Os trabalhos socioeducativos da FEAC passam a ser apresentados de uma nova forma, com a criação de três dimensões sob as quais seus programas e projetos se organizam: Empoderando populações vulneráveis; Potencializando territórios vulneráveis; Fortalecendo conexões e Impulsionando organizações, empresas e pessoas pelas causas sociais.
Lançamento de ação para distribuir cartões alimentação durante um período de cinco meses a 5 mil famílias mais vulneráveis de Campinas, que tiveram sua situação agravada com a pandemia de Covid-19.
Publicação do novo Diagnóstico Socioterritorial de Campinas, que mapeou os bolsões de vulnerabilidade do município, a oferta e a demanda de serviços e os pontos de atenção. Ampliação das parcerias e da atuação colaborativa para aumentar a capilaridade das ações da Fundação.
Reorganização da atuação da Fundação FEAC em programas, baseando as decisões em evidências, diversificando as estratégias de investimento social, ampliando as parcerias e a atuação colaborativa com as organizações de Campinas.
Elaboração de um Diagnóstico Socioterritorial de cada macrorregião de Campinas para qualificar as intervenções da Fundação FEAC no assessoramento aos serviços e usuários dos territórios de Campinas. Criação do Grupo de Ação Voluntária (GAV), com o objetivo de realizar mutirões voluntários em entidades sociais, escolas, locais públicos, entre outros.
Qualificação de processos pedagógicos (plano de ensino, plano de aula, recuperação, avaliação e valores de convivência) que contribuam para uma escola acolhedora, estimulante e eficaz na promoção da aprendizagem.
Apoio às entidades de educação infantil conveniadas à FEAC para estruturar e qualificar iniciativas voltadas à participação.
Difusão e valorização de ações e projetos artístico-culturais, implementados pelas entidades conveniadas para os público interno (colaboradores FEAC) e externo.
Apoio institucional e técnico para projetos de instituições escolares e sociais da cidade de Campinas que tenham como eixos norteadores a educação integral, a centralidade da família, a compreensão do trabalho em rede, o alinhamento com as políticas públicas e a busca da sustentabilidade.
Incubação de iniciativas de criação e desenvolvimento de projetos sociais ligados à prática esportiva, como meio de desenvolvimento integral e de transformação social para crianças e adolescentes, por meio de assessoria sistemática e garantia de participação em práticas esportivas regulares.
Realização de ações voltadas ao fomento à leitura, de modo a incorporar essa prática de forma espontânea e natural no cotidiano das pessoas, promovendo o desenvolvimento humano e cultural e o exercício da cidadania.
Realização de pesquisa de opinião para identificar o perfil, os interesses e as expectativas das comunidades atendidas pela entidade.
Sensibilização e mobilização da sociedade para contribuir com a defesa e a garantia dos direitos à educação pública de qualidade, especialmente na cidade de Campinas.
Ampliação do universo de possibilidades de movimento e expressão, favorecendo a educação e interação social.
Preparação de jovens para o primeiro emprego por meio do desenvolvimento de competências básicas para o ingresso e permanência no mercado de trabalho e exercício da cidadania, estimulando-os a ter uma atitude proativa, autônoma e criativa.
Articulação de redes, em territórios específicos, envolvendo escolas, organizações sociais, poder público e outros recursos, com o objetivo de oferecer vários espaços e alternativas de aprendizagem a crianças e adolescentes.
Fortalecimento da rede de abrigos que acolhem crianças e adolescentes vítimas de variados tipos de violência.
Oferta de refeições balanceadas que previnem a desnutrição.
Oferta de vivência de atividades práticas e teóricas a educadores para que possam enriquecer seu planejamento, bem como qualificar a proposta socioeducativa da entidade e sua ação com os usuários.
Apoio ao programa criado em 1997 pelo Conselho do Comitê da Comunidade Solidária, que tinha por objetivo diminuir o alto índice de pessoas que não sabem ler e escrever no Brasil.
Conscientização dos educadores das entidades participantes sobre a necessidade de investir no potencial dos usuários enquanto sujeitos de direitos e deveres. Promoção do autoconhecimento, da autoestima e da crença em amplas perspectivas de futuro aos usuários das entidades participantes.
Capacitação sistemática de professores para o aprimoramento do ensino em Português e Matemática.
Implantação de projeto de educação baseado na cultura e na ética de amor à vida como forma de preparar os adolescentes das redes públicas de ensino para enfrentar as situações de risco no seu cotidiano.
