
O Programa Primeira Infância em Foco da Fundação FEAC investe em iniciativas voltadas para assegurar que todas as crianças tenham desenvolvimento adequado à sua faixa etária.
A primeira infância é o período que vai da concepção até os 6 anos de idade. Nessa etapa, as interações e experiências vivenciadas pelas crianças influenciam a arquitetura do cérebro e, consequentemente, seu desenvolvimento ao longo da vida. Para que esse desenvolvimento seja adequado e a criança cresça com segurança, independência e autonomia, são fundamentais vínculos saudáveis e estímulos qualificados.
Por isso, é necessário proteger as crianças de experiências negativas associadas a negligência, maus-tratos, abandono, doenças, entre outras. Essas experiências, quando vivenciadas de forma recorrente, são responsáveis pelo chamado estresse tóxico, que impacta significativamente o desenvolvimento da criança.
O programa apoia projetos que, de forma planejada e intencional, estimulam as crianças a vivenciar experiências significativas para o desenvolvimento saudável – processo que se dá principalmente por meio do brincar.
Também incentiva a construção de espaços seguros, estimulantes, desafiadores e acolhedores, assim como a efetivação de políticas públicas articuladas que priorizem os direitos da criança ao pleno desenvolvimento.
O Programa Primeira Infância em Foco integra a dimensão de trabalho Empoderando populações vulneráveis da Fundação FEAC.
Fundação FEAC e a primeira infância
A Fundação FEAC investe na primeira infância há muitos anos, por meio de apoios institucionais a organizações de educação infantil e da oferta de formação continuada aos profissionais desses serviços.
Desde 2013 tem intensificado sua ação com o projeto Educação: Conquista Coletiva, que busca ampliar os investimentos técnicos e financeiros nas OSC com serviço de creche em Campinas.
