Programa Fortalecimento de Vínculo_nova

Programa Fortalecimento de Vínculo_nova2023-08-10T10:50:17-03:00

Sobre o Programa

O Programa reforça os vínculos sociais protetivos, impulsionando o dinamismo econômico local e fortalecendo a convivência comunitária saudável, como forma de reduzir situações e riscos que ampliam as vulnerabilidades.

Para isso, apoia ações que promovam o pleno desenvolvimento humano na perspectiva de construção de um percurso de vida com oportunidades e liberdade de escolha para todos os públicos. Esse conjunto de esforços se integra para trazer resolutividade e efetividade na atuação das redes de proteção nas esferas públicas, privadas e comunitárias, e para fomentar estratégias de dinamismo econômico, fortalecendo e impulsionando o pertencimento e as identidades locais.

 

Os eixos do Programa

Promoção de convivência e vínculos
Neste eixo, a atuação é focada no resgate e na promoção e ampliação de ações de convivência familiar e comunitária. Ressignificar os vínculos e as relações e fortalecer as redes protetivas nos territórios apoia o desenvolvimento individual e coletivo e valoriza iniciativas locais de identidade e pertencimento.
Geração de vínculos territoriais
O foco deste eixo parte da compreensão dos desafios enfrentados pela população local para usufruir, se apropriar e gerar oportunidades para o estímulo às suas potencialidades, a partir da valorização dos vínculos individuais com o território. As iniciativas culturais, esportivas e de cidadania, bem como a promoção do dinamismo econômico desempenham papel primordial no fortalecimento do tecido social do território.
Prevenção ao agravamento das vulnerabilidades sociais
Este eixo, oportuniza a identificação e incidência, de forma coletiva e ágil, em questões emergenciais que agravem a situação de vulnerabilidade nos territórios.

 

Os objetivos estratégicos do programa visam a promoção de convivência e vínculos familiares e territoriais e contribuir com a redução das vulnerabilidades sociais.

No eixo de Promoção de convivência e vínculos, para atingir o objetivo de ter indivíduos e famílias com autonomia no exercício de seus direitos e em convívio familiar e comunitário saudáveis assegurados, é necessário superar desafios relacionados às ofertas de convivência familiar e comunitária que fortaleçam laços positivos de parentalidade e pertencimento e de implementação de soluções responsivas para superação de demandas sociais identificadas.

No eixo de Geração de vínculos territoriais, para viabilizar iniciativas culturais, esportivas e sociais como agregadoras e promotoras de vínculos territoriais é necessária a criação de ações coletivas permanentes de cultura, esporte e de cidadania que ampliem as relações de convivência comunitária e o sentimento de pertencimento. Para consolidar espaços públicos com função social assegurada, o desafio central é a (re)qualificação desses espaços e sua apropriação pela comunidade. Por fim, para a promoção de um tecido social fortalecido por estratégias de dinamismo econômico, o principal desafio é a oferta qualificada de apoio técnico e financeiro a iniciativas de inclusão produtivas para acesso ao trabalho e renda dignos e estáveis, seja por meio de empreendedorismo ou empregabilidade.

O eixo Prevenção ao agravamento das vulnerabilidades sociais tem como principal objetivo promover a resolutividade e efetividade das redes de proteção na prevenção ao agravamento das vulnerabilidades sociais das famílias e indivíduos, tendo como desafios a serem enfrentados a responsividade e a atuação coletiva para mitigação de demandas emergenciais, e a existência de redes de proteção eficientes e com postura ativa na prevenção de vulnerabilidades relacionais.

Nossa atuação

Indivíduos e famílias a uma condição de vulnerabilidade social

Diversas situações levam indivíduos e famílias a uma condição de vulnerabilidade social, que compromete o acesso a oportunidades e direitos sociais essenciais para o seu pleno desenvolvimento e para o fortalecimento do tecido social.

Atuação articulada

O Programa tem atuação articulada com diversos atores e com as redes de proteção a partir do envolvimento das organizações da sociedade civil em seus entornos. Esse conhecimento e lugar de referência, que parte de uma escuta e proximidade aos diversos públicos que experienciam o território, permite compreender os desafios e propor soluções adequadas e intergeracionais a essas realidades, fomentando maior reconhecimento e efetividade na implantação dos projetos executados. 

Últimas notícias

Ir ao Topo