Mais de 80 ações gratuitas acontecem nos dias 13 e 14 de abril em diversos pontos da Cidade. Urbanizarte faz parte do calendário e acontece na Vila Olímpia

(Por Ingrid Vogl)

Motivado a Virar a cidade. A frase bordada no boné laranja passou o recado para quem participou do Motiva (Mobilização, orientação, treinamento e incentivo a voluntários) na manhã do dia 16 de março, no auditório da Fundação FEAC. O encontro que faz parte do programa Cidadania Ativa, da FEAC, reuniu pessoas interessadas em atuar como voluntárias na 2ª edição da Virada Sustentável Campinas,  que acontece nos dias 13 e 14 de abril em vários pontos da cidade como Parque Portugal,  Praça da Juventude, Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU Jardim Florence– e CEU Vila Esperança, Vila Olímpia e CIS Guanabara – Unicamp.

Durante o Motiva a Virar, como foi chamado o encontro temático, Marcela Doni, responsável pelo projeto da FEAC falou sobre o trabalho voluntário e deu algumas dicas para preparar o coletivo para as ações tanto da Virada quanto de outras atividades voluntárias. Em seguida, a equipe responsável pelo planejamento da Virada Sustentável em Campinas explicou como o evento vai acontecer e de que forma os voluntários podem ajudar nas atividades. Relacionamento com o público, cobertura de comunicação e operação são algumas das possibilidades.

“A parceria do Motiva com a Virada Sustentável Campinas pôde trazer aos interessados em trabalhos voluntários uma oportunidade de se preparar para ser parte de uma grande ação de Cidadania Ativa que irá contribuir para conscientização das pessoas por uma cidade mais justa e sustentável”, explicou Marcela. No final do encontro, os voluntários informaram a disponibilidade de horário e local para participar da Virada e receberam um boné para usar na ação.  

Segundo Daniel Rezende, produtor cultural, a parceria com a FEAC potencializa a atuação da Virada Cultural com o trabalho voluntário. “Essa proximidade com a FEAC deu um upgrade no que já estávamos trabalhando, mas ainda de modo mais discreto, o voluntariado. Essa parceria trouxe essa possibilidade, por meio do Motiva, de ampliar a questão do trabalho voluntário e colocar as pessoas mais próximas da gente e das ações que estarão reunidas nos dois dias de evento em Campinas”, afirmou.

Kaian Ciasca, também produtor cultural da Virada, chamou a atenção para a possibilidade de incentivar o trabalho em rede das pessoas que vão trabalhar voluntariamente no evento. “A gente trabalha com ações que estejam conectadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e o que pudemos perceber é a diversidade das pessoas que estão aqui, mas por um mesmo objetivo e com vontade de trabalhar por algo que faça diferença para uma cidade, uma sociedade melhor”, disse.  

“Muitas pessoas que estiveram no Motiva falaram de atuar em transformação, e a Virada traz exatamente projetos que já atuam transformando a cidade de Campinas”, observou Flávia Paschoalin, coordenadora de produção da Virada Sustentável de Campinas.

Engajamento

José Francisco Moreto, publicitário e consultor técnico, participou com interesse do Motiva a Virar e saiu empolgado com a possibilidade de participar da Virada Sustentável. “As informações trazidas foram muito interessantes. Será um momento de se entregar e fazer minha parte para mudar um pouquinho minha cidade”, comentou.

Leiz Andrea Muzolon levou o marido Manoel Nascimento Filho para o Motiva. Eles já haviam participado do Mutirão Voluntário (MUVO), outro projeto da FEAC que propõe a transformação de diversos espaços. “É um prazer pode ajudar e se doar, e isso é contagiante, porque eu já levei meu marido e queremos participar cada vez mais de ações como essa”, disse. Para Manoel, o aspecto que mais o atrai para o trabalho voluntário é a relação com outras pessoas. “O voluntariado nos dá a oportunidade de conhecer pessoas com realidades diferentes e esse tipo de contato nos enriquece”, afirmou.

Virada

A 2ª edição da Virada Sustentável Campinas visa divulgar formas de se adotar um estilo de vida sustentável na sociedade e nas cidades. As ações são baseadas nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos como agenda global pela ONU.

Mais de 80 ações gratuitas em cerca de 10 locais de Campinas ligadas à música, teatro, narração de histórias, circo, oficinas e outras serão oferecidos durantes os dias 13 e 14 de abril. A Virada Sustentável é viabilizada pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Rouanet e acontece em várias cidades do país. A expectativa é que durante os dois dias de evento em Campinas, 40 mil pessoas participem das diversas ações.

Além da orientação para os voluntários que irão participar da Virada Sustentável, a FEAC também compõe o evento com a realização do Urbanizarte, ação que reúne diversas atividades culturais, esportivas e de entretenimento com o objetivo de fortalecer vínculos e incentivar o uso de espaços públicos em comunidades. O Urbanizarte acontece no dia 13 de abril, das 13h às 17h, na Vila Olímpia.

Motiva direcionado

O Motiva a Virar faz parte das formações temáticas de uma série de encontros para voluntários que a FEAC já realiza, em geral, bimensalmente. Segundo Marcela Doni, a ideia é que os encontros temáticos qualifiquem ainda mais a formação oferecida a quem pretende desenvolver trabalho voluntário.

 

“Um dos benefícios para o voluntário é o enriquecimento do aprendizado e a possibilidade de inovar seu trabalho, já que a ação terá ainda mais impacto social com uma formação mais direcionada”, explicou Marcela.

 

O Motiva (Mobilização, orientação, treinamento e incentivo a voluntários) é um dos projetos do Programa Cidadania Ativa, uma iniciativa da Fundação FEAC que investe em mobilização e engajamento de todos, com objetivo de energizar a sociedade para agir na superação dos seus desafios e promover o bem-estar social.

 

Saiba mais: www.feac.org.br/motiva

https://www.viradasustentavel.org.br/conteudos/campinas.html