Pais e mães participaram na manhã desta quinta-feira, 19 de maio, de um bate-papo descontraído com a educadora Andréa Patapoff, no Centro de Formação Semente da Vida, que falou sobre o processo de desfralde das crianças.

O encontro foi mais uma iniciativa do programa Educação: Conquista Coletiva, da Fundação FEAC, que tem como objetivo contribuir com as entidades de Educação Infantil para estruturarem e qualificarem iniciativas com vistas à participação efetiva da família no desenvolvimento da criança de zero a três anos.

De acordo com a educadora, o desfraldar não é apenas a retirada da fralda. “É um processo que precisa ser ensinado pelos adultos, por meio do oferecimento de um ambiente estimulante e facilitador do trabalho. Tem que ser tranquilo e temos que respeitar o ritmo e as necessidades individuais de cada criança. Além disso, essa ação deve ser coordenada entre a escola e a família”, ressaltou Andréa.

Os adultos devem ficar atentos aos sinais que os pequenos passam, percebendo se eles já estão prontos para o desfralde. “A iniciativa deve partir das crianças e é importante lembrar que a retirada da fralda é uma importante conquista na vida delas. É a autonomia do desenvolvimento”, completou.

Para a educadora, os pais devem ter a consciência de que escapes acontecem durante o processo e que não se pode repreender a criança nesses casos. Transformar o desfralde em obrigação só adia o processo de desenvolvimento dos bebês.

“Participar desses encontros que a creche vem promovendo está sendo muito bom. Estou aprendendo e tirando dúvidas. Com certeza estarei presente nos próximos. Além disso, posso conversar com outros pais e trocar informações sobre nossos filhos”, falou a dona de casa Taiane Oliveira, mãe da pequena Natália, de dois anos.

 Informações: (19) 3794.3556