As atividades da Fundação FEAC são financiadas por recursos financeiros próprios, gerados pela administração de seu patrimônio, e por meio de parcerias institucionais com outras organizações e empresas. Em 2021, a Fundação FEAC investiu R$ 28.556.562,68 em seus 10 programas socioeducativos, projetos e campanhas. Veja mais detalhes sobre as atividades do ano no nosso Relatório de Impacto 2021.

Fundos patrimoniais: conceitos e vantagens

Base da filantropia nos Estados Unidos e em outros países, os fundos patrimoniais são ainda pouco conhecidos no Brasil. Eles são caracterizados por um sistema que recebe doações em dinheiro ou bens, e usa os rendimentos desse patrimônio para a manutenção de organizações sociais ou defesa de causas (leia mais sobre eles nesta reportagem).

Entre os exemplos mais famosos em todo o mundo desse tipo de organização estão as fundações Bill & Melinda Gates, Rockefeller, WK Kellogg e Ford. Também as dez principais universidades americanas atuam nesse modelo.

A Fundação FEAC surge em 1964 com o impulso do casal Odila e Lafayette Álvaro, que oferecem em doação à entidade a Fazenda Brandina, na região Leste de Campinas. É da gestão desse patrimônio, em conjunto com seus parceiros imobiliários, que a Fundação FEAC gera os recursos necessários para aplicar em seus programas socioeducacionais.

Uma estrutura robusta de governança e auditorias externas acompanham a gestão dos recursos


Para garantir a melhor administração desses recursos, a FEAC tem uma robusta estrutura de governança, composta por Conselho Curador e Diretoria Executiva, formada por membros voluntários, que acompanham o trabalho das equipes técnica e administrativa. Conta também com auditorias externas que atestam o cumprimento de todas as exigências da legislação em relação à atuação de fundações privadas.

Parcerias: aportes de recursos e de conhecimento

Além dos recursos provenientes da gestão ativa de seu patrimônio, a Fundação FEAC também realiza parcerias com outras fundações, institutos e empresas.

Essa atuação em rede possibilita a ampliação do impacto de seus programas, agregando também novos conhecimentos e experiências.

Investimentos FEAC 2021

 

 

Nossa gestão
Fundação FEAC - Nossa gestão

A Fundação FEAC conta com uma robusta estrutura de governança composta por Conselho Curador e Diretoria Executiva, ambos formados por integrantes voluntários.

Leia mais

Relatórios institucionais acesse aqui
Demonstrações financeiras acesse aqui