Adolescentes de Campinas interessados em aprender a tocar um instrumento musical, sem gastar nada, têm à disposição o “Projeto Primeira Nota”, uma parceria entre a Prefeitura de Campinas e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). As aulas são ministradas no Centro Escolar de Música Manoel José Gomes (Cemmaneco), na Vila Marieta, e acontecem duas vezes por semana, sempre no período noturno. Podem participar estudantes com idade entre 11 e 14 anos.
Flauta transversal, percussão, clarinete, saxofone, trompa, bombardino, tuba, trompete, trombone, violino, viola erudita, violoncelo e contrabaixo acústico são as opções do “Primeira Nota”. E detalhe: não é preciso comprar o instrumento. Eles são oferecidos aos estudantes para as atividades desenvolvidas no projeto.
As aulas são coletivas – os grupos podem variar entre oito e 35 alunos. E  a duração do aprendizado também varia. Por exemplo, no laboratório musical, durante uma hora, os estudantes têm aulas teóricas e práticas. Nas aulas de instrumentos, um professor ensina durante 45 minutos as técnicas específicas. Já na prática instrumental, eles se dedicam aos estudos por 45 minutos com os demais estudantes, pois é forma de aprenderem a tocar em conjunto.
Para a diretora da Escola de Música, Leila Sarubi, esse formato de ensino, respeitando as três categorias, só traz benefícios aos aprendizes. “É uma metodologia que desenvolve além dos saberes musicais. Proporcionamos o convívio em grupo, que implica na divisão de tarefas, companheirismo e solidariedade. É oferecer mais do que uma aula de música, é permitir que os alunos exerçam a cidadania”, avaliou.
Independentemente das aulas coletivas, o “Projeto Primeira Nota” estimula os músicos a estudarem individualmente, em salas e horários específicos, que podem ser agendados. Mesmo sozinhos, estão sempre sob supervisão.
Quem se interessar, pode fazer a matrícula em qualquer período do ano, desde que haja disponibilidade de vagas. O cadastro de interesse por matrículas pode ser feito na própria escola Rua Dr. Betim, 520, Vila Marieta, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, ou pelo site http://www.campinas.sp.gov.br/primeira-nota. Para a efetivação da matrícula, é preciso levar comprovante de matrícula escolar e de endereço, documento de identificação (dos alunos e dos pais) e duas fotos 3 x 4. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada da inscrição.
Mais informações pelo telefone (19) 3235-2051.