(Por Ingrid Vogl)

A Rede de Investidores Sociais (RIS) do Interior Paulista foi oficialmente criada na última quinta-feira, dia 17 de agosto, durante a primeira reunião no auditório da Fundação FEAC que contou com a presença de representantes de diversas empresas, instituições e fundações que desenvolvem projetos sociais nas mais diversificadas áreas.

A RIS do Interior Paulista é coordenada pelas Fundações Educar DPaschoal e FEAC, associadas ao Grupo de Institutos Fundações e Empresas (GIFE) e que dará apoio para a iniciativa. O objetivo é aprofundar e fortalecer temáticas específicas e de interesse comum relacionadas ao investimento social em consonância com as áreas de atuação das instituições participantes.

Leandro Pinheiro, superintendente socioeducativo da Fundação FEAC, abriu a reunião ressaltando a importância da criação da RIS como um canal de diálogo e trocas de experiências entre as diversas instituições que agora formam a Rede. “Estamos entusiasmados para dialogar neste momento propício de trocas sobre desafios em áreas como assistência e sustentabilidade em todos os âmbitos”, disse.

Dinâmica

A primeira reunião da RIS do Interior Paulista foi mediada por Erika Sanchez Saez, gerente de Fomento e Inovação do GIFE, que explicou quais são os processos a serem definidos para as reuniões da Rede, como os focos de interesses comuns, bem como o ritmo que o grupo quer dar para os encontros. “As RIS são espaços dinâmicos e precisam se adaptar as realidades e demandas locais, por isso não existe nenhuma estrutura muito rígida predeterminada, a ideia é que seja de fato uma construção coletiva”, disse Erika.

A dinâmica para a construção dos temas comuns a serem discutidos na RIS teve muito diálogo entre os presentes. Ao fim do encontro, algumas ideias relacionadas aos investimentos sociais dos membros da Rede foram elencadas para serem discutidas com mais profundidade em próximos encontros. Algumas delas são a necessidade das instituições conhecerem melhor o trabalho de cada uma delas; compartilhamento de ações e experiências; engajamento para que haja comunicação dos investimentos sociais, além de fortalecimento e capacitação das entidades de base locais.

Segundo Erika, a partir das ideias que surgiram serão elaborados temas a serem discutidos e votados na próxima reunião, que acontecerá em outubro no Instituto Estre.

Troca de experiências

Paulo Tilkian, presidente da Diretoria Executiva da Fundação FEAC, chamou a atenção para a diversidade de projetos reunidos no primeiro encontro da RIS. As ações apresentadas permeiam áreas como ciências, tecnologia, educação, assistência, arte, esporte, entre outros. “É gratificante ver que a FEAC não está sozinha no setor de projetos sociais. Muitas empresas e instituições buscam colaborar na busca de uma sociedade mais justa e melhor”, afirmou.

O presidente da FEAC elogiou a forma como Erika, representante do GIFE, conduziu a reunião e acredita nos resultados que a Rede deve trazer na área de investimentos sociais na região. “Muitas discussões interessantes surgiram, como por exemplo, entidades que fazem projetos semelhantes em áreas próximas e que podem se complementar. Fiquei bastante empolgado nesse sentido, já que para a FEAC é essencial que haja o relacionamento com outras instituições para que nossa visão seja enriquecida e assim possamos enxergar novas possibilidades de como fazer melhor o que fazemos hoje”, afirmou.

Para Camila Figueiredo, gestora da Fundação Educar DPaschoal, a expectativa para as próximas reuniões é que mais instituições estejam engajadas e que haja o aprofundamento do conhecimento de cada organização, isto é, como cada uma atua socialmente. O objetivo é buscar colaborativamente uma sinergia.

“Apesar da variedade de projetos sociais presentes na Rede, vários temas do investimento social são transversais, como governança, transparência, avaliação, comunicação, medição de impacto, entre outras. É possível, por exemplo, converter discussões para trocas de tecnologias sociais, que facilitam projetos e investimentos. Tem muita coisa para trocar nessa Rede”, apostou Camila.

GIFE

Segundo José Marcelo Zacchi, secretário geral do GIFE, a organização é um espaço de formação, expansão, fortalecimento e da prática da rede de investimento social no país no sentido mais amplo: desde o engajamento da sociedade para doações, até a associação de empresas, fundações e instituições.

O intuito é criar espaços de trocas de fortalecimento em qualquer setor, além de promover esta oportunidade de intercâmbio de ações conjuntas e enriquecedoras. “Conseguir criar espaços de construções com gestão pública dentro da sociedade é o foco e junto a isso, também é possível qualificar as ações individualmente para que haja efetivação do impacto social de cada instituição”, explicou.

Saiba mais sobre o GIFE: http://gife.org.br/