Fortalecimento, por meio de atividades artísticas e culturais, da autoestima e do protagonismo juvenil, como plataforma de prevenção a situações de risco, como o uso de drogas.
Prática de atividades esportivas, culturais e de lazer voltadas para o desenvolvimento do potencial pessoal e coletivo de crianças e adolescentes.
Preparação de jovens com escolaridade mínima de 6ª série e pertencentes a famílias de baixa renda para os novos desafios da cultura do trabalho, proporcionando condições de autodesenvolvimento a jovens sem acesso a oportunidades.
Prática de atividades esportivas, culturais e de lazer com o objetivo de promover o desenvolvimento do potencial pessoal e coletivo de crianças e adolescentes.
Fortalecimento da ação voluntária em Campinas, sendo um elo entre quem quer realizar um trabalho voluntário e as entidades sociais parceiras da FEAC. Oferta de oportunidades de intercâmbio de experiências e de formação para voluntários e organizações parceiras.
Oferta de embasamento técnico e teórico às instituições que atendem crianças e adolescentes para a organização de brinquedotecas, com brinquedistas treinados e uma metodologia adequada de uso, priorizando o desenvolvimento infantil através do lúdico.
Criação de programa para despertar, motivar e desenvolver as habilidades necessárias nos jovens para buscar uma colocação no mercado de trabalho que lhes ofereça perspectivas de pleno desenvolvimento social.
Lançamento do movimento de mobilização social pela educação, que procurou unir os diversos setores sociais em torno do lema: “Nenhuma criança fora da escola e ensino de qualidade”.
Implantação de Programa de Apoio a Menores em Circunstâncias Especialmente Difíceis na Cidade de Campinas (nome original), em parceria com o BID, voltado para a diminuição no número de crianças e adolescentes em situação de risco nas ruas de Campinas.
Formação de multiplicadores para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e aids.
Elaboração de estudo de custos para instalação e manutenção de equipamentos sociais destinados ao atendimento de crianças de 0 a 4 anos de idade e de crianças e adolescentes de 7 a 14 anos.
Criação de cartão de Natal para as entidades parceiras da FEAC, o que possibilitou a elas estreitar seu relacionamento com a comunidade e gerar receita com a venda.
Financiamento da produção do filme Um raio de luz, que integra o Ano Internacional do Deficiente.
Aquisição de imóvel e investimento para finalização do Hospital Álvaro Ribeiro.
Transformação do Projeto Valorização do Idoso na Comunidade no Programa de Atendimento Integrado à Terceira Idade.
Lançamento do Projeto Oficina de Brinquedos pelo Departamento de Serviço Social da FEAC (construir ou reformar brinquedos para crianças de creches e demais entidades filiadas).
Criação do Projeto Valorização do Idoso na Comunidade em convênio com a Secretaria de Estado da Promoção Social.
Inauguração do Centro de Recuperação de Menores em Campinas (nome original), iniciativa com participação da Fundação FEAC, Febem e Funabem.
Aprofundamento do diagnóstico realizado em 1972 pela Divisão de Defesa Social da FEAC, com objetivo de fortalecer a comunidade.
Formulação do Plano Decenal de Coordenação de Entidades para Promoção do Menor (nome original).
Realização da Semana de Estudos do Problema de Menores da Região de Campinas (nome original do evento).
Ingresso da Fundação FEAC no Serviço Social Voluntário Internacional da Unesco. Foi a primeira instituição brasileira e a segunda da América Latina a fazê-lo.
Fortalecimento das lideranças e auxiliares de coordenação para estimular o exercício da cidadania das mulheres que participam do projeto em suas comunidades. Busca de parcerias para viabilizar a comercialização do artesanato confeccionado pelos grupos. Incentivo à busca de métodos que possibilitem a geração de renda para as participantes e a sustentabilidade para os grupos.
Realização da 1ª Semana do Voluntário em Campinas.
Apoio à articulação da rede de recursos e serviços sociais no município de Campinas, estimulando a atuação integrada e a otimização de resultados para os próprios serviços, usuários e comunidade.
Levantamento de dados sobre a população em situação de rua em Campinas. Atuação a partir de estudos, ações planejadas e envolvimento de diversos setores da comunidade. Nessa época, a FEAC era organizada em quatro áreas: setor de atendimento à família; setor de atendimento a crianças e adolescentes; setor de assistência médica; e setor de assistência em geral, com serviço de amparo à mulher e especializado para dependentes de álcool.
A Fundação FEAC é fundada oficialmente em abril de 1964.