(Por Laura Gonçalves Sucena)

Apresentações culturais, oficinas e diversas atividades gratuitas promovidas pela ação UrbanizARTE, iniciativa do Programa FEAC Arte e Cultura da Fundação FEAC, agitaram a tarde do último sábado, 19. A Escola Estadual Professor João Fiorello Reginato, localizada no bairro Padre Anchieta, distrito Nova Aparecida, em Campinas/SP, recebeu famílias e membros da comunidade local que aproveitaram o momento de integração e confraternização.

No clima descontraído, o pessoal aproveitou as diversas oficinas e prestigiou as apresentações de hip hop, música e danças. “Hoje o dia não estava muito bom para sair de casa por causa da chuva, mas acho que nem isso atrapalhou. Nosso bairro não oferece muitas atividades de lazer então, quando acontece alguma coisa diferente, temos que aproveitar. É nosso bairro e a gente tem que dar valor para ele”, falou a dona de casa Maria Aparecida Alves, que estava acompanhada da família.

As amigas Amanda Tola e Jaqueline Camargo, de 17 anos, aproveitaram cada minuto da tarde chuvosa. “A gente precisa disso porque aqui no bairro não tem muito lugar para ir. Estamos gostando bastante e é bom porque encontramos amigos, passeamos e ainda vamos fazer uma oficina”, falaram.

A ação UrbanizARTE também contou com o apoio de diversos parceiros, como Associação Beneficente Semear, CPTI – Centro Promocional Tia Ileide, CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, DAS – Distrito de Assistência Social Norte, Centro Cultural Maria Monteiro, Ação Forte, Firma Casa, Habra Caritatis, LookUp Skate, Boxe e Cidadania, centros de saúde e escolas estaduais dos bairros da região.

Telma Severo, presidente da Habra Caritatis, elogiou a iniciativa que promoveu o fortalecimento de vínculos. “Acredito que esse tipo de ação fortalece nosso território e nos dá a oportunidade de conhecer e trocar experiências com outras instituições da nossa região. Está sendo muito produtivo participar dessa ação com nossa oficina de leitura e jogos”, ressaltou.

Para o subprefeito do Distrito de Nova Aparecida, Antonio Carlos da Silva, a ação garante cultura, arte e esporte para a população. “É importante que os moradores da região fiquem em seus bairros e aproveitem o que há de bom em suas comunidades. Por isso, esse movimento é tão importante”, garantiu.

Tom Riscarolli, arte educador da Fundação Irmã Ruth, e responsável pela oficina de artesanato, também acredita no fortalecimento de vínculos com a comunidade. “Essa ação favorece vivências e é disso que precisamos. É um momento de integração e de diversão”, constatou.

Cidadania e arte

Durante toda a tarde, a comunidade teve a oportunidade de participar de diversas oficinas, como zumba, hip hop, leitura, artesanato e grafite. “Estou gostando muito das oficinas. Ter atividades de lazer gratuita aqui no bairro é muito bom e precisamos aproveitar essas oportunidades. Hoje eu vim e trouxe meus filhos que também estão adorando”, falou a comerciante Lindaura Alves.

A programação também contou com apresentações de música, circo e flash mob e participação do Centro de Voluntariado da Fundação FEAC. Representantes do programa Seja Digital, do Governo Federal, e do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS Vila Réggio) estiveram no local para realizar atendimento à população.

Segundo a assessora social do Departamento de Assistência Social (DAS) da Fundação FEAC, Carla Nascimento, a região Norte de Campinas é muito rica em movimentos culturais e artísticos. “A proposta do UrbanizARTE visa potencializar de forma integrada essas ações da região. Queremos proporcionar a convivência entre diversos públicos, o protagonismo das organizações, movimentos, grupos populares e associações, e a articulação da rede local, a fim de potencializar e qualificar a oferta de manifestações artísticas, culturais e esportivas no território”, completou.

A ação UrbanizARTE ainda visa a cidadania ativa e a divulgação do trabalho das instituições locais que desenvolvem iniciativas e ações de arte, cultura e esportes. A ideia é envolver a comunidade nos assuntos que dizem respeito ao seu território, tornando-a participativa e gerando apropriação dos espaço e serviços locais.

Para o vice-diretor da Escola Estadual Roberto Marinho, Reinado Pineiro, a proposta do UrbanizARTE foi aceita de braços abertos pelas instituições e escolas da região. “Ficamos muito felizes em participar dessa ação, principalmente porque temos carência desses eventos na nossa comunidade. Hoje o dia é especial para todos os participantes”, garantiu.

 

UrbanizARTE

O UrbanizARTE é uma ação do Programa FEAC Arte e Cultura que, em 2017, prioriza sua atuação nos territórios buscando incentivar e divulgar o trabalho das organizações da sociedade civil que desenvolvem ações de arte, cultura e esportes como estratégias meio para atendimento aos objetivos do serviço executado nas políticas públicas de Assistência Social, Saúde e Educação.

Ao logo do ano, serão promovidas intervenções UrbanizARTE nas cinco macrorregiões de Campinas. Duas delas já foram contempladas: Campo Belo, região Sul de Campinas em 03 de junho e Padre Anchieta, distrito Nova Aparecida, região Norte no sábado último, 19 de agosto.

FEAC Arte e Cultura é um programa da Fundação FEAC, desenvolvido pelo Departamento de Assistência Social, que tem como premissa valorizar e fomentar o desenvolvimento de ações socioculturais e esportivas como estratégia de convivência e fortalecimento de vínculos, enquanto direito fundamental de todos os cidadãos.

 

Saiba mais: www.feac.org.br/feac-arte-cultura