesma da Vitrine do ONGs, plataforma de transparência com abrangência nacional, com mais de 170 organizações cadastradas.
“Nossa inspiração foram as plataformas norte-americanas, onde os doadores entram para pesquisar informações sobre ONGs. Nós trouxemos esse conceito de plataforma de transparência para o Brasil com o objetivo de aumentar a cultura de doação através da divulgação do que as organizações fazem”, explica Patrícia Mussi, fundadora do Liga Social.
A Pesquisa Doação Brasil 2020, do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (Idis), ressalta a importância da transparência para quem vai doar. Segundo o estudo, 74% dos doadores afirmam que buscam informações sobre as instituições que vão apoiar; e 78% deles escolhem com cuidado a causa para a qual vão doar. A plataforma foi criada exatamente para facilitar esses processos.
Doações confiáveis
Cada organização também pode ativar no seu perfil o “botão de doação”, que permite que as pessoas doem o valor que desejarem diretamente para a ONG utilizando cartão de crédito ou boleto. Desse modo, a plataforma promove uma ponte direta entre doadores e organizações.
“A ideia é proporcionar um ambiente favorável à doação, de modo que doar seja simples. Muitas pessoas entram em contato com a FEAC para pedir indicação de organizações idôneas. Pessoas e empresas querem doar, mas precisam ter a garantia da seriedade das iniciativas”, explica Marcela Doni, analista de projetos do Programa Cidadania Ativa, da FEAC.
As doações podem ser feitas tanto por pessoas físicas quanto jurídicas. Marcela explica que grandes empresas têm receio de arriscar sua reputação se envolvendo em doações para organizações não confiáveis. É, portanto, fundamental estimular a transparência e a prestação de contas das ONGs.
Fomento às ONGs
A visão dos brasileiros sobre as organizações da sociedade civil evoluiu nos últimos cinco anos, segundo a pesquisa do Idis. Para 74% da população, as ONGs são necessárias no combate aos problemas socioambientais. Em 2015, o percentual era de 57%. É a hora, portanto, de promover a aproximação entre potenciais doadores e o terceiro setor.
Além de estimular a solidariedade, a plataforma fomenta o crescimento das ONGs, que costumam depender de recursos doados para sustentar suas atividades. As doações ampliam as possibilidades das organizações de inovar e amadurecer institucionalmente.
“As pessoas acabam doando sempre para as mesmas organizações, geralmente para as grandes. A ideia é ajudar a furar essa bolha da captação de recursos”, diz Patrícia Mussi. “A Janela do Bem foi desenvolvida para que os interessados em doar conheçam as organizações mais profundamente, para que conheçam o trabalho social que é feito dentro de Campinas, que possui uma riqueza muito grande.”
Desde 2020, as ONGs precisam lidar com as emergências decorrentes da pandemia, o que tem demandado mais esforços e recursos financeiros. “Ficou mais evidente a importância das organizações da sociedade civil. O terceiro setor precisa de profissionais qualificados, bem remunerados, capazes de implementar programas de mudança sistêmica”, finaliza Marcela.
Acesse a plataforma e conheça o trabalho das ONGs participantes.
Assista ao vídeo de lançamento.
Sobre a Fundação FEAC
A Fundação FEAC é uma organização independente que atua em Campinas (SP) com o objetivo de contribuir para criação de uma sociedade mais justa, sustentável e com igualdade de oportunidades. Para isso, investe em ações de educação, assistência social e promoção humana com foco nas regiões e nas populações mais vulneráveis, especialmente crianças e jovens, e no impulsionamento de organizações da sociedade civil, empresas e pessoas para as causas sociais.
Mais informações
Fundação FEAC
Camila Mazin – Analista de Comunicação
(19) 3794-3523, (19) 99934-2578