(Por Laura Gonçalves Sucena)

 

Cada vez mais as empresas têm investido em projetos sociais de forma a contribuir com o desenvolvimento social das comunidades em que estão inseridas. Esse foi o caso da Avery Dennison, multinacional norte-americana com filial em Vinhedo/SP, que há 2 anos firmou uma parceria de sucesso com o Centro Socioeducativo Semente Esperança.

 

A parceria teve início durante a Rodada Social, projeto do programa Qualificação da Gestão das OSC da Fundação FEAC, com a apresentação de um projeto de informática desenvolvido com as crianças e adolescentes da instituição. A representante da empresa que conheceu o projeto gostou do que viu e guardou em seu radar a proposta.

 

Segundo Thaís Sacchi Mazolli, analista de comunicação da Avery Dennison, o primeiro contato foi muito rápido, mas bom o suficiente para despertar a curiosidade da empresa. “Na Rodada Social ficamos só alguns minutos com cada instituição e não dá para conhecer tudo, mas sempre tem algo que nos chama a atenção. A Rodada Social é realmente uma iniciativa única e muito importante para aproximar empresas socialmente responsáveis com instituições que fazem a diferença”, comentou.

“Na Rodada, o Semente Esperança fez nossos olhos brilharem quando contaram que utilizavam muitos materiais reciclados e que ainda contavam com um projeto de informática. Isso ficou no nosso radar e quando surgiu uma oportunidade, entramos em contato”, contou Thaís.

Segundo a diretora da instituição, Gabriele Reimer, a participação na Rodada foi com um projeto profissionalizante na área da informática. “A Avery Dennison acabou nos procurando para doar computadores antigos. A  nossa política é aceitar doações sempre, mas ficamos meio confusos porque não sabíamos o estado dos equipamentos e ainda teríamos o custo de ir até Vinhedo pegar os computadores. Mesmo assim acabamos indo, uma vez que o contato havia sido realizado na Rodada”, relatou. 

 

Gabriele conta que aceitar a doação foi abrir as portas para a parceria. A Avery Dennison novamente encontrou em contato para a doação de outros equipamentos bem mais novos e foram a até a instituição fazer a entrega e conhecer o espaço. “Nem acreditamos quando eles chegaram porque estava o departamento todo de Tecnologia da Informação da empresa. Todos os equipamentos que recebemos ainda estão ótimos”, disse.

 

Com o encontro novas parcerias surgiram e um dos colaboradores da empresa acabou sendo voluntário da instituição e realizou algumas palestras, outros acabaram doando materiais para o bazar e muitos ainda fizeram compras. “Percebemos o quanto eles gostaram do nosso trabalho e nesse dia sentimos que iríamos permanecer juntos, de alguma maneira”, contou Gabriele.

 

Novos comprometimentos

 

Com o passar do tempo, Avery Dennison e o Semente Esperança acabaram dando um passo além. “Um dia recebi um telefonema e era o pessoal da Avery falando que havia surgido uma oportunidade para participar de uma seleção de projetos da Fundação da Avery Internacional. O projeto tinha que ser inovador, ficar pronto em poucos dias e ainda estar em inglês. Quase morremos, mas fizemos e contamos com nossos amigos da Avery para transcrevê-lo”, explicou Gabriele.

 

O projeto foi aprovado e a instituição passou a contar com uma verba específica durante dois anos. “A Avery Dennison sempre apostou no social e quando surgiu essa oportunidade não podíamos deixá-los de fora. Participar da seleção dentro da nossa Fundação foi bom para os dois lados, porque nós também ficamos muito felizes com isso. Após eles serem selecionados, nós da Avery Dennison Brasil acompanhamos  o projeto e posso afirmar que está sendo sensacional”, comentou Thaís. .

 

“No ano passado, o Semente Esperança recebeu a visita de duas pessoas responsáveis pela Fundação e elas puderam ver o poder da transformação. É para isso que a Fundação Avery trabalha, para garantir o legado do bem. Ter um mundo mais sustentável. Esse é o melhor caminho!”, garantiu a analista.

 

O projeto

 

A ideia foi inovar e continuar seguindo na área da informática, mas sempre pensando no que os jovens da instituição poderiam gostar. “Fizemos um projeto abrangendo robótica e com isso incluímos também o básico da informática. Inserimos diversos conteúdos para que ele se tornasse atrativo e a ideia foi mostrar aos adolescentes que eles podem inserir conteúdos na rede e não apenas consumir”, contou Alexandre Silva, educador social e responsável pela oficina.

 

Abrangendo crianças e adolescente de 6 a 18 anos, o projeto tem conteúdo que abrange jogos de raciocínio lógico e alfabetização; animação gráfica e pacote Office; robótica e linguagem de programação. A turma ainda participa de palestras com profissionais da área e realizam visitas a feiras, exposições e museus, visando ampliar o repertório cultural e impulsionar a criatividade e a imaginação.

 

Segundo Alexandro Silva, educador social da entidade e responsável pelas oficinas de informáticas, os resultados do projeto, que se encerra este ano, já são visíveis. “Além dos resultados práticos, como a produção de vídeos e animações, os adolescentes agora estão inserindo conteúdos de qualidade na rede e não apenas consumido. Além de todo aprendizado, eles estão se sentindo capazes, pertencentes e apresentam resultados com a comunicação, trabalho em grupo e muito mais”, garantiu.

 

Alex Ferreira, 14 anos, participa das oficinas e garante que está aprendendo muitas coisas. “Já fiz animação e hoje sei fazer edição de imagens. Não podia imaginar que um dia faria um filme, mas fiz e estou gostando muito. Tudo isso é muito diferente e o que eu quero é aprender cada vez mais”, contou.

 

O projeto financiado pela Avery Dennison termina neste 2020, mas a parceria firmada por meio da Rodada Social já está estabelecida. “Conhecemos o trabalho de qualidade que o Semente realizada e de uma forma ou de outra queremos estar por perto porque acreditamos na sustentabilidade e na responsabilidade social”, finalizou Thaís.

 

Rodada Social

Para Gabriele, participar da  Rodada Social foi o que fez a diferença para a parceria com a Avery Dennison. “Acredito que temos que manter esses contatos que fazemos durante a Rodada. Aprendemos muita coisa com as capacitações que nos são oferecidas pela Fundação FEAC e garanto que queremos participar de todas as rodadas que tiverem uma vez que elas sempre rendem frutos”, garantiu.

Para Nathália Garcia, líder do programa Qualificação da Gestão de OSC, a Rodada Social já se tornou tão sólida que as empresas que participam da ação estão realmente buscando um avanço social. “Buscamos qualificar cada vez mais os projetos das organizações, oferecendo a elas ferramentas inovadoras que auxiliam nesse processo de parceria. Essa conexão entre o privado e o social traz benefícios para toda a sociedade”, enfatizou.

 

A Fundação FEAC lança em breve a chamada para a próxima edição do Rodada Social, que acontecerá no Amcham Talks. As OSC devem ficar atentas às redes sociais para realizar a inscrição.

 

A Rodada Social é um dos projetos do Programa Qualificação da Gestão, iniciativa da FEAC que investe para que organizações da sociedade civil adotem boas práticas com objetivo de operarem de forma autônoma, com processos de gestão eficientes, conformidade, regularidade e, principalmente, impacto social significativo.

Saiba mais: https://www.feac.org.br/qualificacaodagestao/