Programa Qualificação da Gestão de OSC2021-08-10T18:09:54-03:00

A relevância das organizações da sociedade civil está diretamente associada à sua capacidade de fazer frente a complexos desafios sociais, cujas soluções exigem mais do que boas intenções. Vontade de ajudar o próximo e habilidade de mobilizar recursos são apenas o ponto de partida desse percurso.

As OSC devem se posicionar como articuladoras do processo de transformação social, buscando, de forma objetiva, apresentar resultados mensuráveis e impactos positivos e duradouros. Por essa razão, o Programa Qualificação da Gestão de OSC da Fundação FEAC estimula que essas organizações adotem boas práticas para operar de forma autônoma, com processos de gestão eficientes, conformidade, regularidade e, principalmente, impacto social significativo.

Logotipo do Programa Qualificação da Gestão de OSC, da Fundação FEACPara isso, busca fazer com que essas organizações reflitam sobre seus propósitos, práticas e efetividade. Incentiva ainda a avaliação continuada das estratégias adotadas pelas organizações a partir do que é preconizado em suas respectivas missões.

A Fundação FEAC investe em lideranças positivas para que atuem como empreendedores sociais, desenvolvendo e implantando soluções que promovam o bem-estar e o desenvolvimento social.

O Programa Qualificação da Gestão integra a dimensão de trabalho Impulsionando organizações, empresas e pessoas pelas causas sociais da Fundação FEAC.

Fundação FEAC e a gestão das OSC

Em sua trajetória, a Fundação FEAC sempre teve como um dos pilares de atuação a qualificação da gestão e da operação das organizações.

Realizou múltiplas iniciativas nesse sentido, com diversos formatos, desde sua criação.

  • Tornar as organizações da sociedade civil capazes de propor, desenhar, testar, implantar e escalar soluções geradoras de impacto social positivo e duradouro.
  • Desenvolver capacidade organizacional.
  • Reconhecer e disseminar boas práticas.
  • Incentivar a inovação social.
  • Promover a cultura institucional de monitoramento, avaliação e aprendizado contínuos, sistêmicos e cíclicos.
  • Fazer com que as OSC se consolidem e sejam reconhecidas pela comunidade local como geradoras de desenvolvimento social.
  • Inspirar líderes sociais a serem críticos, articuladores, capazes de mobilizar recursos e engajar pessoas para uma causa.
  • Estimular as OSC a terem clareza de propósito, foco no impacto e na construção de legado.
  • Incentivar a adoção de processos estruturados e robustos de governança e transparência.
  • Promover a universalização dos mecanismos de sustentabilidade baseados na responsabilidade e na ética das práticas de gestão.
  • Fomentar oportunidades de desenvolvimento do terceiro setor em Campinas.
  • Estimular o empreendedorismo social.
  • Motivar a formação e a estruturação de coletivos, movimentos e outros modelos de atuação da sociedade civil organizada.
  • Apoiar a atuação articulada entre as OSC.
  • Ampliar e intensificar projetos e iniciativas nas áreas de vulnerabilidade e risco social.

Gerir
Promoção de uma gestão eficiente e focada em resultados nas organizações participantes do projeto.


Gerir Estratégico
Promoção da atuação sustentável, efetiva e ampliada das organizações participantes em iniciativas de impacto social positivo.


Ponto Org
Oferta de informações relevantes para a qualificação da atuação das organizações participantes.


Incubadora de OSC
Fomento a novas organizações do terceiro setor e atividades qualificadas para ampliar o atendimento em regiões de vulnerabilidade e escassez de serviços.


Rodada Social
Capacitação para que as organizações aprendam a transformar ideias em projetos, prospectar e engajar parceiros e mobilizar recursos para suas iniciativas.


Software de Gestão OSC
Incentivo à adoção do software de gestão para que as organizações possam tomar decisões gerenciais estratégicas com agilidade e baseada em dados que garantam sua sustentabilidade e seu crescimento.


Renova CEBAS
Capacitação para que as organizações operem em conformidade com a legislação vigente.


Curso de gestão (concluído)
Qualificação da gestão das organizações da sociedade civil.


Seminários (concluído)
Série de seminários que abordou temas relevantes e atuais para as organizações, como governança e planejamento estratégico no terceiro setor.


Parcerias

Área de atuação do Programa Qualificação da Gestão de OSC

Ir ao Topo