Com o tema “Jovens que transformam realidades”, a 22ª edição do Prêmio FEAC de Jornalismo pretende reconhecer os profissionais da imprensa de Campinas e Região Metropolitana de Campinas (RMC) que produzirem trabalhos jornalísticos que exponham, descrevam e deem visibilidade para histórias de vida de jovens (segundo a Constituição Federal, pessoas entre 15 e 29 anos) que sejam protagonistas de suas próprias vidas e das comunidades onde estão inseridos. É importante que os produtos jornalísticos explorem ainda as experiências, projetos, programas, dentre outras iniciativas, vivenciados por jovens que sejam referência para outros jovens. Os relatos devem ressaltar conquistas, potenciais, sonhos, anseios, realidades, dificuldades, desafios e, especialmente, histórias de empoderamento que geraram transformações na realidade do jovem e/ou do meio em que ele está inserido – comunidade, escola, família, coletivos, grupo de amigos, entre outros.
Os produtos jornalísticos devem dar voz aos jovens e estimular na sociedade a ativa e legítima participação desse público nos debates de questões que são de seu interesse, valorizando que a construção de soluções não deve ser construída para os jovens, mas com e entre os jovens. A vitalidade e inquietude juvenil devem ser exploradas para a construção de mudanças significativas na sociedade.
As juventudes são muitas – cada ser é integral e individual – e possuem diversidades culturais, sociais e étnico-raciais, com diferentes olhares, visões de mundo, possibilidades de acesso e necessidades.
“Não existe, a priori, apenas uma juventude, mas diversas e de diferentes contextos, não se limitando, portanto, a uma fase da vida, mas sim oriunda de uma construção social, cultural, emocional, política e econômica”.
(Dayrell, J. T. (2007). A escola “faz” as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educação e Sociedade).
A temática é um dos eixos de investimento da Fundação FEAC que desenvolve oPrograma Juventudes, iniciativa que investe na criação de espaços de participação e aprendizado social, autogeridos por jovens, com o intuito de incentivar a participação social propositiva e engajada com o desenvolvimento humano. O Programa promove a participação juvenil, incentivando a valorização da opinião dos jovens nas questões que lhes afetam individual e coletivamente.
Saiba mais: https://www.feac.org.br/juventudes/
O Prêmio FEAC de Jornalismo é uma iniciativa de reconhecimento do papel fundamental da imprensa para o desenvolvimento social.
O objetivo central é contribuir com a valorização da função social do jornalismo que assume contornos de serviço público e fornece para a sociedade informações essenciais para o pleno exercício da cidadania.
Neste sentido, o prêmio busca incentivar e evidenciar os esforços dos profissionais de imprensa e dos meios de comunicação em abordar pautas sociais relevantes.
Os trabalhos concorrentes destacam temáticas anualmente definidas. São temas relacionados aos desafios sociais que se apresentam cotidianamente para a sociedade e que, ao serem evidenciados pela imprensa, passam a receber atenção da população e integrar o debate público.
Profissionais de veículos de comunicação da Região Metropolitana de Campinas (RMC):
Americana, Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra,
Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa,
Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara d’Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.
Não perca nenhum detalhe da 22ª edição do Prêmio FEAC de Jornalismo.
Fique atento ao regulamento e acompanhe todas as etapas.
Inscreva seu trabalho e fique na torcida.
1) REGULAMENTO
Conheça AQUI as regras do 22º Prêmio FEAC de Jornalismo
2) CATEGORIAS
Fotojornalismo, Jornalismo on-line, Televisão, Rádio e Mídia impressa
3) TRABALHOS
Poderão concorrer os trabalhos publicados/divulgados no período de 10/10/18 a 21/10/19
4) INSCREVA-SE
Inscreva-se AQUI até 25 de outubro
5) DIVULGAÇÃO
Os finalistas serão conhecidos dia 30 de novembro aqui na página
6) CERIMÔNIA
A cerimônia de premiação será dia 05 de dezembro