Programa Cidadania e Impacto Socia_nova

Programa Cidadania e Impacto Socia_nova2023-08-10T11:02:23-03:00

Sobre o Programa

O programa promove, a partir do fortalecimento das Organizações da Sociedade Civil, da mobilização e do engajamento social,  a cidadania ativa, o voluntariado e a participação social, a articulação de parcerias com empresas, governo e instituições de referência, estimulando a cooperação para superação das vulnerabilidades sociais e a construção de uma sociedade mais solidária, justa e inclusiva.

O propósito do Programa é incentivar os diversos atores da sociedade a atuarem em parcerias para a superação das vulnerabilidades que atingem uma parcela significativa da população de Campinas com a promoção de transformações sociais efetivas. Com essa meta no horizonte, o Programa apoia a implementação de projetos e ações para lidar com os desafios dos três eixos de atuação.

 

Os eixos do Programa

Fortalecimento de Organizações da Sociedade Civil (OSC)
Prepara as OSC, por meio de formações, mentorias, estabelecimento de redes e investimentos, para que tenham mais condições e oportunidades de protagonismo, adotem as melhores práticas de gestão e processos eficientes que garantam sustentabilidade e autonomia técnica e financeira, ampliando os impactos positivos nos territórios em que atuam.
Engajamento de pessoas
Mobiliza a sociedade para as causas sociais por meio de iniciativas que estimulam a cultura de doação, o voluntariado e a participação social ativa da sociedade nos espaços de controle social, fomentando a cidadania e a construção coletiva de soluções de impacto.
Parcerias estratégicas
Estabelece parceria com empresas, outras fundações e institutos e com o poder público, com o propósito de potencializar a atuação junto aos públicos e temáticas foco da Fundação FEAC, ampliando assim a transformação social nas comunidades.

 No primeiro eixo, voltado a fortalecer a governança efetiva, a gestão eficiente e a sustentabilidade técnica e financeira das Organizações da Sociedade Civil, são três os desafios. O primeiro é ajudar as OSC a consolidarem uma gestão participativa, comprometida e com domínio das causas institucionais, bem como uma governança pautada por valores, princípios éticos e diretrizes que garantam eficiência, diversidade e equidade. O segundo se refere a processos administrativo, contábil, financeiro, jurídico e de comunicação que sejam autônomos e assertivos; estratégias de atuação pautadas por causas, posicionamentos claros e ênfase em resultados; e a incorporação de novas tecnologias sociais para o enfrentamento das vulnerabilidades. E, por fim, o Programa procura colaborar para que as OSC tenham alternativa de geração de recursos próprios e parcerias de longa duração que garantam maior autonomia no cumprimento de tal missão institucional.

A mobilização de cidadãos cooperando na superação dos desafios sociais e participando em espaços de controle social, encampada pelo segundo eixo, envolve dois caminhos igualmente desafiadores: fomentar a atuação voluntária e comprometida para potencializar projetos e ações sociais; e estimular e fortalecer uma cultura de doação, favorecendo as ações da sociedade civil. Outras iniciativas desse eixo também trabalham para criar comunidades locais ativas e protagonistas na conquista de direitos.

No terceiro eixo, cujo objetivo é estimular a transformação social a partir de parcerias, o Programa busca envolver instituições e empresas visando ampliar o investimento social privado e engajar o voluntariado corporativo para potencializar projetos e ações promovidos pela FEAC e pelas OSC parceiras.

Nossa atuação

Organizações da Sociedade Civil (OSC), pessoas físicas, empresas e instituições

No eixo do Fortalecimento de OSC, os projetos são direcionados às Organizações da Sociedade Civil de Campinas e ao público que atua na gestão dessas instituições.

Eixos de atuação e públicos atendidos

No eixo de Engajamento de pessoas, o público-alvo é a sociedade civil como um todocom o intuito de fomentar cidadania e mobilização social. Neste eixo são contemplados projetos com foco nas lideranças, grupos e movimentos que atuam nas causas dos territórios, projetos que estimulam o voluntariado, a construção de soluções para os territórios e que fomentam a cultura de doação e da solidariedade.

Já no terceiro eixo, o de Parcerias estratégias, as ações são voltadas ao engajamento das empresas, outras fundações e institutos e poder público, com o intuito de ampliar e fortalecer o investimento social.

Últimas notícias

Ir ao Topo