Potencializar territórios vulneráveis e fortalecer conexões significa articular as lideranças e os equipamentos das comunidades para que suas populações encontrem soluções para os problemas locais de forma coletiva. É consolidar as redes comunitárias já existentes e estimular novas uniões com o propósito de desenvolver estratégias de prevenção e intervenção em situações de vulnerabilidade, visando ao desenvolvimento humano.

Nessa dimensão, a Fundação FEAC mantém dois programas: Desenvolvimento Territorial e Fortalecimento de Vínculos. Ambos apoiam a realização de projetos com foco na valorização dos territórios e no estímulo à convivência comunitária.

Imagem como garoto sorrindo em primeiro plano e o texto As três dimensões do trabalho da Fundação FEAC

Empoderamos pessoas Potencializamos territórios Impulsionamos organizações

Desenvolvimento Territorial

O Programa Desenvolvimento Territorial investe em iniciativas que fomentam a mobilização comunitária com o objetivo de transformar os territórios, tornando-os mais inclusivos e sustentáveis.

Por meio de projetos organizados e protagonizados por grupos, líderes locais e organizações sociais de base, busca valorizar os potenciais locais e estimular o protagonismo da população na melhoria das condições de vida da sua comunidade.

Fortalecimento de Vínculos

O Programa Fortalecimento de Vínculos promove iniciativas baseadas em atividades integradas de cultura, esporte e cidadania para todos os públicos. Dessa forma, incentiva a identidade, o pertencimento, a integração dos equipamentos locais, a socialização e a convivência comunitária.

O objetivo é prevenir o agravamento das vulnerabilidades e ampliar a rede de proteção social por meio do reforço aos vínculos familiares e comunitários.

Dados 2021 Potencializando territórios vulneráveis

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Os programas da Fundação FEAC estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que propõem formas de solucionar os principais problemas econômicos, sociais e ambientais do mundo atual.

Logotipo do Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)Logotipo do ODS 1: Erradicação da pobrezaLogotipo do ODS 11: Redução das desigualdadesLogotipo do ODS 11: Cidades e comunidades sustentáveis

Na dimensão Potencializando territórios vulneráveis e fortalecendo conexões, os programas relacionam-se aos seguintes ODS: