Você já se perguntou o que acontece com meninos e meninas, prestes a completar 18 anos, que vivem em abrigos e que não tiveram a chance de retornar às suas famílias de origem ou de serem adotados? Nesse período que antecede a vida adulta é preciso contar com alguém que possa dar apoio, afeto e segurança, e daí surge o Projeto Trilhar.
Iniciativa da Associação de Educação do Homem de Amanhã (AEDHA) – Guardinha, do Instituto Fazendo História, de São Paulo/SP, da Fundação FEAC e de outros parceiros institucionais preocupados com essa realidade, o Trilhar busca mentores, como pessoas de referência para os adolescentes, que possam fazer a diferença na vida desses jovens que precisam buscar um lugar no mundo. O Trilhar é um projeto do Programa Acolhimento Afetivo da Fundação FEAC.
Para fazer acontecer, o projeto irá conectar mentores voluntários dispostos a contribuir com adolescentes entre 15 e 17 anos, em processo de desligamento da instituição de acolhimento para uma nova fase de vida autônoma e independente. A contribuição esperada deve permitir aos jovens a elaboração e o desenvolvimento de projetos de vida saudáveis e seguros.
O Trilhar atua no acompanhamento desses mentores voluntários para prepará-los em sua relação com os adolescentes e os serviços de acolhimento. Por sua vez, os adolescentes também serão preparados para a aproximação com os mentores que se dará por meio de encontros individuais e em grupos. A partir daí a equipe do projeto acompanhará esse processo para que essa relação se estabeleça de forma positiva e duradoura.
Os interessados em conhecer o Trilhar e se engajar nesse projeto como mentor voluntário terão a oportunidade de participar de encontros que a Guardinha irá realizar dias 31 de julho e 15 de agosto, a partir das 19h, na sede da instituição, localizada à Avenida das Amoreiras, 165, Parque Itália, Campinas/SP. Nestes encontros serão esclarecidas todas as dúvidas dos potenciais mentores, basta marcar presença em uma das datas mediante inscrição pelo site https://www.feac.org.br/inscricoes-trilhar/
Campanha digital
Diversas peças publicitárias foram criadas para divulgar o Trilhar. A comunicação, em diversas plataformas, abrange as redes sociais e site da Fundação FEAC e de parceiros. Os conteúdos são apresentados em diferentes formatos evidenciando a temática do projeto através de testemunhos de pessoas que se tornaram referência afetiva para jovens na capital paulista. Os depoimentos são de voluntários do Grupo Nós, projeto do Instituto Fazendo História que inspirou o Trilhar.
Todo material pode ser conferido no site https://www.feac.org.br/trilhar/ e no Facebook https://www.facebook.com/fundacaofeac/
Programa Acolhimento Afetivo
O Programa Acolhimento Afetivo é uma iniciativa da Fundação FEAC que investe no bem-estar e proteção das crianças, adolescentes, adultos e idosos em situação de acolhimento. Tem como objetivo garantir espaços de construção de identidade e cidadania plena, ampliando as redes individuais de vínculos familiares e sociais protetivos.
Mais Informações:
https://www.feac.org.br/trilhar/
[email protected]
(19) 3794.3511