A Fundação FEAC tem como missão a promoção humana, a assistência e o bem-estar social, com prioridade à criança e ao adolescente, em Campinas. Para alcançar esses objetivos, concentra sua ação socioeducativa em três dimensões, que reúnem dez linhas programáticas.

Cada uma dessas linhas adota um conjunto específico de estratégias para incentivar e apoiar organizações da sociedade civil, movimentos sociais, grupos populares e cidadãos a desenvolver projetos voltados para a redução da pobreza e outras vulnerabilidades e riscos sociais.

Empoderando populações vulneráveis

Na dimensão Empoderando populações vulneráveis, os programas investem em iniciativas que buscam promover o processo de crescimento, construção de identidade, educação, participação social e exercício da cidadania de pessoas em situação de risco social.

Essa dimensão inclui seis áreas programáticas da FEAC: Acolhimento Afetivo; Educação; Enfrentamento a Violências; Juventudes; Mobilização para Autonomia; e Primeira Infância em Foco.

Potencializando territórios vulneráveis

Na dimensão Potencializando territórios vulneráveis e fortalecendo conexões, o foco dos programas é apoiar projetos que estimulem a articulação de lideranças e equipamentos das comunidades para que seus próprios moradores desenvolvam coletivamente soluções para os problemas locais.

Fazem parte dessa dimensão dois programas da FEAC: Desenvolvimento Territorial e Fortalecimento de Vínculos.

Impulsionando organizações

Na dimensão Impulsionando organizações, empresas e pessoas pelas causas sociais, os programas têm como objetivo a qualificação e a capacitação de organizações do terceiro setor, movimentos sociais e espaços de controle social das políticas públicas. Também atuam para a mobilização de empresas e outros atores da sociedade civil para investir em iniciativas de impacto social.

Nessa dimensão estão dois programas da FEAC: Cidadania Ativa e Qualificação da Gestão de OSC.

Assim, os programas mantidos pela Fundação FEAC envolvem iniciativas de assistência e desenvolvimento social, protagonismo juvenil, cidadania ativa, desenvolvimento da primeira infância, educação pública de qualidade e inclusão de pessoas com deficiência. Também abrangem serviços de assessoramento técnico, administrativo e financeiro para o fortalecimento dos movimentos sociais e das organizações da sociedade civil, de forma gratuita, continuada, permanente e planejada.

Quem são as pessoas atendidas pela FEAC