(Por Camila Mazin)

A Lei nº 13.722, conhecida também como Lei Lucas, determina que professores e funcionários de escolas públicas e privadas, de ensino infantil e básico, estejam capacitados e aptos a prestar primeiros socorros no ambiente escolar. Alinhado a isso, a Fundação FEAC realizou, por meio do Projeto Ponto Org, um treinamento para profissionais que trabalham diretamente com crianças das Organizações da Sociedade Civil que prestam serviços de assistência social e/ou educação, na cidade de Campinas.

Devido à grande procura, o treinamento aconteceu em três dias diferentes, 23 de outubro e 5 e 7 de novembro, para permitir que o maior número de pessoas participasse.  

Os bombeiros tendentes Osmar Nogueira e Tenente Hélio Prisco ministraram o curso de  primeiros socorros à vítimas de engasgamento, convulsão, infarto, queimadura, fratura e traumas. Além da parte teórica, e com o auxílio de bonecos de simulação, houve também um momento de prática no qual os participantes puderam treinar massagem cardíaca, manobra de  Heimlich para casos de engasgamento e imobilização.

No total, 71 pessoas participaram do treinamento. Para Silvania Nascimento, pedagoga da Associação de Educação do Homem de Amanhã – Guardinha – Jovem Aprendiz, de Campinas, que já precisou prestar socorros a uma jovem que passou mal, esse tipo de treinamento é extremamente necessário. “Foi incrível. Me chamou atenção que não teve muitos termos técnicos que pra gente é desconhecido, mas foi muito prático, e isso é muito bom porque conseguimos ter uma dimensão real da situação e estamos preparados para agir”, comentou.

Silvania trabalha há 20 anos na Assistência Social e nunca participou de um treinamento de primeiros socorros. Tanto pra ela quanto para a educadora da Casa Lar do Lar da Criança Feliz, Lucilene de Souza Costa, esse tipo de iniciativa deveria alcançar mais pessoas devido à importância que tem. “Já tive um treinamento desse tipo mas não com essa intensidade como aqui na FEAC. Gostei muito principalmente da parte prática porque consegui vivenciar uma simulação de primeiros socorros”, afirmou.

Para Nathalia Garcia, líder do programa Qualificação da Gestão, a Lei Lucas traz uma importante reflexão sobre a falta de treinamentos de primeiros socorros. “Sabemos da importância de ter profissionais capacitados para prestar socorros, mas, muitas vezes, isso acaba não sendo prioridade. Quando acontece uma queda, um acidente, um trauma ou até mesmo um engasgamento, ter uma pessoa que saiba como agir pode resultar no salvamento de uma vida. A demanda por este tipo de treinamento é grande, principalmente com a lei em vigor, mas as organizações têm dificuldades para conseguir de forma gratuita. Compreendendo essas questões, o Ponto Org ofereceu esse treinamento gratuito com carga horária de 8 horas, com certificado, para todos os profissionais de OSC que se interessassem.”    

A Lei 13.722

Sancionada em 04 de outubro de 2018, a Lei torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil.

A Lei foi inspirada no caso do menino Lucas, de apenas 10 anos de idade, cadeirante, que morreu engasgado durante o lanche enquanto participava de uma excursão escolar. Infelizmente, nenhum representante da escola presente tinha preparo e conhecimento em primeiros socorros. Hoje, a Lei 13.722, é também popularmente conhecida como Lei Lucas.

Qualificação da Gestão das OSC

O Programa Qualificação da Gestão é uma iniciativa da Fundação FEAC que investe para que Organizações da Sociedade Civil adotem boas práticas com objetivo de operarem de forma autônoma, com processos de gestão eficientes, conformidade, regularidade e, principalmente, impacto social significativo.

Informações:

https://www.feac.org.br/qualificacaodagestao/